A Honda convocou os proprietários do modelo Fit ano/modelo 2004 a 2008, produzidos entre chassis 25/3/2003 até 5/9/2008 a comparecerem em qualquer concessionária da marca a partir de 22 de julho para inspeção e, se necessário, reparo temporário do interruptor principal do comando dos vidros. Segundo a Honda, a ação atinge 186.553 do monovolume, com números de chassis de 4Z100001 até 8Z601735.

No comunicado, a empresa informa ter constatado infiltração de umidade no interior do interruptor, defeito que poderá gerar curto-circuito do interruptor e, em casos extremos, incêndio. Nos casos mais graves, o problema poderá causar acidente, gerando danos físicos e materiais aos ocupantes e/ou terceiros. A fabricante também informa que um novo componente dotado de melhorias está sendo desenvolvido no exterior e, assim que possível, fará uma nova convocação para substituição do antigo componente.

De acordo com a montadora, o agendamento para reparo deve ser feito pelo site www.honda.com.br/recall/autos ou pelo telefone 0800 701 3432 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h – horário de Brasília).
Histórico

Essa é a segunda convocação feita pela Honda para este problema nos interruptores do sistema de vidros elétrico. Em 2010, as mesma unidades envolvidas no recall atual passaram por uma inspeção e aplicação de uma proteção adicional no interruptor principal de comando dos vidros. No entanto, de acordo com a fabricante, novos estudos conduzidos no exterior indicaram que a fita utilizada, em alguns casos, ainda permitia a infiltração de umidade no componente, motivando a necessidade de uma nova convocação.

Naquele ano, o chamado estava inserido em uma ação mundial que atingiu mais de 650 mil unidades do Fit e também do sedã City. Por conta do defeito, três casos graves foram registrados no mundo, dois deles nos Estados Unidos e um na África do Sul, onde uma criança acabou morta.