O presidente da McAlpha Inc., do Canadá, Ayo Giwa, engenheiro mecânico, apresentou ao governo do Paraná uma nova tecnologia que vem sendo utilizada para capturar imagens de instalações e construções – como pontes, prédios e rodovias – em tecnologia 3D (3ª dimensão).

O evento, que aconteceu no auditório do DER, foi organizado pela Associação dos Engenheiros do DER (AEDER) e teve a participação de engenheiros do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O 3D Laser Scanner é um equipamento que serve para mapear e fazer levantamento de instalações e transferi-las para meio digital mostrando como elas foram construídas (“as built”). “Estamos aqui promovendo transferência de tecnologia e buscando novos parceiros comerciais, principalmente na área rodoviária”, disse Giwa.

Pedro Almeida, representante canadense no Brasil, disse que a empresa gostaria de ver a nova tecnologia introduzida no país. Segundo ele, o equipamento custa atualmente 250 mil dólares, mas já chegou a ser avaliado em um milhão de dólares.

Esta tecnologia envolve a utilização de uma nuvem de quase um milhão de pontos por segundo, gerando uma precisão de dois milímetros.

Paulo Montes Luz, engenheiro do DER, disse que os canadenses fizeram um levantamento em 3D da trincheira da BR-277 especialmente para apresentação durante o evento.