O asfaltamento da BR-163 entre o Nortão de Mato Grosso e Santarém (PA) onde está o porto não será feito através de PPPs (Parcerias Público Privadas) como articulado anteriormente. O governo federal vai bancar a pavimentação de aproximadamente 900 km com recursos próprios. A 163 está no pacote de obras que o governo está revendo os projetos de obras que seriam feitas com a iniciativa privada e a rodovia que liga os dois Estados sairá da lista das PPPs, informa a Folha de São Paulo.

O governo federal ainda não confirmou quanto começa a pavimentação, embora tenha inserido a 163, no plano de prioridades e o Ibama tenha liberado a licença ambianetal. Calcula-se que de Guarantã do Norte (divisa entre os dois Estados) ate Santarém seja necessários investir R$ 1 bilhão e serem feitas 47 pontes. A pressão política ao governo para concluir a obra vem aumentando.

Duramente criticado por não ter sido feita no primeiro mandato, Lula ve hoje até aliados como a governadora eleita do Pará, Ana Julia (PT) fazer duras cobranças para que o asfaltamento seja concluído, fortalecendo a economia dos dois Estados e proporcionando maior competitivade para safra agrícola, madeira e outros produtos que serão escoados via porto de Santarém. Só no frete a economia será de US$ 20/tonelada comparando-se com o transporte feito atualmente via portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR)