A utilização de tecnologias sustentáveis e ecologicamente corretas é o passo inicial para o desenvolvimento e consequente preservação do meio ambiente. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) foi recentemente premiado pela utilização do Asfalto Borracha na pavimentação da RJ-122, entre Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. O órgão superou concorrentes do mundo inteiro na categoria Melhor Gestão de Obras, justamente pelo caráter sustentável e ecológico do projeto.

Seguindo a mesma linha o órgão recebeu em sua sede no Centro da Cidade, o Engenheiro Suíço Andreas Bierdemann, Phd e um dos desenvolvedores da tecnologia para aplicação do asfalto borracha com sistema de massa morna. A grande diferença nesse novo método é a utilização de água e não de produtos químicos na composição dos agregados.

Um dos grandes benefícios da tecnologia apresentada pela empresa suíça Ammann, detentora da técnica para aplicação do asfalto borracha citada acima, é a preservação do ecossistema. Ao utilizar água no lugar dos componentes químicos o impacto sobre o meio ambiente será reduzido consideravelmente, além garantir uma grande economia sobre o custo final dos projetos.

Não será a primeira vez que o DER-RJ utilizará a aplicação de massa morna na pavimentação das rodovias estaduais. Desde 2007 o órgão já vem utilizando o método, empregado pela primeira vez na RJ-140, no trecho entre Cabo-Frio e São Pedro D’Aldeia. A diferença agora consiste aplicação do asfalto borracha, tecnologia recém-empregada na pavimentação da RJ-122, com o novo método de massa morna e água na composição dos agregados. O processo não demandará grandes mudanças nas usinas de asfalto borracha, uma vez que serão necessárias apenas algumas adaptações para que o novo sistema possa ser implantado. Importante destacar que a qualidade e durabilidade dos compostos serão mantidas.