A Renovias iniciou mais uma etapa da Campanha Realidade dos Acidentes. Para chamar atenção dos motoristas, foram reproduzidas cenas de ocorrências, utilizando manequins e carros envolvidos em situações graves. A iniciativa é realizada no Pedágio Jaguariúna (SP-340, km 123) durante os feriados com maior fluxo de veículos na malha viária.

“A intenção ao expor automóveis totalmente destruídos é causar impacto e fazer com que o motorista realmente reflita sobre as graves consequências da irresponsabilidade no trânsito”, enfatiza o gerente de operações da concessionária, Rogério Bahú. Para a campanha, são utilizados quatro modelos de veículos, implantados em pontos que facilitam a visibilidade das cenas na praça de pedágio.
Faixas com mensagens que levam os motoristas a refletir sobre os riscos nas rodovias também foram implantadas ao longo da via . “A imprudência é a grande causa das mortes nas estradas. Para mudar essa realidade, dirigir com responsabilidade e respeito às leis de trânsito é fundamental”, ressalta.

A campanha foi inspirada em ações já desenvolvidas em países europeus, além da Austrália e Nova Zelândia, que expuseram a violência no trânsito. A iniciativa tem apoio da Porto Seguro, empresa especializada em seguros para diversos segmentos.

OPERAÇÃO
Durante a operação da Independência, a expectativa da concessionária é que 83 mil veículos passem pelo Pedágio Jaguariúna, sentido norte (Campinas/Sul de Minas). A operação será realizada da zero hora de quinta-feira (6/9) até meia-noite de domingo (9/9). Os horários de maior movimento estão previstos entre 17 e 21 horas de quinta-feira (6/9) e das 9 às 13 horas na sexta-feira (7/9). No retorno, o fluxo mais intenso é previsto das 16 às 21 horas do domingo (9/7).
Para uma viagem segura e tranquila, o gerente de operações alerta para a importância de se respeitar os limites de velocidade e para os cuidados necessários ao passar por trechos onde há fumaça. “Com o tempo seco, a ocorrência de incêndios é maior e, em alguns casos, a fumaça pode invadir a pista. Nesta situação, a recomendação ao motorista é reduzir a velocidade, acender os faróis baixos e manter distância do veículo à frente”, enfatiza. Bahú acrescenta que os usuários não devem parar no acostamento e também não podem trafegar com o pisca-alerta ligado. “Caso seja necessário parar, o ideal é buscar um local seguro no gramado lateral da rodovia”, finaliza.
O Sistema de Ajuda ao Usuário (SAU) está à disposição 24 horas por dia. Para acioná-lo, basta ligar 0800 0559696 ou usar um dos fones de emergência. Condições antecipadas do tráfego podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br.

A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e Sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km.