Instalação dos radares nas MGs que cortam a cidade de Uberaba diminuiu cerca de 80% dos acidentes nestas rodovias estaduais e penalizam, com multas, mais de 33 motoristas por dia. Dados são do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-Uberaba).

De acordo com Vicente de Paulo Cussi, coordenador regional do DER, os radares foram colocados em pontos estratégicos há cerca de um ano e meio. “Foram implantados em trechos perigosos, em que eram registrados muitos acidentes ou marcados pela presença de comunidades nas imediações”, explica.

O coordenador do DER lembra que os equipamentos para inibir a alta velocidade foram colocados nas estradas que contam com maior circulação de veículos. “Eles estão nas MGs 190 e 427 e no quilômetro 22 da 427, pouco antes da curva do S, e não têm sido mais registrados acidentes. Eram constantes os tombamentos de caminhões neste trecho situado próximo à igrejinha”, lembra.

No total são seis radares em três rodovias. Vicente de Paulo informa que três foram instalados na MG-427, dois na MG-255 e um na MG-190.

Na MG-427, um deles está no quilômetro quatro, próximo à escolinha. O segundo é o rev-lap, ligado diretamente à polícia e destinado a identificar veículos com documentações vencidas através de sistema digital. Ele foi colocado no quilômetro 13, próximo a uma borracharia localizada na beira da pista. E o terceiro, um rev também, fica no quilômetro 22.

Na MG-190, o radar está instalado na descida de Santa Rosa. “Este é o que registra mais multas. Além de ser um pardal, portanto, sem luzes que chamariam mais a atenção de quem passa por ele, também há o fato dos condutores de veículos não respeitarem o limite de velocidade determinado neste trecho. Este aparelho também é um dos mais importantes, porque há uma comunidade nesta região”, ressalta.

E na MG-255, um dos radares ficou no trevo de Iturama e o outro no quilômetro 117. A instalação destes radares fez parte do Programa Estruturador de Aumento da Capacidade de Segurança dos Corredores de Transporte (Proseg).