O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) iniciam hoje (06/06), a partir das 16:00 , a “Operação Corpus Christi 2012”. O planejamento visa organizar e dar mais segurança nas estradas utilizadas como rotas turísticas, principalmente nas vias estaduais em direção a Região dos Lagos, Região Serrana, Costa Verde e Região Norte. As atividades estão programadas para serem encerradas no próximo dia 11/06, às 12:00. Durante a realização da operação o órgão ressalta ainda a importância da punição que será aplicada aos motoristas que insistirem em transitar de forma ilegal pelo acostamento, infração considerada gravíssima, segundo o Código Brasileiro de Trânsito.

Os agentes de trânsito estarão distribuídos em diversos pontos das principais rodovias estaduais que vão em direção a Região dos Lagos. Todos estarão equipados com pistolas capazes de registrar a placa dos automóveis que transitarem pelo acostamento, infração considerada gravíssima, que acarretará ainda numa multa de R$ 574,65, além de perda de 7 pontos na carteira de motorista. Já o condutor que ultrapassar pelo acostamento será punido com 5 pontos na carteira, além de pagar uma multa calculada em R$ 127,69. É fundamental alertar a população que ambas as infrações são de riscos extremos, já que o acostamento pode estar com pedestres, ciclistas, veículos em reparo, ou até mesmo atendendo uma emergência ou acidente.

Paralelamente será utilizado ainda o OCR, equipamento utilizado para fiscalizar e autuar em tempo real veículos que estejam transitando com irregularidades como falta do licenciamento anual, IPVA atrasado, carros com placas clonadas e com pedidos de busca e apreensão. O órgão terá também equipes de apoio e emergência, com maquinário de prontidão para contornar possíveis eventualidades. Os motoristas que tiverem irregularidades no seu cadastro do DETRAN, como carteiras vencidas e excesso de multas, também serão identificados e sofrerão com a mesma penalidade e terão o veículos removidos para Pátios autorizados.

Em vista da necessidade, a área de atuação do efetivo de patrulheiros do BPRv será dividido em cinco regiões, conforme um estudo de dados estatísticos referentes aos feriados anteriores Região Norte e Noroeste; Região dos Lagos; Região Sul Fluminense; Região Serrana; Região Metropolitana – Coordenadoria de Vias Especiais: Avenida Brasil, Linha Vermelha e Linha Amarela.. O BPRv vai atuar com policiamento divididos nas principais regiões do Estado, com uma média diária de 230 policiais militares em regime de escala fazendo o monitoramento, com apoio de 190 viaturas e 20 motocicletas. O DER- RJ, por sua vez, estará com equipes de apoio e emergência, com maquinário de prontidão para contornar possíveis eventualidades.