Segundo informações obtidas com exclusividade pelo Estradas.com.br , a reunião de diretoria da ANTT que deve definir o aumento da concessão da Dutra, rodovia que liga o Rio de Janeiro á São Paulo, será realizada na quinta-feira(03) as 16h30. Na ocasião, caso seja aprovado o aumento que geralmente entra em vigor no dia 01 de agosto, os novos valores devem ser publicado na sexta-feira(04) e somente entrariam em vigor no dia seguinte.

Quando consultados sobre a razão dos aumentos da ANTT serem publicados horas antes de entrar em vigor, a assessoria de imprensa respondeu:

“Existe um rito para aprovação da alteração de tarifas. Esse rito é complexo e realizado com muita atenção, afinal é algo que afeta a vida da população.Os processos precisam passar por deliberação de uma diretoria colegiada, que tem somente 1 encontro semanal para votação. Ademais, como parte do rito obrigatório, temos sempre as considerações da Procuradoria Federal da AGU junto à ANTT, que analisa os aspectos jurídicos e solicita ajustes antes da publicação final. Outro fator que precisa ser levado em consideração é que muitas vezes os eventos de desequilíbrio ocorrem em data muito próxima à data base de revisão.”

Na avaliação do Estradas a justificativa da ANTT só esqueceu de quem paga o pedágio: o usuário. Este é informado poucas horas antes da entrada em vigor de novos valores e muitas vezes só toma ciência do aumento dos pedágios quando já está em viagem.  Neste caso específico da Dutra ainda existe a possibilidade de que o aumento seja protelado alguns dias enquanto não ficar claro qual o futuro do movimento de paralisação de caminhoneiros, prometido para esta terça-feira dia 01 de agosto.