Se a mais recente promessa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) for cumprida, um ano depois de parte do túnel do Ponteio desabar, prejudicando o tráfego na BR-356, saída de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro, finalmente o trânsito será normalizado no local.

No fim de semana, o Dnit confirmou que a passagem será reaberta no dia 15, depois de vários problemas com contratação de empreiteiras e adiamentos da obra, que só começou em setembro. Mas os pedestres que usam o local vão ter de esperar um pouco mais, pois a passagem para eles não ficará pronta.

Sexta-feira, operários da construtora contratada retiravam os andaimes das paredes laterais do túnel. No entanto, a escada de metal para pedestres que foi destruída com o desabamento ainda não está concluída. Também falta fazer um aterro ao lado do paredão de concreto que foi reconstruído. O acabamento das paredes laterais e as caixas de contenção não ficaram prontos. Uma equipe tenta desobstruir os bueiros internos, o que tem causado inundações com as chuvas.

O encarregado de obra José Januário da Cunha garante que o serviço ficará pronto a tempo. “Vamos pintar o interior do túnel. A escada ficará para depois, mas vamos improvisar uma passagem para os pedestres”, disse José Januário. Segundo ele, 40 homens trabalham das 6h às 18h para entregar a obra no prazo previsto.

A estudante Marília Resende, de 29 anos, reclama que o Dnit demorou para recuperar o túnel. “Tenho que fazer o retorno no trevo do BH Shopping e gasto mais de uma hora. Se for entre as 18h e as 20h, o trânsito fica todo parado”, reclama a universitária. “Já passou da hora de ter ficado pronto. Enrolaram demais para começar o serviço e houve transtorno para a cidade inteira. Sem o túnel, o trevo do BH Shopping ficou sobrecarregado de carros e afetou o trânsito de toda a região”, conclui Marília.

OBRA SIMPLES
A médica Cassimira Ribeiro Moreira, de 33, conta que morava no Condomínio Vila da Serra e que precisou mudar de endereço por causa do trânsito ruim. “Com a falta do túnel, a situação piorou”, disse. O médico Diogo Malagoli, de 34, diz que deixou de frequentar o shopping ao lado do túnel. “É muito transtorno ir lá em cima fazer o retorno. Mudei minha rotina e também o trajeto do Bairro Santo Antônio para o Bairro Sion, onde moro”, disse Diogo. “Acho um absurdo essa demora e não acredito que a obra fique pronta em 15 de dezembro. É uma coisa simples que não precisava de tanto tempo para ser feita. Foi só um barranco que desabou”, disse o médico.