Com mais de 10 milhões de visitantes por ano, Berlim atrai turistas tanto com interesse em seus museus quanto em sua vida noturna.
Carolina Rizzotto – texto e fotos para o Estradas.com.br
Localizada no nordeste da Alemanha, Berlim é a capital do país e uma das cidades mais vibrantes e historicamente ricas da Europa.
Com uma história que abrange séculos de mudanças políticas e culturais, Berlim é um lugar onde o passado e o presente se entrelaçam de maneira fascinante.
A história de Berlim é complexa e muitas vezes sombria. Durante o século XX, a cidade foi palco de eventos cruciais, como a divisão entre Berlim Oriental e Ocidental durante a Guerra Fria.
Os resquícios desse período ainda podem ser vistos na cidade, incluindo o icônico Muro de Berlim. No entanto, a queda do Muro de Berlim em 1989 marcou o início de uma nova era para a cidade e para a Europa como um todo.
Hoje, Berlim é conhecida por sua cena artística e cultural efervescente. A cidade é um polo para artistas, músicos, escritores e designers de todo o mundo.
Apesar de ser uma cidade considerada cara para muitos europeus e turistas, ela oferece várias atrações gratuitas. Dentre elas, as mais populares são museus relacionados à 2a Guerra Mundial, como a Topografia do Terror, que explica a ascensão de Hitler ao poder e como surgiu o Nazismo.
Também há vários museus de arte, como a Galeria Arte Nacional, e a Academia de Artes de Berlim, que oferecem entrada gratuita no primeiro domingo de todo mês. Com um pouco de planejamento, há várias maneiras de economizar durante sua visita a Berlim.
Apesar da comida nacional alemã ser caracterizada por salsichas, pretzels e cervejas, a cidade de Berlim oferece muitas opções de restaurantes internacionais que são muito populares entre os próprios alemães.
Encontra-se com muita facilidade restaurantes vietnamitas, que oferecem o famoso “ramen”, e também turcos, com seus kebabs (döner, em alemão) que várias pessoas acreditam ter sido inventado em Berlim. Essas são opções de comida deliciosas e baratas na cidade.
A vida noturna em Berlim é famosa em todo o mundo e é conhecida por sua diversidade, energia e pela capacidade de acomodar todos os gostos e preferências. A cidade tem festas e eventos todos os dias da semana.
Berlim oferece um pouco de tudo, seja uma degustação de cervejas, um show de jazz, ou um clube de música eletrônica numa fábrica abandonada, onde seus telefones são confiscados. Não há falta de opções do que fazer em Berlim, independente da sua idade.
Curiosidade
Na Alemanha, a maior parte dos supermercados, lojas e farmácias estão fechados nos domingos. Sendo um país que respeita muito os direitos trabalhistas, é muito difícil encontrar comércio aberto neste dia, então faça todas suas compras com isso em mente! Apesar disso, museus, vários restaurantes, e atrações turísticas permanecem abertos.
Autobahnen é realmente sem limite de velocidade?
É verdade que existem na Alemanha trechos de rodovias onde é possível legalmente andar , por exemplo, a 250km/h. Entretanto, as coisas não são tão simples assim.
A velocidade máxima recomendada é de 130km/h e há farta sinalização indicando isso. Inclusive, alguns trechos das Autobahnen podem ter o limite de velocidade variável conforme o tráfego ou devido a obras. É importante ficar atento a sinalização eletrônica.
Outro ponto importante para os apaixonados por velocidade é saber que, andando acima de 130km/h , em caso de acidente (sinistro) você será considerado culpado.
Por exemplo, um motorista está dirigindo a 120km/h e decide pegar a faixa da esquerda para ultrapassar outro que vai a 100km/h. Caso esteja dirigindo a 200km/h e não consiga evitar a colisão também será responsabilizado e considerado culpado.
No caso de vítimas, pode ter certeza de que passará um bom tempo atrás das grades. Neste caso, a única pista que terá acesso é do presídio.
Onde ficar sem gastar muito ?
A nossa escolha foi o Eastseven Hostel que oferece a privacidade de um hotel, com os preços e atmosfera de um hostel. Oferecendo tanto quartos privados quanto dormitórios, o hostel fica localizado no charmoso bairro de Kollwitzkiez, próximo das principais atrações da cidade e de várias lojas e cafeterias charmosas.
O hostel oferece uma cozinha completa para os hóspedes que queiram cozinhar ao invés de comer fora; uma varanda com redes aconchegantes; uma sala de cinema e de jogos; e uma sala de jantar onde os convidados podem comer, trabalhar ou conhecer pessoas novas. É o tipo de hospedagem que reflete o espírito da cidade.
Você encontra quartos privados a partir de €100/noite e uma cama em um dormitório a partir de €26/noite. Sempre impecavelmente limpos.
Não importa como você chega a Berlim: pode ser de avião, de carro pelas Autobahnen ou de trem; a cidade ficará eternamente na sua memória. Em um hostel, você terá muito mais chances de fazer amigos para a vida toda. Partiu, Berlim?