A obra de duplicação da BR-277 no contorno rodoviário de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, será inspecionada nesta quinta-feira (24) pelo secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Com investimentos de R$ 70 milhões, custeados pela concessionária CCR Rodonorte, o novo traçado, no sentido Ponta Grossa – Curitiba, terá 11 quilômetros de extensão.

A construção do contorno de Campo Largo é resultado de um acordo entre o Governo do Estado e a CCR RodoNorte, que antecipou as obras de duplicação da rodovia, previstas pelo contrato de concessão para 2014. A estrada integra o principal corredor de exportação do Paraná, ligando as regiões dos Campos Gerais, Norte, Centro, Sudoeste e Oeste do Estado ao Porto de Paranaguá.

O contorno solucionará o problema do tráfego rodoviário no perímetro urbano do município, com melhor fluxo de veículos e segurança aos motoristas e pedestres. O trecho movimenta 36 mil veículos por dia, gerando transtornos para os motoristas e moradores. Nos momentos mais críticos, como na volta de feriados, os congestionamentos chegam a 15 quilômetros.

“Caminhões e automóveis que circulam pela BR-277 nesse trecho disputam espaço com o tráfego urbano. Por isso esta é uma obra necessária e urgente”, diz o secretário de Infraestrutura.

José Richa Filho também visitará o Centro de Atendimento Lindeiro (CALI), instalado pela concessionária no quilômetro 118 da pista Sul. Trata-se de uma unidade móvel que atende a comunidade com informações sobre o avanço das obras e esclarece dúvidas sobre o impacto que a duplicação da BR-277 trará para a região.

O Cali também coloca à disposição dos usuários e população local uma maquete eletrônica que permite a visualização das obras que serão executadas no contorno de Campo Largo. Juntamente com a nova pista serão construídos duas trincheiras, dois viadutos e uma ponte. Além disso, os viadutos já existentes serão revitalizados e modernizados. Durante a execução da obra serão criados 1.600 empregos diretos e indiretos.

O contorno de Campo Largo soluciona um gargalo logístico rodoviário, facilitando o escoamento da safra e reduzindo o número de acidentes, em especial, os atropelamentos. A rodovia atualmente passa por uma região densamente povoada. As colisões traseiras também são freqüentes, devido à redução da velocidade e à concentração de veículos no perímetro urbano.

OBRAS – Esta é quarta obra decorrente de acordo entre o governo e as concessionárias de rodovias no Estado. Em novembro passado foi anunciado o início da duplicação da BR-277, pela Ecocataratas, em um trecho de 14 quilômetros entre Matelândia e Medianeira (Oeste).

Também no final do ano passado foi fechado acordo com a Viapar para o início da construção do Contorno de Mandaguari no Norte do Estado, na BR 376. Com a CCR RodoNorte já havia sido acordada a construção da Passarela Ecológica no Parque Barigui, entrada de Curitiba. Outra obra foi o início da duplicação da BR-376, na semana passada, entre Apucarana e Jandaia do Sul, com investimento de R$ 42 milhões.

“Estamos trabalhando para que o Anel de Integração ofereça mais mobilidade e segurança aos usuários”, destaca o secretário José Richa Filho.