Governo investiu mais de R$ 233 milhões na construção da ponte, mas os acessos ainda podem levar meses para serem concluídos
Após a queda da ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226/TO/MA, e polêmica sobre a lisura da contratação da obra sem licitação, o Estradas apurou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) investiu até agora R$ 233 milhões para construir uma ponte na rodovia BR-153, entre São Geraldo do Araguaia (PA) e Xambioá (TO), mas que não pode ser liberada ao tráfego por falta de acesso.
Apesar da ponte estar praticamente pronta, os acessos que permitem liberá-la para uso, segundo a nota que recebemos do DNIT, estão com apenas 2,2% das obras executadas.
Moradores revelam que faltam construir as duas rampas de acesso às extremidades da ponte, tanto no lado do Tocantins quanto no lado do Pará. Os acessos ficaram a cargo da Teto Construtora S.A. (Veja vídeo extraído do perfil no Instagram do Claudemir Travain)
O consórcio responsável pela execução da ponte é formado pelas empresas A. Gaspar, Arteleste e V. Garambone. As duas primeiras envolvidas na polêmica da ponte da BR-226, cuja reconstrução será sem licitação.
Segundo o DNIT, o órgão “aguarda as tratativas das desapropriações dos imóveis afetados”. Enquanto isso, os usuários podem ver a ponte pronta mas não tem como acessá-la. E não há condições de prever quando isso de fato vai ocorrer. Até porque os prazos que o governo tem anunciado não são cumpridos.
Segundo matéria do Jornal do Tocantins, somente no final de outubro passado foi desapropriado terreno para a construção do acesso naquele estado. Lembrando que a ordem de serviço para a construção da ponte foi publicada em 14 de dezembro de 2017, portanto, há mais de 7 anos.
A reportagem também apurou que a Secretaria de Comunicação do Governo Federal publicou matéria, em 19 de julho de 2024, informando que a ponte seria liberada ao tráfego, conforme consta em parte do texto “… A previsão de conclusão da obra da ponte é setembro/2024 e até outubro/2024 a passagem terá trafegabilidade. Os acessos têm previsão de conclusão em Julho/2025. Até o momento, foram investidos nas obras R$ 215.350.690,05.”
Já em 27 de agosto de 2024, a Agência de Notícias do Governo informava: “As obras de construção da estrutura da ponte já estão 99% concluídas. ….Com as obras dos acessos já iniciadas, ela ganhará trafegabilidade já em novembro de 2024, através da rampa de acesso, que será liberada para os veículos.”
Apenas 38 dias depois da notícia de 19/07/24 as despesas já passaram de R$ 215 milhões para R$233 milhões. “..No trecho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está investindo R$ 233 milhões…”
Pela média foram R$ 485.000,00 por dia de acréscimo entre 19/07/24 e 27/08/24. Embora esse não seja o método mais preciso para calcular os gastos, já se passaram mais de 100 dias desde a última atualização oficial, e tudo indica que os custos aumentaram significativamente.
Algumas pessoas que acompanham a obra desde o início, que não quiseram ser identificadas, acreditam que a demora pode ser por questões políticas. “A ponte é muito importante para a região e transporte de cargas. Eu não quero saber quem começou ou terminou. O dinheiro da obra sai do bolso do povo. Estamos pagando a travessia pela balsa e a promessa é da ponte sem pedágio. Só acredito vendo.”, explicou um morador que usa frequentemente a travessia.
Histórico da obra
A construção da ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-153, que conecta São Geraldo do Araguaia (PA) a Xambioá (TO), teve sua ordem de serviço assinada em 14 de dezembro de 2017, durante o governo do então presidente Michel Temer.
No entanto, devido a disputas judiciais, as obras efetivas começaram apenas em fevereiro de 2020, já na gestão Bolsonaro. Após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) obter decisão favorável para iniciar os serviços.
Atualmente, 99% dos serviços estão finalizados, mas não há data para liberação ao tráfego pela falta de acesso já mencionada.
Ainda não foi possível entender porque o governo federal contratou a construção de uma ponte dessa dimensão com um consórcio e outra empresa para fazer os acessos. Alguns especialistas alegam que pode ter sido para reduzir custos, com duas licitações diferentes.
Outros entendem que o ideal é apenas um consórcio construir tudo, pelo risco de descoordenação entre as obras da ponte e dos acessos, podendo levar a atrasos, o que de fato está ocorrendo. Além de potenciais conflitos técnicos na integração entre a ponte e os acessos.
O fato é que os usuários tem a ponte mas não podem utilizá-la e não há previsão confiável de quando isso poderá ocorrer.
Obra é essencial para reduzir custos de transporte
A ponte, com 1.727 metros de extensão, é uma demanda antiga da população local e visa melhorar a integração entre os estados do Pará e Tocantins, facilitando o escoamento de produção e reduzindo custos de transporte.
Diante desse cenário, o Estradas entrou em contato com o Ministério dos Transportes (MT) e pediu as seguintes explicações:
1 – Por que a obra ainda não foi inaugurada? Qual o motivo, uma vez que já estava certa a data para a liberação ao tráfego?
2 – Se o governo federal já licitou em tempo recorde a construção de nova ponte sobre a BR-226/TO/MA, por que então não finaliza completamente as obras da ponte na BR-153/TO/PA, no trecho entre Xambioá (PA) e São Geraldo do Araguaia (TO)?
3 – Qual a empresa que está fazendo a travessia por balsa e qual o valor que o Governo Federal paga à empresa por esse serviço?
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério dos Transportes (MT) limitou-se a responder:
“As informações devem ser solicitadas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)”
Por conta disso, a reportagem procurou o Dnit para prestar esclarecimentos. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Autarquia respondeu:
“O DNIT informa que as obras de construção da ponte sobre o Rio Araguaia na rodovia BR-153, entre os municípios de São Geraldo do Araguaia (PA) e Xambioá (TO), foi subdividida em dois contratos distintos. Um deles trata exclusivamente da ponte de concreto armado, que está ativo e com um percentual de conclusão de 99,19%. Restam apenas os serviços de pavimentação asfáltica e sinalização para sua conclusão. Entretanto, para a execução destes serviços, faz-se necessária a execução dos aterros dos acessos à Ponte, os quais estão sob a guarita do Contrato nº. 00658/2023-23, que trata dos acessos à ponte e iluminação da mesma, que também está ativo e com percentual de conclusão de 2,22%.
O DNIT aguarda as tratativas das desapropriações dos imóveis afetados. As audiências judiciais das desapropriações deverão ocorrer até março/2025. Além das desapropriações, outro fator que impacta a execução das obras nesse momento é o período chuvoso, que impossibilita a execução de serviços de drenagem e de terraplenagem.
As contratações/concessões deste tipo de transporte por balsa são de responsabilidade da ANTAQ.”
Falta de planejamento, diz especialista
O Estradas consultou um especialista em obras de engenharia rodoviária, com mais de 35 anos de experiência em grandes obras, mas prefere não ser identificado. Na sua avalição o que ocorreu foi falta de planejamento do DNIT. “Quando você faz uma obra dessas, no meu entendimento, o consórcio deveria construir tudo para evitar atrasos de um terceiro. Não vejo justificativa para construir uma ponte sobre o rio e não ter como acessá-la para liberar o tráfego tanto tempo depois. Afinal, foram quase quatros anos construindo a ponte que está 99% pronta e os acessos ainda estão em 2,2%, conforme o próprio DNIT reconhece.”
Já o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, lembra que não é engenheiro rodoviário mas compara a obra à construção de um prédio. “Fizeram um belo edifício mas a entrada não existe e ainda precisa da autorização dos donos do terreno para executar a obra. São sete anos e três governos, com ideologias diferentes, para cuidar de uma ponte de 1.700 metros. É por isso que o Brasil não anda. Em cinco anos a Índia construiu uma rodovia de 1.300 quilômetros, com 4 faixas de rolamento em cada sentido, pontes e viadutos e nós demoramos anos para 1,7km.”
Rizzotto lembra ainda de frase mencionada com frequência entre os profissionais de Infraestrutura: O Brasil tem pressa de obras prontas! “O problema é que não terminam as quase prontas”, acrescenta.
Aqui e Brasil.
Vocês estão querendo oque???
Os governantes são representantes do povo .
Isso significa que o povo Brasileiro são corruptos assim como seus governantes.
Será que a gadaiada não leu a matéria com atenção… ops… gado não sabe ler só berrar
O povo pra falar besteira, quando tiver pronta inclusive as cabeceiras vão todos aplaudir o Lula, chamando de Lulinha., Porque na verdade só tem Ele mesmo pra deixar pronta.
Isso não me surpreende o lula quer inaugurar sô próximo as eleições pra dizer que foi feita no seu governo só inaugura obras feita pelos outros governantes.isso é o PT
É o gado mugindo, gente sem caráter, com certeza deve ser um trabalhador que paga seus devidos impostos e está cobrando o governo, “cidadão do bem”
Quando tiver no período da política ele termina para vcs fazer o LLLLLLLL de novo
O Tarcísio de Freitas é fera em pouco tempo fez.nem para inaugurar o lula agilizar o pouco quê faltou
A COCAÍNA CONTINUA SENDO ATRAVESSADA PARA SODOMA GRINGA ATRAVES DO SUL, SUDESTE E NORDESTE.
POR ISSO QUE OS CAMINHONEIROS CRIMINOSOS AINDA NÃO PARALISARAM POR CAUSA DAS ALTAS RECORDES NOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS E DEMAIS PRODUTOS.
País da vagabundagem, máfia das balsas, corre muito dinheiro
Normalmente quem constrói a ponte, não constrói a ligação dela até a rodovia, são obras diferentes. Mas isso não tira a culpa do DNIT nem do governo, que por incrível por pareça tirou da direção do DNIT do lado do Pará se não me engano, um engenheiro experiente e colocou um psicólogo no lugar. Enquanto não cobrarmos do governo, nunca teremos nada!
Tenho nojo desses políticos brasileiros, governos corruptos, cambada de ladrões do dinheiro do povo, a solução é guerra civil para exterminar esses cânceres do Brasil.
A obra começou com temer o Bozo passou 4 anos, gastou 215 mi e a culpa é do atual kkkk
Sim políticos, todos, se apoderaram do dinheiro público aí seu interesse, nunca do povo, precisaria prender todos, começar de novo com novos procedimentos de quem faz as leis e eleição.
Sim políticos, todos, se apoderaram do dinheiro público ao seu interesse, nunca do povo, precisaria prender todos, começar de novo com novos procedimentos de quem faz as leis e eleição.
Também concordo, somente uma revolução interna neste país, governado por uns demônios infernais, com projetos de sobrevivência demoníaca, onde o que importa são seus projetos do inferno…..enquanto perdurar isso, só isso pra que o país volte aos trilhos.
Não veio nenhuma m**** não vale nada não
Esse era mesmo problema enfrentado lá ponte de Abunã que Tarcísio concluiu o acesso e ponte foi inaugurada,mais hoje temos ministro simplesmente incompetente com toda sua equipe.
Esse governo ladrão, não pensa na população, quer somente taxar impostos.
Esse Lula é cúpula dele di STF.
São todos corruptos.
Uai essa obra começou no governo Temer, passou por Bolsonaro e a culpa é do Lula, acorda Zé Mané, cadê as jóias,faz arminha
A obra começou em 2017 com temer,o Bozo passeou 4 anos gastou 215 mi e a culpa é do atual kkkkkk
Esses Minions são uns hipócritas
Você tem que prestar atencao nas responsabilidades. Todas as falcatruas foram feitas no governo bolsonaro. Na época, o ministro da Infraestruturabera o Tarcísio, bolsonarista de carteirinha, atual governador de São Paulo. Pergunte a ele porque fez uma ponte sem acesso e não a Lula que não tem nada a ver.
Engraçado sua colocação…mas quem planejou, executou e não entregou a obra foi o desgoverno do inominável inelegível. Quando se faz um projeto é evidente que os acessos são prioridade. Mas pelo visto, o ex-presidente além de não entregar obraalguma no seu governo, aínda nos preparou está. Como se chamava o seu ministro ???
Estive e. Xambioa a uns 4 meses.
A ponte só falta a manta asfáltico.
E do lado de TO onde a ponte acaba não tem casa ou construção.. seria desapropriação de terra algo fácil de resolver…..enquanto isso os balceiros enche os bolsos.
Interessante a obra começou em 2017 com temer, bozo passou 4 anos gastou 233 mi e a culpa é do atual kkk
Isto não me surpreende vindo lá do Nordeste
Quanta hipocrisia faz o L
Interessante como a matéria é tendenciosa e partidária, a obra começou em 2017 gov temer, passou pelo gov Bozo onde gastou 215 mi. Onda reportagem não cura nada do gov Bozo e a culpa é só atual kkkkkkk
A obra começou em 2017 com temer, Bozo passeou 4 anos gastou 233mi e a culpa é do atual.
Também concordo, somente uma revolução interna neste país, governado por uns demônios infernais, com projetos de sobrevivência demoníaca, onde o que importa são seus projetos do inferno…..enquanto perdurar isso, só isso pra que o país volte aos trilhos.
Respeita o povo do nordeste!
Tocantins e para fica na região norte seu abestalhado!
Quem começou a obra errada não foi o atual presidente! Faz o L ser evidênciado por
competência…
100 noção, negacionistas, fascista…
Isso é norte meu amigo
Kkk…a obra é de 2017 querido…e não foi concluída até 2022…kkkkkkk…
Estuda geografia meu amigo
Acertou em cheio . No nordeste a maracutaia rola solta. Precisamos vomeçar FECHAR esses políticos safados pra que os demais tenham medo de roubar o povo.
Uma observação somente para correção:
A ponte fica só ré o RIO ARAGUAIA. O que não diminui em nada a vergonha que esta sendo está obra
Pelo que entendi fizeram a ponte na rodovia, mas esqueceram que pra fazer os acessos necessita de desapropriação de terrenos particulares, juiz nem um embarga nada si não tiver uma ação movida por QQ advogado defendendo alguém. Esse alguém são os proprietários das áreas em questão.
A obra começou em 2017 com temer, Bozo passeou 4 anos gastou 233mi e a culpa é atual kkk
Bom dia , amigos , vamos ver o nosso lado de seres humanos , se eu dinheiro de nossos impostos, deveria terminar , mais falando em políticos e principalmente esquerda , aí não precisa nem comentar , é só petrólao , mensalão , cuecão, bando de rato
Interessante, a obra começou com temer 2017, o Bozo passeou 4 anos gastou 233 mi e a culpa é do atual kkkk
Como dizia o Casoi: isso é uma vergonha!
Porque não foi concluído a obra toda no governo bolsomala. A mania de jogar a falha do Bozo nos outros.
Porque comecou la e nao deu de concluir em 1 ano. Dai veio o 9 dedos e a coisa tomou outro rumo. Explicado? Nao quer entender né….
Ô jumento…tu fala é…!!!??? Não sabia que jumentos falam!!!
Além de não fazer a obra, ainda planeja errado…e tem gente que defende Temer ( o golpista ) e Bolsonaro ( o inelegível )
Acredito eu que você mora em outro mundo dos esquerdopatas não pensa nem em si mesmo deve ser um funcionário público ou um pra nada pra falar isso acorda pra vida Zé zim
Em SC o governo estadual levou mais de 15 anos para reformar a ponte hercilio luz, passaram várias empreiteiras, gastaram o equivalente a construir 5 pontes.
A gestão da fiscalização da construção da ponte não é só do governo federal ele envia verba, mas a robalheira acontece nos estados e municipios. Tem que acabar com a mamata desses deputados e senadores e acabar com essa VERGONHA chamado orçamento secreto. Que país vai pra frente com um congresso desse, quem manda nesse país é o sem vergonha do Lira, coloca metade desse congresso sem vergonha na cadeia para ver se esse pais não vai melhorar. Povo tem que saber votar nos deputados e senadores.
Certa época o Barbalhinho postou um vídeo como sendo o Mentiroso Vigarista Cachaceiro Ladrão de 09 dedos o pai da criança, mas todos sabemos que esta obra se inicia no Governo anterior, faltou apenas as cabeceiras da ponte, a promessa inicial foi para novembro de 2023. Tenho cobrado do Governador Psica, mas ele nunca me respondeu.
Interessante, a obra começou em 2017 temer, Bozo passeou 4 anos gastou 233mi e a culpa e do atual kkkkk
Okkk…chega a ser hilário….um governo planeja….outro não consegue executar e nem detectar os problemas e a culpa é do último governo depois de 7 anos…kkkkk
O problema do Brasil é que licitam obras sem as necessárias desapropriações. Boa parte das obras de infraestrutura duram um eternidade por conta das desapropriações. Basta a justiça dar imissão de posse quando o proprietário discordasse do valor proposto pelo governo. Infelizmente a justiça não age com celeridade.
O Lula e o PT estão destruindo o que ainda resta de bom nesse país.
Kkkk interessante a obra começou com temer 2017, Bozo passeou 4 anos gastou 233mi e a culpa é do atual kkkk é muita má fé e hipocrisia
Essa Ponte, foi construída no Governo Bolsonaro e não conseguiram entrega-la em 4 anos,
Aqui em Santa Catarina, no Governo Dilma, iniciaram a duplicação da Rodovia Federal BR 470 (conhecida como Rodovia da morte),que vai de Navegantes a Rio do Sul. Nos 4 anos do Governo Bolsonaro, ele não repassou nenhum recurso para a continuidade da obra. Agora no Governo Lula, a obra está em andamento
Porque o Ladrão Lula não complemente? Pra roubar na próxima eleição….só isso. Esquece o Bolsonaro amigo. Seu presidente (Ladrão e Gagá é que está fora de si. Aí a ganância financeira de “certos ministros descabelados”” deitam e rolam sobre a questão.
LULA & STF…..a maior quadrilha que este país já teve. Tá dando nojo de morar aqui, neste lindo país.
O INTERESSANTE É Q O LADRÃO DE JÓIAS 4 ANOS PROMETEU INAUGURAR NO FINAL DE 2022….. PERDEU A ELEIÇÃO O DINHEIRO FOI DESVIADO E NADA ….SOBROU PARA LULA … AGORA OS SITE BOLSONARISTA ACHAM UM ABSURDO SÓ Q NA ÉPOCA NÃO COBRARAM …… COMEÇOU A CONTRUÇÃO NO GOVERNO GOLPISTA DE TEMER
O especialista é educado, diz que é falta planejamento, Eu já digo que é para se perder o prazo da garantia de obra e apagar a poeira dos desmandos.
É aquela famosa obra padrão “propina” de qualidade, típica de rachadinha, de licitação fraudulenta, de adendos contratuais intermináveis, de CU do MUNDO mesmo… Tenho vergonha de ter nascido nesse PAÍS DE MERDA. Temos simplesmente os políticos mais asquerosos do Mundo, não importa a MERDA do partido…
É aquela famosa obra padrão “propina” de qualidade, típica de rachadinha, de licitação fraudulenta, de adendos contratuais intermináveis, de CU do MUNDO… Tenho vergonha de morar nesse PAÍS DE MERDA.
Quem aprovou e licitou a obra da ponte, licitou sem os acessos???????? A empresa não respeita o contrato?????
São duas licitações separadas. As informações estão na matéria, inclusive com empresas diferentes.
Quem aprovou e licitou a obra da ponte, licitou sem os acessos????????
Vejo aqui muitos aqui só culpando aqui é ali quando os verdadeiros culpados somos nós mesmo que não sabemos cobra os nossos direitos aí ficamos aqui na internet um ofendendo o outro enquanto isso os políticos fica só rindo da nossa cara porque foi isso que eles fizeram ao longo dos anos dividindo a população aí ninguém tem força más infelizmente se povo brasileiro não acordar vai todo mundo pagar o preço uma hora a conta vai chegar para todos infelizmente acordar Brasil
Corrupção, lobby das barcas, como a travessia entre Porto Seguro e Arraial da Ajuda, lá não constroem ponte para beneficiar a “máfia” das barcas.
Teve um caminhoneiro que fez um comentário que elogia este governo que aí está. Acho que ele não passa nesta balça e nem passou na 163 depois da divisa do MT com o Pará antes do governo da direita. Presta a atenção baba ovo de governo ladrão.
Kkkk interessante a obra começou com temer 2017, Bozo passeou 4 anos gastou 233mi e a culpa é do atual kkkk é muita má fé e hipocrisia
Qual governo vc está falando querido?…uma obra mal planejada de 2017, que passou por quatro anos do inelegível sem detectar problemas e empurrada para ser concluída neste governo, vc tem a cara de pau em culpar quem mesmo?????…vc èlé uma comédia nenem
Isso é uma vergonha presidente lula inaugura a obra mostra pro povo que o senhor da conta de inaugurar obra
Esse vagabundo só quer propina. A ponta foi iniciada por Temer e Bolsonaro, mas quando chega a vez do PT todo mundo sabe que a quadrilha não faz nada sem propina.
Quanta hipocrisia. Acorda paspalho
Kkkkk..depois de 7 anos a culpa é do PT ?…kkkkk…vai se lascar boizao
Como sempre, o BOZO NÃO TERMINA NAD!
Simples: não interessa o partido: todos ladrões: presidente,senador,governador,deputado federal,estadual: aí bem todo o judiciário,todos os tribunais de cinta( cambada de safados); judiciário que emprega todos os parentes: resumindo+;; país sem jeito,cortupção imperativa)
Ao amigo bolsonarista, não se preocupe não jovem, 2033 tá perto aí acaba a inelegibilidade aí ele volta rsrsrsrs vai tá meio desmilinguido né? mais…antes disso não volta não rsrsrsrs
Não é ao amigo bolsanarista ou lulista, qualquer porcaria que seja, o dinheiro que está ali parado e meu, é teu e de muitos brasileiros. A coisa tem que frita para o bem de todos …, entendeu o mané.
Impressionante como os desinformados apoiam o ex presidiário.
Que tá tão desmilinguido(hoje)Qt supostamente estará o nosso Capitão em 33.
Kkk a obra começa 2017 com temer, o Bozo passeou 4 anos gastou 233mi não terminou a obra e a culpa é do atual kkkkk é mau caratismo ou má fé
Bateu a cabeça desmiolado?….vc ainda quer passar o pano para o miliciano,depois de toda está presepada?…projeto errado…execução precária…e agora é culpa de quem concluiu?
Cambada de safados. Ninguém presta. Contrataram uma empresa para construir a ponte, a qual foi desqualificada na construção de obra similar no Paraná. E o DNIT? Vamos aprovar “amigos sem licitação” e tirar nosso “cadinho”. Depois o governo (que gosta do “faz me rir” [e está tranquilo pois um ministro {que foi advogado do ParTido, mequetrefe, e que assina “João da Cruz}] vai livrar a corja toda. E nós, não tem portas estamos fudidos!
Pilantra igual a corja que tá aí é quem defende
Ridícula e patética a sua colocação Aproveite e corrija, quando nada, o português
Ah verdade é o Brasil só não é pais de primeiro mundo por causa dos políticos que temos, incrível como que temos pessoas desonestas nesse país, em tudo tem corrupção ou interesse próprio, nunca em pró da nação, do povo, c besta tem hora que me pergunto se tivesse poder/dinheiro também faria o mesmo, será?
Não temos melhores hospitais pq não querem, não temos curas pra várias doenças pq não querem, não temos segurança pq não querem, não temos a melhor educação pq não querem…
Ah se deixarmos eles fazerem é ruim para o nosso partido, então vamos travar, agora deixam acontecer oq aconteceu lá no Tocantins mesmo, por estar roubando um dinheiro que é o mesmo que cair do céu, pq imagina o tanto de imposto que os veículos dão
Não temos,a maioria da população,pq os políticos tem tudo isso aí que VC falou.
Verdade amigo, será que o dono da balsa tá pagando una verba pra essa obra ficar parada também?
Num pais em que tribunais mandam PRENDER PESSOAS, não há quem determine “desapropriaçao compulsória para o bem comum”, ou alguma outra frase do tipo???
É por isso que o resto do mundo mal sabe o nome da capital do brasil e daí sim… as “autoridades”ficam bravinhas…
Num pais em que tribunais mandam PRENDER PESSOAS, não há quem derermine desapropriaçao compulsória para o bem comum, ou alguma outra frase do tipo???
É por isso que o resto do mundo mal sabe o nome da capital do brasil e daí sim… as “autoridades”ficam bravinhas…
É bem a cara do Brasil. Fatiam as obras sempre com o objetivo de agradar aos políticos. No fim uma das empresas não faz sua parte buscando aditivos e mais aditivos. Se for investigar a fundo a maioria das empresas ganhadoras da licitação têm sócio político.
Depois de 40 anos de espera, o vampiro Temeroso assinou mas não teve tempo de iniciar as obras, veio o Bolsonaro e o Tarcísio e tiraram do papel e CONSTRUÍRAM a ponte, qd saiu do governo, Bolsonaro deixou TUDO PAGO, segundo Tarcísio de Freitas…. está parado pois o descondenado AMA os baladeiros que cobram uma fortuna dos caminhoneiros sem contar que o gestor atual não tem interesse m inaugurar obra do MITO, KKKKK
Bah, se ele é o bichão pq ele não deixou a obra pronta? Vai dormir vai… Quem acredita em qualquer político tem mais que se fuder
Esse acredita em papai Noel kk
A obra começou em 2017 com temer, o Bozo passeou 4 anos gastou 233mi e a culpa é do atual kkk
Esses Minions sei não
Como se deixa uma obra toda paga, meu caro anta?…por acaso vc paga uma casa para o pedreiro, na sua totalidade, antes dele terminar a obra?…vou te falar uma coisa, pelas suas palavras vc só pode ser eleitor do miliciano mesmo. De uma incopetencia extraordinária!…mesmo que tivesse dinheiro em caixa, de 2017 a 2022 são 5 anos para concluir uma obra dessas. Procure direitinho que ele deve ter transformado este dinheiro em mais um imóvel…e pago a vista!….
Vai ter que internarvc,vc deve ser louco pra falar tanta besteira,
Megas projetos no Brasil têm uma ÚNICA finalidade : DESVIO DE VERBAS. Superfaturam ou enrolam no prazo da entrega do projeto e embolsam mais de 50%.
É muita incompetência e descaso, irresponsabilidade da administração pública e muito cara p contribuinte
Olha você que comentou quê a culpa é dos governos anteriores e ainda colocam culpa no período militar e acredita em um governo corrupto, ladrão e presidiário não conhece as verdadeiras intenções deste desgoverno continue a acreditar neste desgoverno e aguardem para conviver com o comunismo e governo vitalício igual a Venezuela pois fraudar as eleições já fraudaram
O maior safado ladrão, desgoverno e assassino foi o ex Presidente boso. Aceitam que dói menos
Toma um chá que passa seu problema….chá de sumiço!…quanta besteira!
E porque os governadores não fazem a cabeceira, cada um do seu lado?
Mais um exemplo de corrupção no Brasil que não tem cabimento construir uma ponte sem acessos…
Vergonhoso, esses que elegeme não fazem nada,falta as cabeceira da ponte,e a massa asfáltico,em cima da ponte,e ainda tem gente que fala bem desse governo,qual obra que ele fes? E um descaso com a população. Vergonhoso!!
Aí que entra o papel do deputado e do senador para cobrar providências, so que eles estão muito ocupados com outras ações tais como: briga partidária, briga por emendas, briga por simpatia ou antipatia, descaso com a função que receberam, falta de respeito parlamentar, falta de respeito com a população que o elegeu ma expectativa de que fossem trabalhar em favor do povo, a culpa é exclusiva deles
Como pode um desrespeito tamhamo p com os moradores, enquanto esta gangue de corruptos estiver no poder a população sofre
É bom fazermos filmagens falando a verdade, até porque esta obra é do governo Michel temer, tudo bem o governo Bolsonaro fez a maior parte, mas como sempre desde quando era deputado por quase quarenta anos, não conseguiu ser aprovado nem um projeto e muito menos executado, sabemos que existe um impasse que ocorre na instância judicial por questões de desapropriação para que possa fazer as cabeceiras de acesso a ponte, não tenho lado político, mas sou contra a desinformação, mas pretendo na próxima eleição presidencial tomar partido, principalmente se vim candidato o Governador Tarcísio de Freitas.
A boa prática neste tipo de obra é não iniciar a construção sem antes resolver a questão das desapropriações. Assim evita que uma ponte seja construída mas seu uso poderá ficar precário ou até inviabilizado por anos. A ordem de serviço, como a matéria relata, é do final do governo Temer mas a obra inicia no governo Bolsonaro. Depois o governo atual assume. Portanto, são muitos anos e três governos. O que interessa de fato não é quem é o culpado, porque todos tem sua parcela de responsabilidade, mas que a ponte seja liberada. Até porque, a falta da finalização do asfalto na ponte, pode causar infiltrações e comprometer a estrutura caso o imbroglio dure anos. E para terminar a pavimentação da ponte não é necessário esperar por decisão judicial.
Boa tarde
Muito lúcido.
O Brasil, somos todos Nós.
Mas sem tem como acessar a Ponte, na no leito dela pode ser feito. Só se for através de vôo!!!
Está a ocorrer falta de planejamento. Quem inicia uma obra como essa, deveria ter previsto, porque previsível, a necessidade de efetuar a desapropriação das áreas necessárias à sua construção. Ocorre que trata-se de área urbana, o Denit oferece uma valor bem abaixo do mercado, não tem acordo e sobra para a justiça assoberbada e lenta, decidir qual o justo valor pela indenização. Até que isso ocorra passam-se meses, anos.
Perfeito.
O Redação, deputado seja ele de que partido for, é do poder legislativo, quem executa obras é o poder executivo, o próprio nome já deixa claro: executivo.
Deputado por 40 ou por 4 anos faz as leis, apresenta projetos que precisam ser aprovados pelos seus pares e aí nós sabemos que existem as emendas…
Bom se tem 4 anos que esta pronta e o Lula só tem 2 quer dizer que o inelegível passou 2 anos tateando o povo… é só pode. L L de Luiz
Tu é burro mesmo deve ser eleitor do ladrão ou não sabe ler… nada haver com teu entendimento
Ele está certo meu querido….além de iniciar uma obra sem desapropriações, passou quatro anos fazendo o que?…e ainda empurra o término da obra para o governo atual…isso se chama incopetencia. Ou seja, pleonasmo para o ex governo
Vc leu a matéria? Teve 2 licitações, 1 pra construir a ponte e outra pra fazer os acessos, algo incomum, e por conta disso, há os problemas na conclusão, nas desapropriações.
Sera que é o governo mesmo? Pra começar tem q ver de lado e a política dessa região q seja responsável por não terminar finalizar esses pequeno tetalhes ,o governo Federal tem q faser uma investigação profunda sobre essa acusação, porque um político, uma empreiteira de obras seja lá os responsáveis q seja se fir um desafeto do governo federal? E claro que tem todos as ponsabilidades de atrasar, embassar, e até mesmo atrasar a finalização desta obra e jogar na culpa do governo federal já q o nosso preferido perdeu as eleições vamos ferra com quem tem q terminar as obras isso e muito fácil, fácil de mais, e ainda o dono das balsas q supostamente foi um forte aliado do governo q perdeu as eleições,. E Daí? O governo federal tem q investigar, Sim isso é grave, tem tudo aver com tentativas de derrubar o governo atual, assim, quantos mais culpa nas costa do governo, mais fraco ele vai ficar….e isso aí, tem ser investigadoooo..Siiiimmmm.
O nome disso é descaso, propina, super faturamento e desvio de verbas. Em se tratando de um país sem administração e com ladrões no poder isso é perfeitamente normal, infelizmente.
O Brasil só será um país justo, quando o povo brasileiro deixar de acreditar em histórias da carochinha. A culpa não é só do governo, a população eleitoral não sabe o que é escolher um político sério, escolhem em confiança de honestidade, estes por sua vez não faz nada pra favorecer a população. Votem em pessoas que queiram trabalhar em prol do Brasil e não pra favorecer a si mesmo e seus apadrinhados.
Vamos renovar essa corja e cobrar de quem não faz nada. Exemplos tem em todos os governos, sejam eles da direita ou da esquerda.
Não sei pra que tantos partidos políticos se apenas dois com pessoas dedicadas poderiam resolver os problemas, hoje temos problema e sem soluções em todas as esferas.
Caro ACL, muito pertinente suas ponderações; o cumprimento da essência constitucional de governo para o povo, pelo povo e do povo precisa praticada.
É impossível haver mudança sem educação, e sem coerência, do individual ao coletivo. Sem contar de cobrar dos representantes essa mesma postura.
Quando olho para um país com mais de 33 partidos políticos, fico pensando no custo disto para população, e pelo contribuinte. Sinto-me lesada.
O DesGoverno do CAOS….
Esse bloguim só serve a extrema direita facista, propagando fake, a pupuda lhe espera
Faz um desserviço
Esses lixos de Bolsonaristas não cansa de passar vergonha
Então….bota nome neste desgoverno do caos …. JAIR MESSIAS BOLSONARO
Deve ser jornalista sem diploma e partidário. É por isso que a chamada mídia oficial está tão desacreditado. Sem conhecimento da lei de licitação e tampouco conhece a chamada contrapartida municipal. Não conhece o sistema custo benefício. Lamentável.
Como somos ligados as entidades de vítimas de trãnsito, nosso partido é a preservação da vida. Quanto a lei das licitações e contrapartida do município, o que conhecemos é o histórico das empreiteiras e diferentes governos no Brasil, em todos os níveis. E com certeza não são uma referência de eficiência, probidade e cumprimento de prazos. Aliás, os prazos anunciados pelo governo não foram cumpridos, conforme os links indicam. Para o usuário pouco importa quem fez a obra, até porque o dinheiro é do cidadão de todas as correntes políticas e uma maioria que não acredita em políticos mas em fatos.
Você está certo. Tudo o povo já levanta o assunto de política. Parece que não se importam com a real situação, mas sim, parecem estar apenas buscando causar polêmicas, enquanto a população quer é trafegar na ponte.
Absurdo é o ex presidiário n concluir
Governo do PT é assim roubar matar e destruir e ainda tem trouxa que acredita nesse larápio
Seja mais inteligente..fala mal e fácil procure quem fes o contrato dessa ponte .leía a reportagem ta no judiciario pra resolve desapropiaçao das casa na cabeçeira.solta os cachorros e quem nao deve e fácil. Faze alguma coisa ajuda nao tem capacidades. Isso se chama pessoas sem noçao. Se foce eu deixava pro próximo governo atual nao prometeu essa ponte .procure quem prometeu
Um absurdo a pessoa pensar dessa maneira, não importa quem prometeu ou quem começou a obra, por isso esse País não vai pra frente, o dinheiro é do povo que paga impostos e é prejudicado sempre, vamos separar as coisas e pensar no próximo, alguém está levando vantagem e o povo só se ferrando
Vc e um retardado ou fugiu do hospício?? Seu mito não fez 60% dessa ponte. Si o país tem um pouco de infraestrutura e graças ao Lula.digo isso porque sou caminhoneiro ando esse país quase todo.enquanto vc não só fica no sofá informando pelo WhatsApp.
Vc é que deve ser retardado,ele não fez 60 porcento fez mais de noventa,e onde tem infraestrutura. que o nove dedos fez,no mensalão no PETROLAO quebrou o país e tem puxa saco ainda.
Retardado é quem apoia o maior corrupto que não finalizou 90% de suas obras utilizando só pra roubar /desviar dinheiro do povo com promessas de picanha e transformar aeroportos em rodoviária, mentiroso corruptos e você é doido.
Kkkkkkk….patético!….quer dizer que quando vc passa quatro anos num governo e não conclui uma obra que veio do governo anterior, o incopetente é quem termina?…não tenho nem palavras para te descrever
O povo ignorante aceita tudo calado, e a máfia das balsas enchendo os bolsos , alguém está ganhando as custas do povo.
Mentira, o Sonaro, deixou o Governo com 37% das obras prontas em dezembro de 2022.
Não indenizou nenhum morador que ia ser atingido pelas obras das vias de acesso e das cabeceiras, por isso a Justiça impediu que as obras sejam terminadas.
Enquanto os processos não terminarem as obras não podem prosseguir.
Lembrando que: em Setembro de 2018, Michel Temer, autorizou a construção da Ponte,liberou as verbas da construção, liberou as verbas para indenizar os moradores e publicou no Diário Oficial da União.
Sonaro, desviou os recursos e não terminou a Ponte, nem indenizou nenhum morador.
Lula,fez 63% das obras da Ponte, mas foi obrigado a parar as obras das cabeceiras e das vias de acesso, por culpa de Sonaro, que não indenizou ninguém.
Já foi feito acordo com a maioria dos atingidos pela obra no atual governo, mas enquanto todos não tiverem feito acordo a Justiça não deixa as obras serem terminadas.
100% culpa do Sonaro,aquele Vagabundo que Idiotas que se dizem Patriotas, chamam de Mito.
Fonte: vozes da sua cabeça. O edital é bem claro. O responsável por pagar as indenizações é o DNIT… não está incluso no valor da licitação.
infelizmente quem sofre é a população…
…Esse é o “sistema político” do nosso Brasil… construíram a ponte, mas não os acessos a dita cuja. Doravante, pra se construir os ditos “acessos”, terá que haver um “novo acerto” (por fora, se é que me entendem)… caso contrário, os usuários irão “a ponte que caiu” (ou melhor dizendo: …irão a puta que pariu) !!!
Se os políticos dos dois estados (governador, deputados federais e senadores) se mobilizassem em defesa da população, talvez obras como essa não ficariam paradas por tanto tempo. Afinal é o nosso dinheiro sendo jogado ralo abaixo.
É o Brasil fos caprichos políticos acima dos direitos.
Querer jogar essa situação na conta do atual governo, ao meu ver e irresponsabilidade, a obra estáva andando. Eu tenho a mesma visão do eng°, ao contratar a obra, tem que atacar dentro do possível todas as frentes de serviços, assim concluirá tudo quase ao mesmo tempo.
É vivendo e aprendendo. Eu não sabia que aquilo ali é a BR 153.
Juscelino e depois a ditadura militar, obedecendo aos americanos da Comissão Mista Brasil-EUA, destruíram as ferrovias brasileiras e deram prioridade às rodovias. Aos 70 anos após, não temos malha ferroviária e temos a segunda pior malha rodoviária do mundo. Só a Rússia tem rodovias piores. Brasil Nem-Nem. Sem ferrovias e com rodovias abandonadas.
Construção sem licitação, sem garantia da obra, mas os milhões são gastos.
Esse DNIT é um fracasso, o Brasil está com as BR’s sucateadas, mesmo algumas com pedágios caros. A BR 040 sentido Belo Horizonte Brasília está um horror, está igual as calças dos figurantes das festas juninas, só buracos e remendos. Acorda Brasil.
Não tem nem como comentar , temos e que ter vergonha na cara e parar de colocar os mesmos ladrões lá em Brasília ..
Passei neste local
Atravessei de balsa e uma vergonha
Esse desgoverno lula
Boa tarde
Absurdo mesmo é inaugurar uma ponte sem os acessos.
O Brasil, somos todos Nós.
Vergonha é o seu comentário…se tem problemas mentais não deveria tecer comentários.
O problema do Brasil é q Administradores Públicos não se interessam por terminarem obras de Gestões passadas de outros Partidos Políticos. É um descaso total com a População e só pensam neles mesmos.
Isto é Brasil.
O país da embromação.
Tudo isto fica por conta do ” QUEM DA MAIS A QUEM ” e nós é que nos lascamos no perigo de uma balsa que está pagando a alguém do governo.
Após acidente e falta de manutenção em pontes , vejo que seria opcional as duas alternativas de transporte e atravessia o qual seria a ponte e a balsa, quem escolheria era a pessoa, após esse acidente na ponte que liga Estreito e águia nopolis sei que boa parte da população não se sente segura.
Não vejo nada de novidade!
Carrego sempre lá no frigorífico master boi em são Geraldo . Passo indo e vindo pela balsas!
Isso e nossa realidade do governo que termos.
Descaso com população….
E mais ainda com nós caminhoneiro.
A própria reportagem já respondeu tudo.. como vai tocar uma obra que está na justiça? Quem entrou na justiça contra a obra? Qual juiz brecou a obra? Tava tudo certo pelo jeito da reportagem… o problema é q alguém questionou as desapropriados, e aí tem q ver se é o município o estado ou o governo federal q ficou de pagar a desapropriação.. mesmo assim agora depende do judiciário e não de planejamento de outra coisa..
A ordem de serviço foi aprovada em dezembro de 2017. Já tiveram tempo para todos os processos. Quanto mais construir uma ponte e depois resolver os acessos.
Se investigar com certeza tem rolo por trás disso aí.
Faz o L
E pq teu mito não fez? Teu mito ladrão que teve 4 anos? Doente
Que bom que a ponte está em fase de conclusão. Estrada certamente tem mais 40 anos. Essa era pra ser feita junto com a estrada. Portanto tá tudo numa perspectiva histórica.