As patrulhas rodoviárias do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) no Litoral receberam novos reforços em equipamentos da Superintendência Oeste, sediada em Cascavel. O objetivo é agilizar os trabalhos de recuperação das estradas que foram avariadas pelas chuvas de março. Com mais esse apoio operacional, são agora 60 máquinas e caminhões, procedentes de várias regiões do Estado, trabalhando na região.

“Já estamos em plena operação”, informou o superintendente regional Leste do DER, engenheiro Gilberto Loyola. Segundo ele, desde sexta-feira as patrulhas rodoviárias estão trabalhando na recuperação dos sistemas viários dos municípios do Litoral.

As ações estão concentradas em Guaratuba, Paranaguá, Antonina (estrada da Faisqueira) e Morretes, onde o trabalho é realizado em colaboração com equipes de engenharia da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab). O reforço de Cascavel está indo para Morretes.

O engenheiro do DER avalia que, dependendo das dificuldades encontradas nas estradas atingidas e das condições do tempo, a operação deve se estender por cerca de 60 dias. “O DER está recuperando em média um quilômetro de estradas por dia”, informa. A meta é restaurar acessos e recuperar as condições de tráfego nas áreas mais atingidas pelas chuvas do dia 11 do mês passado, que deixaram isoladas muitas localidades do litoral.

APOIO REGIONAL – O DER está operando com cinco patrulhas no litoral, sendo duas em Paranaguá, uma em Antonina, uma em Morretes e uma em Guaratuba. Cada uma das cinco forças-tarefa mecanizadas é constituída por homens e equipamentos requisitados de superintendências do DER de várias regiões do Estado, envolvendo as superintendências de Curitiba, de Ponta Grossa, de Londrina e agora de Cascavel.

Vieram máquinas de Ibaiti, Jacarezinho e Maringá. O município de Paranaguá, por exemplo, concentra os equipamentos que chegaram de Ponta Grossa e Irati. No total, cerca de 60 homens do DER estão trabalhando na recuperação do Litoral, coordenados por engenheiros.