Muitos motoristas que ignoram os avisos do desvio na BR-381, onde uma cratera interditou a pista, acabam ficando presos no trecho e têm que voltar para trás. A Polícia Rodoviária Federal informou que não há congestionamentos no trecho do km 437 da rodovia, mas que muitas pessoas ignoram as advertências na esperança de conseguir passar por espaços nos acostamentos e são surpreendidos pela interdição total das pistas.

Desde terça-feira, quando a forte chuva que atingiu a Grande BH abriu uma enorme cratera na BR-381, o trânsito vem sendo desviado por um trajeto que pode chegar a até 190 quilômetros. Para veículos leves, o desvio deve ser feito por dentro de Sabará e Caeté de onde os motoristas retornam à BR pelos respectivos trevos.

Para os veículos de grande porte que seguem de Belo Horizonte para o Norte de Minas o desvio deve ser feito por Ouro Preto, Mariana e Barão de Cocais. Indo para o Espírito Santo os condutores devem desviar por Ouro Preto, Mariana, Ponte Nova e Rio Casca.

Alguns motoristas tentam uma rota alternativa por uma estrada vicinal entre Santa Luzia e Caeté. Uma carreta que tentava passar pela estrada de terra tombou e bloqueou a pista. Carros pequenos conseguiam passar, mas veículos grandes que pretendiam driblar o longo desvio da PRF acabaram ficando parados até que a carreta fosse retirada do local. A PRF afirma que há policiais orientando os motoristas em vários pontos da BR. Os trabalhos para recuperar o buraco estão sob a supervisão do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes (Dnit). A previsão é de a pista seja liberada no sábado.