Um protesto dos estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) interdita desde as 7h30 da manhã desta sexta-feira, 17, a BR 415 entre as cidades de Itabuna e Ilhéus, onde fica localizada a sede da entidade. Os alunos reclamam contra a deficiência no transporte entre as cidades e o campus da Universidade, que atualmente é feito por três empresas de ônibus urbano.

Segundo os líderes do movimento, as empresas estão descumprindo o acordo firmado com os estudantes em março, quando foi acertado que a freqüência de ônibus para o local seria reduzida dos atuais 40 minutos em média para 15 minutos. Além disso, eles protestam contra o valor da passagem que foi recentemente reajustada de R$1,30 para R$1,50, sendo que os alunos não têm direito a meia-passagem, e localização do ponto de parada dos coletivos, distante da entrada da Universidade, o que favorece a ação de marginais.

O protesto interdita a rodovia nos dois sentidos e somente está sendo permitida a passagem de ambulância e outros veículos em situação de emergência. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, que negocia a liberação da pista, o congestionamento chega a três quilômetros de extensão.