As obras de duplicação dos 26 quilômetros do trecho da BR-101 conhecido como Rodovia do Contorno vão durar, pelo menos, mais sete meses, de acordo com o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit). As obras se arrastam por mais de 12 anos. A previsão era de conclusão neste mês de abril, mas a nova data foi marcada para novembro. “Espero que seja o último adiamento”, disse o superintendente Halpher Luiggi.

Segundo o superintendente, já foram investidos mais de R$ 150 milhões e, até a conclusão, ainda serão investidos mais R$ 18 milhões, dentro do contrato previsto. As obras do viaduto da Ceasa, que começaram em 2010 e deveriam ter sido entregues no final de 2011, também só serão concluídas em novembro, junto com a duplicação.

Halpher Luiggi listou os problemas que culminaram no novo adiamento. “No final do ano passado, houve um problema muito sério envolvendo a greve dos funcionários das empresas contratadas, as empreiteiras. Tivemos também um acúmulo de feriados, incluindo Natal, Ano Novo e o Carnaval no início do ano. E tivemos problemas sérios de chuva em março. Isso tudo contribuiu para o atraso da obra”, disse.

O superintendente do Dnit foi categórico em afirmar que a falta de planejamento foi o principal complicador para o cumprimento do prazo. “Esse projeto não previu todas as interferencias e tivemos que ir resolvendo isso ao longo e no decorrer da obra. Isso acaba gerando um atraso adicional que é motivado por essa falta de planejamento. No começo, tivemos um problema sério envolvendo tubulação de gás, tivemos problemas com rede de distribuição de energia elétrica, desapropriação, e tudo isso foi sendo resolvido ao longo da obra.
Agora esses gargalos já estão todos solucionados”, afirmou.

Segundo Halpher Luiggi, o cronograma foi revisado, todos os pontos críticos foram verificados, assim como os gargalos da obra. “Aproveitamos o que chamamos de janela hídrica, ou seja, os meses em que chove menos, que começa em maio e vai até outubro, para estabelecer um cronograma físico factível para que no final de novembro essa obra seja entregue para a população capixaba”, explicou.
Ele ressaltou que a obra é de suma importância para o acesso aos portos do estado, como para quem não deseja passar por dentro de Vitória, seja para ir para o norte ou para o sul do estado. “Há também um crescente adensamento populacional ao longo do Contorno de Vitória. Por isso essa rodovia serve como uma grande avenida. Por isso também estamos fazendo diversos quilômetros de ruas laterais para contemplar a população que mora adjacente ao Contorno”, disse.
BR-262
O superintendente do Dnit afirmou que o problema de falta de planejamento não vai se repetir na duplicação da BR-262, cujo projeto e cujas obras estão sendo licitados. “A proposta vencedora é de R$ 466 milhões, que serão investidos a partir do segundo semestre deste ano, e todas as interferências estão previstas. Há um entendimento que na duplicação da BR-262 vamos ter uma velocidade maior de conclusão”, prometeu.
Concessão da BR-101
O trecho de 475,9 quilômetros de extensão da Br-101 – que vai da divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo até o entroncamento da BA-698, no acesso a Mucuri (BA) – será administrado pela iniciativa privada. Após mais de um ano de atraso, o governo federal transferiu, no último dia 17, a administração do trecho da BR-101 no Espírito Santo ao consórcio Rodovia da Vitória, encabeçado pela Ecorodovias.
O contrato foi assinado dia 17 e publicado no Diario Oficial no dia 18 de abril. “Temos até 18 de maio para entregar a administração da rodovia à iniciativa privada. Isso deverá ocorrer nos próximos 15 dias, quando entregaremos o termo de cessão e arrolamento de bens, uma espécie de inventário da BR-101, para que a nova concessionaria possa assumir o trecho e executar as obras que a população capixaba tanto precisa”, explicou Halpher Luiggi.

Ao longo dos 25 anos da concessão, o trecho deverá estar totalmente duplicado, segundo o Dnit. “A duplicação vai começar de Vitória para o norte e de Vitória para o sul. O primeiro trecho vai ser o trecho até Fundão e o trecho até Guarapari. Isso inclui também uma variante no município de Iconha, que também está entre as prioridades. Teremos investimentos de cerca de R$ 7,5 bilhões e cerca de R$ 20 de pedágio para cruzar toda a BR-101”, disse o superintendente.