Motoristas foram autuados por se recusarem a fazer o teste do bafômetro. Ação abordou 520 motoristas na madrugada deste sábado (15), em São José dos Campos (SP)

Uma blitz da Lei Seca autuou 27 motoristas na madrugada deste sábado (15) em São José dos Campos. A ação abordou cerca de 500 motoristas na saída de um festival de música às margens da Via Dutra (BR-116).

Na operação, a PRF utilizou um novo modelo de bafômetro, que agiliza e aumenta a capacidade de testes em motoristas.

Os 27 condutores foram autuados por se recusarem a fazer o teste do bafômetro. O motorista que recusa o teste do bafômetro recebe uma multa no valor de R$2.934, além da suspensão da carteira de motorista por 12 meses. Nenhuma prisão foi registrada.

A ação, que se concentrou nas três saídas do festival, teve participação da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, agentes de trânsito da prefeitura e da CCR NovaDutra.

“É uma ação para conscientizar o motorista a não sair de lá [da festa] dirigindo sob influência de álcool”, afirmou o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Samuel Freire.

Segundo a PRF, o bafômetro passivo chega a ser cinco vezes mais rápido que os equipamentos que eram utilizados nas operações anteriores da Lei Seca, e é uma maneira mais eficaz de prevenção a acidentes no trânsito causados pelo álcool.

“É um aparelho para triagem e que tem grande utilidade em eventos como esse, quando você tem um grande número de motoristas a serem testados. Ele não indica o quanto bebeu, só diz se sim ou não. Caso fique vermelho [indicação de que o motorista ingeriu álcool], ele é conduzido a fazer o teste que mostra o quanto ele bebeu”, explicou Freire.