O governador Geraldo Alckmin anuncia durante a Agenda Metropolitana de Campinas investimento de R$ 611,4 milhões para melhorias na malha rodoviária da região. As obras serão realizadas a partir de 2012 pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pelas concessionárias que administram algumas rodovias da região pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo.

Além do investimento para as rodovias, o DER destinará R$ 600 mil para a construção do Terminal Rodoviário de Passageiros de Santo Antônio da Posse. A execução da obra será de responsabilidade da prefeitura.

DER

As rodovias administradas pelo DER receberão R$ 306 milhões a partir do próximo ano. Foram contempladas a SP-095 (Rodovia João Beira), SPA-119/330 (acesso Arnaldo Júlio Mauerberg), SP-306 (Rodovia Comendador Américo Emílio Romi e Rodovia Luiz Ometto), SP-063 (Rodovia Luciano Consoline) e SP-073 (Rodovia Lix da Cunha). Além disso, serão remodelados dois dispositivos de acesso da SP-304 (Rodovia Luiz de Queiroz).

A SP-095 possui projeto executivo concluído para duplicação, melhorias na pista existente e execução de dispositivos de acesso e retorno, no trecho entre Amparo e Jaguariúna. A obra será dividida em dois sub-trechos: do km 42,65 ao km 57,5, entre Amparo e Pedreira, e do km 61,96 e km 70,3, entre Pedreira e Jaguariúna. O orçamento dessas intervenções, previstas para iniciar em julho de 2012, é de R$ 116 milhões.

O acesso SPA-119/330, que liga a SP-330 (Rodovia Anhanguera) ao município de Nova Odessa, com 4 km de extensão, também será duplicado. O montante destinado às melhorias é de R$ 16,5 milhões. As obras, que já possuem projeto executivo concluído, estão previstas para iniciar em julho de 2012.

Dois trechos da SP-306 receberão melhorias: do km 0 ao km 20,25, entre Capivari e Santa Bárbara D?oeste, com denominação Rodovia Comendador Américo Emílio, e do km 21 ao km 47,52, chamada Rodovia Luiz Ometto, que atende Santa Bárbara D?oeste, Limeira e Iracemápolis. Para o primeiro, há projeto executivo concluído para recapeamento e pavimentação dos acostamentos, entro o km 0 e km 20,25, e alteração do traçado do km 19,75 ao km 20,25. O montante previsto para as obras é R$ 28,8 milhões. Já para o segundo, R$ 46,3 milhões serão destinados para recapeamento da pista. A execução das intervenções para esse trecho deve acontecer em 2013.

Recuperação e implantação de terceiras faixas serão realizadas na SP-063, entre o km 18,6 e km 54, com cerca de R$ 60,2 milhões. As obras previstas para 2013 atendem os municípios de Itatiba e Bragança Paulista.

A SP-073 será recapeada do km 0 ao km 14 (entre Vinhedo e Viracopos) e pavimentada do km do km 14 ao km 16,5, trecho que dá acesso à entidade Cidade dos Meninos. O investimento na via é de R$ 24,4 milhões e as obras estão programadas para 2013.

A SP-304 terá os dispositivos de acesso e retorno do km 127, em Americana, e do km 141,5, em Santa Bárbara D?oeste, remodelados. O montante destinado a eles será de R$ 13,8 milhões. As intervenções já têm projeto executivo concluído e devem ser realizadas em julho de 2012.

Programa de Concessões Rodoviárias

Para 2012, o programa projeta R$ 305,4 milhões para onze novas obras com início em 2012. Entre os anúncios, destaca-se o Prolongamento do Anel Viário de Campinas até a Rodovia dos Bandeirantes, a iniciar em março de 2012, obra de R$ 70,6 milhões.

Os moradores de Paulínia e Cosmópolis já contam desde o final de julho com melhorias nos trevos de acesso da Rodovia General Milton Tavares de Souza. Obra que recebeu investimentos de R$ 23,1 milhões. O trecho de via marginal em Santo Antônio da Posse, na Rodovia Gov. Adhemar Pereira de Barros também integra o conjunto de obras já entregues esse ano que aumentam a fluidez e segurança da infraestrutura rodoviária da região, facilitando o acesso e tráfego entre as cidades da RMC.

A política de transporte do Governo do Estado de São Paulo prevê ainda o início de outras onze obras de impacto que contemplam implantação de trevos, construção de marginais e acessos nas rodovias Dom Pedro I, General Milton Tavares de Souza e Anhanguera com mais de R$ 305 milhões. Destacam-se as seguintes obras previstas para iniciar em 2012:

Anel Viário de Campinas (SP 083)

– O anel viário será prolongado no trecho entre a Rodovia Anhanguera e a Rodovia dos Bandeirantes. O investimento previsto é de R$ 70,6 milhões.

Rodovia Anhanguera (SP 330)
– Implantação de 16,5 quilômetros de marginais nos trechos de Valinhos, Campinas, Sumaré, Nova Odessa e Americana com investimento total de R$ 70,55 milhões, incluindo uma passarela no km 121.
– Implantação de faixa adicional (terceira faixa) em Americana, no trecho do km 120 ao 128. O investimento na obra será de R$ 21,59 milhões.

Rodovia General Milton Tavares de Souza (SP 332)
– Implantação de 14,92 quilômetros de marginais nos trecho de Campinas, Itatiba e Paulínia. O investimento totaliza R$ 60 milhões.

Rodovia D. Pedro I (SP 065)
– Implantação de 20,3 quilômetros de marginais, investimento de R$ 39,9 milhões.
– Implantação dos acessos a Barão Geraldo (km 138,8), investimento de R$ 30,9 milhões em Campinas.

SISTEMA PONTO A PONTO

A Rodovia Santos Dumont, SP 75, no trecho entre Itu (km 15) e Campinas (km 77,6) receberá em 2012 o teste do novo modelo de pagamento de pedágio por trecho percorrido. O sistema eletrônico funcionará com a instalação de nove conjuntos de pórticos com antenas ao longo da via. Os pórticos fazem a leitura automática de tags colocados nos veículos, os identifica e registra a cobrança. O projeto piloto faz parte de uma política de transportes desenvolvida pelo Governo do Estado que trará uma tarifa mais justa ao usuário.

Na praça de pedágio localizada no km 60,8 da SP 75 em Indaiatuba, o usuário paga hoje R$ 10,10 pelos 70,5 quilômetros de via colocados a sua disposição. Com o sistema de cobrança por trecho percorrido, a tarifa se torna mais justa. Por exemplo, o usuário que sair de Indaiatuba com destino a Campinas pagará R$ 4,10, ao invés dos R$ 10,10 cobrados hoje. Haverá uma redução de 59,4% na tarifa. A cada pórtico ultrapassado será somado o valor correspondente ao trecho percorrido. Entre Indaiatuba e Campinas haverá três pórticos.

Com o novo sistema serão instalados nove conjuntos de pórticos ao longo da via, o que permitirá o pagamento de valor proporcional ao que efetivamente for percorrido. O motorista pagará somente pelo trecho que andar na rodovia. Cada pórtico é uma espécie de praça de pedágio virtual, mas sem barreiras e cabines de cobrança.

Nos próximos meses, o governo estadual vai adquirir e instalar os pórticos e antenas, além dos sistemas operacionais e os próprios tags mais modernos. Logo após, os usuários que tiverem veículos de passeio ou comercial registrados nos municípios de Campinas, Indaiatuba, Salto, Itu, Cabreúva, Porto Feliz ou Sorocaba poderão se dirigir aos postos de registro que serão previamente divulgados e instalar os tags. Para viabilizar novas formas de pagamento do pedágio será adotado o sistema pré-pago. Haverá possibilidade de recargas de créditos com cartões de crédito e débito em postos específicos ou mesmo em dinheiro.

O teste do novo sistema de cobrança eletrônica deve entrar em operação a partir do início de 2012 e a adesão do usuário será voluntária e gratuita. O projeto piloto terá duração prevista de 12 meses. No sexto mês será feita uma avaliação detalhada sobre o equipamento. Também haverá uma pesquisa de satisfação do usuário. Informações adicionais estão disponíveis no site: www.artesp.sp.gov.br/pontoaponto.