Começaram as obras de ampliação do Trevo Waldo Adalberto da Silveira, em Ribeirão Preto, no km 307,5 da Rodovia Anhanguera (SP 330). A melhoria, que transformará o acesso no maior trevo rodoviário do Brasil, foi incluída este ano no contrato de concessão com a Autovias e será viabilizada por meio do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, com investimento de R$ 120 milhões. Mais de 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas pela obra. O governador Geraldo Alckmin, o secretário estadual de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, e a diretora geral da ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), Karla Bertocco Trindade, participaram do evento que marcou o início das obras.
 
O novo trevão, bastante aguardado pela população local, irá aumentar a capacidade de fluxo e eliminar os gargalos na chegada e saída da cidade. Nos horários de pico, cerca de 8 mil veículos por hora passam no trevo; são mais de 80 mil veículos por dia em circulação nesse trecho. Para se ter uma ideia, na marginal norte (sentido capital – entre o km 18 e o 22) da Rodovia Anchieta, uma das rodovias mais movimentadas da malha concedida, o volume de veículos alcança 70 mil por dia.
 
A obra. A remodelação permitirá a trajetória direta de determinados movimentos, retirando completamente os veículos da rotatória, sem entrelaçamento de tráfego. Dessa forma, o fluxo de veículos diminuirá, permitindo maiores oportunidades de travessias. Serão construídos oito viadutos e 20 alças de acesso em um complexo viário com mais de 11,8 quilômetros de extensão – quase o tamanho da ponte Rio-Niterói, que tem cerca de 13 quilômetros de comprimento. Também faz parte do projeto uma passarela para pedestres. O novo dispositivo foi projetado para suportar o tráfego de veículos nos próximos 30 anos. Serão gerados 1,5 mil empregos na construção.
 
Entrega. A construção tem prazo de conclusão de 36 meses, mas será entregue em etapas à população. A primeira fase a entrar em operação está prevista para julho de 2014. Trata-se da ligação entre a Avenida Castelo Branco e o acesso a Serrana, pela Rodovia Abraão Assed (SP 333). A segunda etapa a ser concluída será a interligação da SP 332 com SP 255 (rota para Araraquara) e a SP 330 (rota para Orlândia) e tem previsão de término para setembro de 2014. Por fim, serão finalizadas as obras da via Anhanguera e da passarela até abril de 2016. Os trabalhos serão executados pela Autovias, sob fiscalização da ARTESP. Serão gerados 1,5 mil empregos na construção.
 
O trevo. O dispositivo do km 307,5 da Rodovia Anhanguera é um dos principais acessos à cidade de Ribeirão Preto, por meio da Avenida Castello Branco. A rotatória recebe fluxo de veículos de cincos locais diferentes. Promove o entroncamento da SP 330 com a Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP 255), rota para Araraquara e região, e a Rodovia Abrão Assed (SP 333), rota para Serrana. A Via Anhanguera, no sentido de São Paulo para Ribeirão Preto, se ligará com a Avenida Castelo Branco em um trajeto sobre dois viadutos, em pista dupla e alça. A mesma Anhanguera se interligará com a Rodovia Antônio Machado Sant´Anna, no sentido de Minas Gerais para Araraquara (Pista Sul), em um trajeto sob quatro viadutos e alças de acesso. Quem estiver em Ribeirão Preto e quiser ir para Serrana – e vice-versa – fará o trajeto de forma direta, sem interseções, por cima de dois viadutos e por baixo de outros dois, sempre em pista dupla.
 
Construído em 1972, após décadas de desenvolvimento e urbanização da região, o dispositivo ficou saturado para o fluxo atual de veículos, que são obrigados a percorrer vias que se cruzam, provocando congestionamentos e aumentando a insegurança de tráfego. A inclusão da remodelação no Programa de Concessões trará importantes benefícios para a população local e o desenvolvimento de Ribeirão. A população diretamente beneficiada pela obra é de 1,5 milhão de pessoas.