TRAGÉDIA NO PARANÁ: Carga de madeira se desprende de bitrem e atinge Sandero na BR-376, em Tibagi (PR), matando quatro pessoas e ferindo gravemente outra. Fotos: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ocorrência foi nessa segunda-feira (12). Além das mortes, um homem, de 25 anos, ficou gravemente ferido

Um grave acidente (sinistro) na altura do km 347 da BR-376, em Tibagi (PR), na região dos Campos Gerais do Paraná, na manhã dessa segunda-feira (12), envolvendo uma carreta bitrem e um carro da Prefeitura de Ortigueira (PR), deixou quatro mortes e um ferido grave, de acordo com a Polícia Rodoviária federal (PRF).

Ainda de acordo com a Corporação, as vítimas fatais estavam do Renault Sandero, que pertence à Secretaria de Assistência Social da prefeitura. O Sandero seguia de Ortigueira para Ponta Grossa (PR), quando foi atingido pelas toras de madeira, que se desprenderam da carreta, que trafegava na pista contrária, rumo à cidade de Londrina (PR).

Segundo a PRF, o caminhoneiro relatou que jogou a carreta para o acostamento para não bater num carro que fez o ultrapassou e voltou para a pista da direita, ficando bem próximo ao bitrem. Imediatamente, a carreta ficou sem direção e tombou. Na carreta bitrem viajavam ele e sua esposa, que não ficaram feridos.

ULTRAPASSAGEM: Caminhoneiro relatou aos bombeiros que precisou desviar de um veículo que o ultrapassou e retornou à faixa à sua frente, repentinamente, ficando muito próximo ao bitrem. Foto: Fábio Ângelo/RPC

Vítimas

De acordo com a PRF, as vítimas fatais eram passageiros que seguiam no Sandero para fazerem perícia no INSS, em Ponta Grossa (PR). Três delas, segundo os bombeiros, ficaram presas às ferragens. Outra foi ejetada do veículo. São eles:

  • Moacir Talevi Mendes, de 52 anos, era natural de Telêmaco Borba (PR). Ele era o motorista do Sandero
  • Rosalina Ferreira de Melo, de 57 anos, era natural de Figueira (PR)
  • Edina Casturina Batista, de 45 anos, era natural de Ortigueira (PR)
  • Jhuli da Silva Nocera, de 17 anos, era natural de Telêmaco Borba (PR)
TRISTEZA: As vítimas fatais do sinistro na BR-376: Moacir Talevi, Rosalina Ferreira, Edina Batista e Jhuli Nocera. Foto: Reprodução/Rede Social

Ainda segundo a PRF, um outro passageiro, de 25 anos, identificado posteriormente como Antônio Carlos Fernandes Lima, conhecido por ‘Tonhão’, foi socorrido em estado grave e encaminhado a uma unidade hospitalar em Ponta Grossa (PR) onde permanece internado na UTI. Os corpos das vítimas fatais foram levados para o Instituto Médico-Legal de Ponta Grossa.

Segundo a PRF, a pista, no sentido Ponta Grossa, foi liberada às 11h55 e a pista sentido Londrina ficou interditada até o início da tarde. A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

A PRF não informou se o caminhoneiro foi submetido ao teste do bafômetro nem se estava com a documentação em ordem (CNH e exame toxicológico). Também não foi informado se ele respeitava a lei de descanso.

SOCORRO: Equipes dos bombeiros auxiliaram no atendimento às vítimas. Foto: Fábio Ângelo/RPC

O Estradas procurou a Corporação no estado do Paraná para obter tais informações. Até a publicação desta matéria não obteve resposta.

Nota de pesar

A Prefeitura Municipal de Ortigueira (PR) publicou nota de pesar em sua rede social:

“Ortigueira em luto. Que Deus conforte o coração de familiares e amigos”