A violência nas estradas é uma das que mais fazem vítimas no estado. De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de janeiro a junho de 2012 já foram mais de 3 mil acidentes nas estradas federais que cortam o Espírito Santo, com 123 mortes registradas e 1,5 mil feridos.

Um dos trechos mais perigosos é o da BR-101 que passa pelo município da Serra, município da região Metropolitana de Vitória. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), está previsto que a nova empresa que vai administrar essa rodovia terá que duplicá-la em alguns trechos e construir 19 passarelas.

O soldador Lenilton Máximo foi uma das vítimas desse tipo de violência. Ele foi atropelado por um kombi que transitava com os faróis apagados, no município da Serra. Hoje, seis meses após o acidente, o trabalhador ainda não conseguiu voltar ao serviço. “Eu estava atravessando a rua, voltando da casa de um amigo, como sempre fiz, quando um carro com os faróis apagados me atropelou. Não sei o que deu na cabeça dele, mas depois disso ele abandonou o carro e saiu correndo. Não tenho condições ainda de voltar a trabalhar, é difícil me alimentar, minhas recordações foram embora e perdi muito peso depois que fui atropelado”, explicou o soldador.

A esposa, Maria José Oliveira, contou que a vida da família mudou após o acidente. “Quando eu vi meu marido, depois do acidente, para mim ele estava morto. Conseguiram reanimá-lo dentro da ambulância, mas tive muito medo de perdê-lo. Até hoje ainda fico de olho, por conta das sequelas, porque quando ele engasga com algum alimento chega a ficar roxo”, disse.

Assim como no caso de Lenilton, na Serra outros 402 acidentes, entre batidas a atropelamentos, aconteceram no trecho entre Nova Carapina e a entrada da Rodovia do Contorno, resultando na morte de sete pessoas. Esse número é ainda maior entre os km 250 e 260 da BR-101, onde dez pessoas já morreram neste ano. De acordo com a PRF, onde mais ocorrem acidentes nas rodovias são os trechos que passam por áreas urbanas, com muito comércio, como no bairro Carapina. Nesses locais, os veículos dividem espaço com pedestres e ciclistas.

Para tentar reduzir o número de vítimas, foram instalados radares nos trechos mais críticos da rodovia BR-101, na Serra. “Assim como o município evolui, há também a necessidade que o município evolua. Precisamos trazer para esse trecho viadutos e passarelas, para que acidentes sejam evitados”, explicou o inspertor da PRF, Willys Lyra.

Quanto à isso, o Dnit disse que a nova empresa que vai administrar a BR-101 vai assinar um contrato de concessão no mês de julho e que está prevista uma duplicação da rodovia em alguns trechos e mudar o traçado de outros, para retirar curvas perigosas. Além disso, serão construídas 19 passarelas, cinco delas entre os municípios da Serra e Cariacica.