Um treinamento da Polícia Militar para socorrer vítima de acidente de trânsito, com auxílio de um helicóptero, assustou motoristas que passaram pela ES-060, a Rodovia do Sol, em Vila Velha, na tarde de ontem, sábado (8). Uma simulação com pessoas se passando por vítimas graves de acidente, inclusive com maquiagem de ferimento, foi feita para manter o realismo da ação. O treinamento foi realizado entre 12h e 17h. Na próxima semana haverá outras simulações, com resgate de afogados, combate a incêndio e patrulhamento noturno.

O treinamento é para policiais que podem fazer parte do Grupamento Aéreo da PM. O instrutor, capitão Sávio, explicou que ao final do curso haverá uma seleção e além de policiais, os aprovados serão também socorristas. “Esse trabalho exige uma qualificação mais profunda, até mesmo por questões de segurança, para que no dia que formos acionados para algo real, estejamos preparados”, falou.

Quem não sabia sobre ação e passou pela rodovia nesta tarde levou um susto. “Eu pensei que havia acontecido um acidente muito grave, mas quando cheguei perto vi que não era”, explicou o auxiliar de serviços gerais Ângelo da Costa.

O soldado Casotto é um dos 17 policiais que querem trabalhar no helicóptero Harpia e sabe que é preciso ter preparo e concentração para o serviço. “Esses acidentes provocam várias fraturas, lesões diferentes. É nesse momento que o profissional deve estar bem capacitado para atender o que vier. Nunca sabemos o que esperar”, disse.