Em uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal, a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, os artefatos explosivos encontrados na BR-472 em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, foram detonados por volta das 18h30 de ontem, sexta-feira (7). Pneus foram usados como contenção para a explosão de 14 bananas de dinamite.

A rodovia ficou bloqueada por cerca de 12 horas, e por volta das 19h o tráfego ainda era intenso na região. Logo após a detonação, o congestionamento era de cerca de 5 km, em duas filas.

Os explosivos foram localizados em uma parada de ônibus na ponte do Ibicuí, que liga o município a Itaqui. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado para fazer a detonação.

O objeto foi encontrado por um vigia, que chegou ao local para trabalhar às 7h e chamou a polícia. A parada de ônibus fica a cerca de 25 quilômetros do centro de Itaqui.

É a segunda ocorrência deste tipo no mesmo local neste ano. No dia 21 de fevereiro, entre oito e dez bananas de dinamite foram encontradas depois de um carro-forte sofrer um acidente e sair da pista. O Gate foi acionado e detonou o material, que, segundo a polícia, poderia ser acionado através de um celular.