O Setor de Desapropriação do DNIT realizou no final do mês de maio, a primeira audiência pública de desapropriação, na cidade de São Miguel do Araguaia-GO, referente às obras de implantação da BR-080/GO.

A audiência foi ministrada pelo Engº Robson Carlindo Santana Paes Loures, Coordenador Técnico do Grupo de Trabalho de Desapropriação MT/DNIT, com a participação do Engº Jorge Luis Pereira da Costa (MT/DNIT), Engº Fernando Fernandez (PRODEC/DNIT), assessor jurídico Renato Veloso (PRODEC/DNIT) e do Supervisor local de Uruaçu, Engº Luiz Antônio Urani.

O objetivo da audiência pública de desapropriação antes do início das obras visa esclarecer as dúvidas dos proprietários, falar da importância do empreendimento para a região, conscientizar da importância da população no processo, sendo mais um ente facilitador na execução do empreendimento, além de liberar as áreas de imediato para as obras.

Na audiência foi utilizada a Cartilha de Desapropriação, documento idealizado e elaborado pelo Grupo de Trabalho de Desapropriação, que visa informar em uma linguagem de fácil entendimento, as questões mais relevantes sobre o tema.

O objetivo do evento, que era a liberação das áreas para o início dos serviços, foi atingido com sucesso. Todos os proprietários presentes autorizaram o início imediato das obras em suas propriedades, antes da conclusão efetiva das desapropriações e antes de tomarem conhecimento dos valores das indenizações. Além disso, os proprietários formadores de opinião se incumbiram de convencer os demais, que não puderam estar presentes.

A audiência contou com a presença de cerca de 70 pessoas, sendo que 40 eram proprietários de terras que serão atingidas pela rodovia. O total previsto é de 60 proprietários. O evento teve ainda o apoio do Sindicado de Produtores Rurais, da Unidade Local do DNIT em Uruaçu e da Construtora Caiapó.