Paralisadas desde o ano passado por falta de recursos, serviços devem voltar ao ritmo em breve
A duplicação da Rodovia BR-116, no Rio Grande do Sul deve ser retomada em breve, dentro do Plano de 100 Dias, anunciado pelo Ministério dos Transportes (MT) no início deste ano. Nesta sexta-feira (27), o Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizaram a retomada dos serviços, entre Guaíba (RS) e Pelotas (RS).
Durante visita técnica ao empreendimento, foram assinados o contrato das obras complementares do lote 7 e a ordem de início dos serviços. Com isso, as obras que foram paralisadas no ano passado devido à falta de recursos, deve ser concluída.
Segundo o diretor-geral substituto do Dnit, Euclides Bandeira, os trabalhos do lote 7 são fundamentais para a conclusão do viaduto de acesso a São Lourenço do Sul, (RS) a duplicação da pista existente junto ao viaduto e às ruas laterais da comunidade de Coqueiros (RS).
Contrato assinado
Além da assinatura, o ministro dos Transportes, Renan Filho, acompanhado do diretor do Dnit e equipe da Superintendência da Autarquia no Rio Grande do Sul realizaram visita técnica nos lotes 1 e 2 (em Barra do Ribeiro, do km 300 ao 351) e no lote 5 (em Camaquã. entre os km 397,2 e 422,3).
Segundo o MT, no total, foram aportados para o empreendimento R$ 234 milhões por meio da chamada PEC da Transição. Com este recurso, a expectativa do Dnit é liberar até abril deste ano cerca de 15 quilômetros de pistas duplicadas do lote 5, além da publicação de edital e realização das obras para conclusão do lote 6 (em Cristal, entre os km 422,30 e 448,50), dos lotes 8 e 9 (de São Lourenço do Sul a Pelotas, do km 470,10 ao 511,76) e início da construção da ponte sobre o rio Camaquã.
Duplicação
O projeto de duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, no Rio Grande do Sul, beneficia diretamente 12 municípios da região Sul do Estado e está além da implantação de uma nova pista.
Segundo o MT, considerando toda a obra, os usuários contam também com melhorias como travessias urbanas, ruas laterais, retornos operacionais, viadutos, passarelas e pontes. Dessa forma, a obra garante mais segurança, conforto e organização do tráfego das cidades do seu entorno.
A BR-116 é a principal via de acesso ao Sul do Estado e ao Porto de Rio Grande, sendo considerada corredor de escoamento de produção entre o Brasil e o Mercosul.
Até o momento foram duplicados 147,8 quilômetros dos 211,2 quilômetros do empreendimento. Veja o andamenteo de cada lote:
- Lotes 1 e 2 – executados pelo Exército Brasileiro – já são 37,4 quilômetros de pistas novas;
- Lote 3 – usuários contam com 20,2 quilômetros duplicados;
- Lote 4 – totalmente concluído – estão em operação 23,9 quilômetros;
- Lote 5 – Segmentos em Camaquã e Cristal, teve a ordem de início dos serviços remanescentes assinada no final de abril de 2022, trabalhos já iniciaram no trecho;
- Lote 6 – conta com um segmento de 16,2 quilômetros concluídos;
- Lote 7 – Dnit entregou 21,3 quilômetros;
- Lote 8 – Liberados ao tráfego 7,8 quilômetros;
- Lote 9 – Está com 21 quilômetros de novas pistas.