A Polícia Rodoviária Federal apreendeu um arsenal de guerra esta semana, no Posto Guaicurus, localizado no KM-600 da BR-262, no Mato Grosso do Sul. O Posto policial é localizado na cidade de Miranda, região do Pantanal Sul-matogrossense e é próximo à divisa com a Bolívia. Esta é a maior apreensão de fuzis já realizada pela PRF. A entrada de Fuzis pela Bolívia já é conhecida pelos policiais. Uma das grandes apreensões foi em março de 2010 quando dois homens que se apresentaram como pastores evangélicos foram presos com 7 fuzis 556.

O motorista, um homem de 33 anos, declarou  que receberia R$ 15 mil pelo trabalho e entregaria o veículo em Presidente Epitácio/SP onde outra pessoa que ele informa não conhecer assumiria o veículo  O armamento e as drogas estavam em fundos falsos nos tanques de combustível do cavalo mecânico

Ao todo foram apreendidos 14 fuzis 7.62, um fuzil ponto 50,  um fizil calibre 556,  101 munições calibre ponto 50, 1  pistola 9mm  e 141 quilos de cocaína.

Como é um armamento de guerra, o fuzil .50 é utilizado em operações antiaéreas. No Brasil, tem sido utilizado em assaltos contra carros forte.

Em 2014, somente no estado de Mato Grosso do Sul, a PRF apreendeu 62 toneladas de maconha e 2, 5 toneladas de cocaína.