Feriado da Páscoa vai aumentar em 40% o tráfego na BR 116

A Operação Páscoa, da Autopista Planalto Sul, que administra o trecho Curitiba – Divisa SC/RS, na BR 116, começa nesta quinta-feira (05/04) e termina no domingo (08/04), às 23h59. A expectativa é de aumento na frota em 40%, passando de 31.000 veículos para 43.400 nos dias de feriado.

Espera-se que na quinta-feira à tarde, a partir das 17h00, e na sexta-feira pela manhã, sejam os dias de maior movimento. No final do feriado, no domingo à tarde, o tráfego de veículos vai ser grande.

Os trechos mais movimentados nos quais o usuário deve redobrar a atenção é no km 115, na saída de Curitiba. No km 4,5 em Santa Catarina, trevo que dá acesso ao litoral, também deve ser grande o movimento. O fluxo de veículos também deve ser mais intenso no km 12, ainda em Santa Catarina, no trevo de acesso a BR 280, sentido Canoinhas.

Em caso de chuva e neblina, o usuário poderá entrar em contato com 0800 6420 116 e se informar sobre a situação do tráfego. No site www.autopistaplanaltosul.com.br dois boletins diários, um pela manhã e outro no final da tarde, atualizam a situação da estrada.

O número de veículos que farão a operação nos dias do feriado é :
. 05 veículos de inspeção
• 02 veículos de vigilância patrimonial
• 11 ambulâncias, sendo 02 avançadas (com médico)
• 10 guinchos (03 pesados e 07 leves)
• 01 caminhão de combate a incêndios
• 01 caminhão de apreensão de animais
• 02 caminhões com Munck, apoio operacional

Está prevista também a fiscalização e operação em conjunto com Polícia Rodoviária Federal e reforço nas inspeções de tráfego.

Confira os cuidados que o motorista deve ter ao sair de viagem :

– Fazer a revisão do veículo, conferindo, em especial, o estado dos pneus e demais itens de segurança. Se durante a viagem o carro apresentar sinais de mau funcionamento, pare imediatamente para verificar.
– Não ingerir bebida alcóolica.
– Manter a velocidade compatível com o fluxo geral da via.
– Evitar ultrapassagens indevidas.
– Não dirigir em condições de baixa visibilidade.
– Usar cadeirinhas para crianças de até sete anos e meio.
– Planejar o itinerário de viagem, ter em mãos telefones de emergência e de pontos de apoio para eventuais paradas.
– Fazer uso de capacetes para o motociclista e passageiro.
– Viajar durante o dia. É mais seguro.