BR-280/SC é restaurada em 31 quilômetros no Planalto Norte catarinense
MELHORIAS: BR-280/SC é restaurada em 31 quilômetros no Planalto Norte catarinense. Foto: Divulgação/Dnit

Serviços irão beneficiar as regiões de Mafra, Canoinhas e Porto União; investimento foi de mais de R$ 49 milhões

Os condutores que trafegam diariamente pela BR-280/SC, na região do Planalto Norte catarinense, estão sendo beneficiados com a restauração completa de 31 quilômetros, realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela via.

Segundo a Autarquia, com a obra finalizada, os usuários terão mais segurança e mobilidade, além de contribuir para a fluidez ao tráfego. A rodovia que faz a ligação leste-oeste, com acesso aos portos do litoral norte catarinense.

Os serviços de restauração do pavimento no trecho receberam investimentos de, aproximadamente, R$ 49 milhões. O trecho foi liberado em dezembro passado.

Segundo o Dnit, os trabalhos foram feitos em dois trechos, sendo o primeiro do km 192 ao 206, em Mafra (SC), com extensão de 14 quilômetros; e o segundo, entre os km 260 e 277, totalizando 17 quilômetros, entre Irineópolis (SC) e Porto União (SC).

Ainda de acordo com o Dnit, entre os serviços realizados, estão a substituição do pavimento antigo com a remoção do asfalto e aplicação de nova camada asfáltica, com recuperação do sistema de drenagem e nova sinalização horizontal.

Importância

A BR-280/SC tem cerca de 309 quilômetros em solo catarinense, desde São Francisco do Sul até Porto União, passando por cidades como Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra e Canoinhas. A região é considerada um polo industrial para diversos setores, como agronegócio, insumos agropecuários, móveis, produção de motores elétricos, entre outros produtos, que escoam a produção e recebem matéria-prima pela BR-280/SC.

A rodovia também dá acesso a diversos atrativos turísticos no Caminho dos Príncipes e Vale do Contestado, como a Rota das Cachoeiras e a Rota das Capelas, destaque em atividades de cicloturismo, passeio de trem, trilhas ecológicas, gastronomia e turismo rural.