Nesta segunda-feira (09/05), a Renovias dá início à implantação de passarela no km 32+100 da SP-215, em Vargem Grande do Sul. A passarela terá 250 metros de extensão, 2,4 metros de largura (sendo 2,10 metros livres para passagem de pedestres) e estará a 6,50 metros de altura em relação ao nível da pista.

Segundo o diretor da Renovias, José Salim, a obra de arte será construída entre os viadutos da Avenida Walter Tatoni e Via Expressa Antônio Bolonha e ligará a Rua Joaquim Antônio da Silva (marginal leste) à Avenida Manoel Gomes Casaca (marginal oeste).

O dispositivo foi projetado para atender às normas de acessibilidade a portadores de deficiência. Para pessoas com dificuldades motoras, especialmente cadeirantes, o percurso será facilitado pela implantação de patamares de descanso. A cada 10 metros de percurso inclinado, haverá um patamar de 1,5 metro na horizontal.

Por medidas de segurança, as laterais da pista foram bloqueadas com telamento galvanizado, o que impedirá a travessia de pedestres por baixo da passarela. O trecho sobre a pista também será totalmente fechado com telamento. A obra de arte terá ainda pontos de iluminação.

A passarela beneficiará moradores dos bairros Jardim São José, Parque Industrial, Jardim Dolores, Jardim Ferri, Conjunto Habitacional Cristiano O. Filho (todos lado leste), além de Vila Santa Terezinha, Vila Santana e Jardim Paraíso (lado oeste). A obra é orçada em R$ 1,25 milhão e o prazo para conclusão é abril de 2012.

A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/ Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km.