Situada entre Rio e São Paulo, com acesso pela Rodovia Presidente Dutra, entre Resende(RJ) e Itatiaia(RJ), Penedo é a única colônia finlandesa no Brasil e sede da Casa do Papai Noel. Pela proximidade da Dutra, apenas 6 km de distância, vale a pena ao menos uma parada para checar e programar uma estadia mais longa. A Pequena Finlândia surpreende e encanta os viajantes. Além de oferecer ótimas opções para quem deseja relaxar um pouco durante a viagem.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Penedo, nas três primeiras décadas deste século, após a decadência da economia cafeeira, era uma região de pastos para gado leiteiro, com poucos vestígios da exuberante Mata Atlântica que existia em toda a região. Em 1929, a localidade acolhe um grupo de imigrantes finlandeses, liderados pelo naturalista Toivo Uuskallio, motivados pela possibilidade de construir uma nova vida junto à natureza, onde fosse possível alimentação natural, vida ao ar livre e sol. No entanto, a cultura do café e, depois, as queimadas anuais para formação de pastagens esgotaram o solo, dificultando o cultivo das terras, o que obrigou a então Colônia Finlandesa a buscar alternativas de sobrevivência. Assim, nasceram as primeiras pousadas, inicialmente nas casas dos colonos, atraindo visitantes em busca de bom clima, alimentação e terapias saudáveis e naturais, inclusive a sauna, hábito típico da cultura finlandesa.
Cachoeira Três Bacias em Penedo

O principal encanto de Penedo é dádiva da natureza, com seu perfume das plantas ornamentais e frutíferas – parte da tradição da Colônia Finlandesa – somadas às essências naturais da Mata Atlântica, que fazem de qualquer hora em Penedo uma sempre renovada oportunidade de paz, saúde e alegria. O Parque Municipal Turístico Ecológico de Penedo – PAMTEP – foi criado pela Prefeitura Municipal de Itatiaia, com área total de 3.014 hectares. Localizado na micro-bacia hidrográfica do Rio das Pedras, o Parque de Penedo é vizinho ao Parque Nacional do Itatiaia, abrangendo altitudes que variam de 300 até 1.600m. Situado no bioma da Mata Atlântica e possuindo remanescentes de Floresta Ombrófila Densa, o PAMTEP compartilha a extraordinária diversidade de fauna e a flora da região do Itatiaia, contribuindo para amortecer o impacto das atividades humanas sobre o primeiro Parque Nacional brasileiro.

A criação do Parque se deu a partir da mobilização da comunidade, no sentido de que as características ambientais e paisagísticas que motivaram o estabelecimento da tradicional Colônia Finlandesa não fossem destruídas pela ocupação desordenada do solo. Por outro lado, o turismo, principal economia do lugar, depende diretamente do meio ambiente e das paisagens preservadas. A implantação do Parque prevê diversas obras destinadas ao bem estar de moradores e visitantes e à proteção do meio ambiente, incluindo: melhoria das estradas, reflorestamento, arborização e construção da sede do PAMTEP – que abrigará também horto para produção de mudas de árvores nativas, posto avançado de combate a incêndios florestais, fiscalização de obras, tributos e meio ambiente.

A Colônia Finlandesa de Penedo

A Colônia Finlandesa de Penedo surgiu do sonho de um agricultor finlandês, o sr. Toivo Uuskallio, que disse ter recebido uma mensagem para migrar para o “sul longínquo”, em 1929, depois de um trabalho de convencimento e de arrecadação de dinheiro, foi comprada a fazenda Penedo que recebeu grupos de imigrantes. Estava criada a Colônia. A ideia inicial era viver da agricultura de uma forma natural e em comunidade.

A Colônia, com seus habitantes louros de costumes diferentes, entre eles a sauna, por eles introduzida no Brasil, seus bailes com polcas, mazurcas, yenkas e tangos, atraía as pessoas. E na casa grande da fazenda, desocupada pelos colonos, passou a funcionar o primeiro hotel de Penedo. A boa comida, e a vida simples e agradável faziam com que os turistas voltassem e recomendassem aos amigos. Com o aumento do movimento, os finlandeses passaram a receber hóspedes também em suas casas. Isto fez com que surgissem várias pequenas pousadas.

O turismo se revelou como a verdadeira vocação de Penedo, e fez com que as primeiras pensões caseiras se transformassem em uma rede de hotéis, restaurantes, lanchonetes e bares, além de várias lojas.

Atualmente existe uma grande preocupação de preservar as marcas da presença finlandesa. Para isso tem atuado o Clube Finlândia, fundado em 1943, com bailes aos sábados, onde se apresenta o grupo Penedon Kansantanssin Ystävät, e o Museu Finlandês da Dona Eva, onde podem ser vistas através de peças antigas e modernas a arte e a cultura da Finlândia. Alguns restaurantes e lojas de artesanato também mantém opções finlandesas.

CASA DO PAPAI NOEL

Penedo tem a única casa do Papai Noel oficial fora da Lapônia. Fica situada na chamada “Pequena Finlândia”, uma espécie de mini-cidade com várias lojas, restaurantes e outras atrações, em construções típicas finlandesas, respeitando a arquitetura original do país. A Casa do Papai Noel é a atração principal da mini-cidade, e o bom velhinho está presente o ano inteiro. No local são feitas apresentações de danças folclóricas, eventos de música e teatro. É a principal atração da cidade, local ideal para fotos, saborear boa comida, chocolates deliciosos e fazer compras. Em torno da mini-cidade proliferam restaurantes, bares, lojas e todo tipo de atração que movimentam Penedo praticamente 24 h no fim de semana.
Penedo a Pequena Finlãndia

DANÇA FOLCLÓRICA

“Penedon Kansantanssin Ystävät” ou “Amigos da Dança Folclórica de Penedo”

O Grupo “Penedon Kansantanssin Ystävät” foi criado em 2003 e é formado por pessoas que têm em comum uma forte ligação com a Colônia Finlandesa de Penedo, em Itatiaia. O nome do grupo, traduzido, é: Amigos da dança folclórica de Penedo. O objetivo principal é a preservação e divulgação das tradições trazidas pelos primeiros colonizadores em 1929 e que vêm sendo passadas de pai para filho. Além de manter essa tradição o PKY se preocupa em manter contatos com Grupos de danças folclóricas da Finlândia e grupos de imigrantes de várias nacionalidades aqui no Brasil.

São mostradas, nas apresentações, coreografias de várias regiões da Finlândia, algumas da época dos colonizadores (1929). E são usadas cópias de trajes finlandeses escolhidos depois de uma pesquisa em catálogos de trajes típicos das várias regiões da Finlândia.

O PKY já se apresentou em diversos locais de Penedo, como eventos de Hotéis, festas comemorativas, e atendendo a convites, inclusive de cidades vizinhas, como Resende e Volta Redonda. Também já nos apresentamos em eventos beneficentes no Rio de Janeiro. O grupo também já se apresentou na Finlândia em um Festival de Dança Folclórica na cidade de Turko, o “kapulalystit 2006”, e em Helsinque representando a única Colônia Finlandesa no Brasil.

Mesmo com pouco tempo de existência o Penedon Kansantanssin Ystävät já se destaca na imprensa local sendo assunto de reportagens nos Jornais e nas Tvs da região, como a TV Rio Sul, afiliada a Rede Globo, e TV Bandeirantes, entre outras.

HOSPEDAGEM

Penedo possui uma das maiores redes hoteleiras do Estado do Rio de Janeiro, com opções de turismo que atendem a todos os gostos: hotéis, pousadas, chalés rústicos e campings, localizados no vale, próximo ao Rio das Pedras, ou no pé da Serra da Índia, junto à exuberante Mata Atlântica que reveste os contrafortes do Maciço do Itatiaia. A diversidade gastronômica também é destaque, incluindo desde a já tradicional truta, proveniente de criadouros da própria região, até comidas típicas suecas, japonesas, mineiras, baianas e outras, além de massas e uma pizza no forno a lenha… simplesmente maravilhosa. Para sobremesa é difícil escolher entre variados sorvetes artesanais, chocolates caseiros, doces e geléias tradicionais. A noite é longa em Penedo e o comércio noturno e restaurantes com serviço de qualidade atraem gente de toda a região, além do Rio, São Paulo e Belo Horizonte.

Existem dezenas de ótimas opções de hospedagem, com alternativas para todos os bolsos e gostos. A pousada mais conhecida, normalmente em primeiro lugar no Guia Quatro Rodas é a Girassol Penedo que além de ótimas condições de hospedagem possui excelente restaurante.

A pousada Girassol é considerada a melhor de Penedo
A pousada Girassol é considerada a melhor de Penedo

O acesso a Penedo fica no km 311 da Dutra, entre Resende e Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro. São aproximadamente 170 km do centro do Rio de Janeiro e 252 da Marginal do Tietê , em São Paulo. Quem viaja pela Dutra pode aproveitar e entrar na cidade para almoçar, fazer um lanche, comprar uma lembrança ou simplesmente conhecer essa atração singular do Brasil: a única colônica finlandesa do país.