O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) segue o seu processo de reconstrução e recuperação das rodovias afetadas pelas enchestes de 2011 que assolaram toda a Região Serrana. Já no próximo domingo o órgão estará liberando ao tráfego a nova ponte de Trajano de Moraes, localizada sobre o Rio Grande, na RJ-172, via que liga os municípios de Macuco e Santa Maria Madalena.

A estrutura recém-instalada substituirá a anterior, destruída pelas chuvas, e a posterior, cedida pelo exército em caráter emergencial, removida no final do mês passado.

A ponte, resultado da parceria entre o DER-RJ e a Prefeitura de Trajano de Moraes, foi construída através de administração direta, recursos estes oriundos exclusivamente do órgão, onde foram investidos aproximadamente R$ 230 mil.

Com 36m de extensão e 4m de largura, a estrutura foi erguida com o apoio de 25 homens, dois guindastes, quatro carretas, e duas escavadeiras hidráulicas. Diferente da ponte cedida pelo exército, que suportava apenas o tráfego de veículos leves, esta agora suportará até caminhões TB45, ou seja, de 9 toneladas por eixo.

A concretização desta obra será de grande importância para o crescimento econômico do Município de Trajano de Moraes, uma vez que a nova ponte servirá de rota para o escoamento da produção leiteira de toda a região, que conta com mais de 170 produtores. A cidade possui pouco mais de dez mil habitantes e ainda recebe milhares de turistas durante o ano todo, a procura por alguma das inúmeras cachoeiras espalhadas pela natureza do local.