O Diário Oficial da União publicou ontem(30/12) extrato do contrato para execução, em caráter de emergência, das obras de recuperação de aterro na BR-060 em Goiás. Com o contrato de R$ 10 milhões, a recuperação do aterro rompido no km 24,8 da rodovia (próximo ao perímetro urbano de Alexânia/GO) deve ser concluída em prazo máximo de 180 dias.

No contrato também estão incluídos os desvios em execução no momento, que visam liberar o tráfego de veículos na rodovia até o próximo sábado. Quando liberados, os desvios não terão restrição de cargas, mas apresentarão uma mudança no fluxo local. Os veículos que se deslocam no sentido Goiânia/Brasília usarão uma antiga pista (à direita) a partir do km 27 até o km 24. No sentido Brasília/Goiânia, o fluxo será direcionado para um pequeno desvio (à esquerda), com 150 metros de extensão.

Até que os desvios fiquem prontos, os usuários da BR-060 no trecho entre Brasília e Anápolis devem optar pela rota alternativa. Quem sai de Brasília no sentido de Goiânia deve utilizar a BR-070 (Brasília-Cocalzinho) e a BR-414 (Cocalzinho-Anápolis). Quem se dirige da capital goiana para o Distrito Federal utilizará o caminho inverso, ou seja, em Anápolis seguir rumo a Cocalzinho pela BR-414 e, depois, pegar a BR-070. Esta rota aumenta a distância em aproximadamente 28 quilômetros, e acrescenta 30 minutos ao tempo de viagem.

Segundo o Departamento de Polícia Rodoviária Federal, os motoristas devem utilizar esta rota durante o feriado e até domingo, se possível. A orientação considera o aumento de fluxo no período, inclusive considerando as solenidades de transmissão de cargo na Presidência da República.

O diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, esteve no local, ontem pela manhã, para conferir o andamento dos trabalhos. “Apesar das chuvas, o trabalho continua em ritmo acelerado para que possamos liberar o fluxo o mais rápido possível”. Segundo o diretor, já começaram os estudos geotécnicos no local para que a recuperação da pista conte com a melhor solução de aterro, considerando o direcionamento de cursos d’água e drenagem.

A BR-060 existe há 50 anos. O trecho onde ocorreu o incidente na última terça-feira foi duplicado e liberado ao tráfego há dez anos, bem antes do trecho final (na chegada de Anápolis, inaugurado em 2007). A rota entre a capital federal e a capital goiana tem um fluxo médio de 60 mil veículos por dia.