Uma fiscalização na AM 010 (Manaus – Itacoatiara) apreendeu sete toneladas de carvão vegetal ilegal no início da manhã de ontem, segunda-feira (15). A carga, com a documentação de transporte vencida, estava em um caminhão-baú que foi abordado no km 20 da rodovia. A operação foi realizada pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar.

De acordo com o soltado Fernando Peron, a carga estava distribuída em 3.500 sacas. A apreensão ocorreu por volta de seis horas da manhã e é resultado de ação do batalhão que mantém posto de fiscalização na estrada devido a cargas regulares transportadas por meio da via. Segundo o soldado, a carga vinha do Ramal das Pedras, localizado no km 175 da AM 010 e seguia para um depósito situado na Travessa Celestino, s/n, bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.

Dois homens estavam no caminhão abordado pela polícia: o condutor, de 45 anos e um ajudante. O Documento de Origem Florestal (DOF) do carvão, que tem prazo de validade de quatro dias, venceu neste domingo. Ao Batalhão Ambiental, o condutor afirmou que desconhecia que o documento estava invalidado. “Quando abordamos o caminhão, o motorista apresentou o DOF vencido como se ainda estivesse valendo e alegou que não sabia do prazo de validade do documento”, disse o soldado Peron.
A carga e os homens foram encaminhados para a Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), situada na sede da Delegacia Geral, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da capital. O condutor responderá em liberdade por transporte ilegal da carga, enquadrado como crime ambiental, e assinará um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O carvão vegetal deve ser doado a instituições filantrópicas à cargo da Dema.