TUDO PRONTO: A concessionária Ecovias do Cerrado está preparada para receber os usuários neste feriado de 12 de outubro. Foto: Divulgação

De acordo com a concessionária Ecoviasd do Cerrado, usuários devem evitar, se possível, viajar nos horários de pico

Para garantir a segurança e o conforto do motorista que trafega pela BR-364/365, a Ecovias do Cerrado vai manter seu efetivo operacional de prontidão durante os três dias do feriado prolongado de 12 outubro.

De acordo com a concessionária, os serviços incluem socorro médico, socorro mecânico, monitoramento das vias e pontos de parada. Em caso de emergências, o usuário pode acionar equipes a qualquer hora do dia, por meio do telefone 0800 0364 365, ao longo de todo os 437 km de concessão, que interligam Jataí-GO a Uberlândia-MG.

A fim de ter mais tranquilidade, os motoristas devem evitar, se possível, viajar nos horários de pico previstos para o período: das 16h até as 23h de sexta-feira (9), das 8h às 13h de sábado (10), e das 15h até as 22h de segunda-feira (12).

A concessionária também orienta os usuários a tomarem alguns cuidados na hora de pegar a rodovia e assim reduzir os riscos de acidentes. As principais dicas são para respeitar a sinalização e os limites de velocidade da pista, manter distância de segurança em relação aos demais veículos, ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança e evitar o uso de celulares ao volante para não desviar a atenção do trânsito.

Antes de viajar, o ideal é que o motorista também faça uma revisão preventiva do veículo, o que inclui a checagem dos pneus, do sistema de iluminação, dos equipamentos obrigatórios, do nível do óleo e do radiador, entre outros itens.

Também é fundamental planejar a viagem. Dirigir cansado ou com sono aumenta o risco de o motorista cometer erros. A cada três ou quatro horas de viagem, é recomendável uma pausa para descanso. Se possível, o usuário deve revezar a direção do veículo.

Cuidado com incêndios

Com o tempo quente e seco, ocorrências de focos de incêndio tendem a aumentar. O motorista que se deparar com fumaça na pista deve tomar alguns cuidados para manter a viagem segura. Confira abaixo:

– Reduza a velocidade e aumente a distância com relação ao veículo da frente.

– Mantenha o farol aceso, em luz baixa, para sinalizar sua posição para veículos próximos.

– Suba os vidros do automóvel para impedir a entrada da fumaça.

– Nunca pare na via, principalmente se o veículo já adentrou a área atingida pela fumaça. Caso for realmente necessário parar o automóvel, o recomendável é procurar um acostamento ou área de escape segura.

– Assim que possível, acione a concessionária pelo 0800 0364 365 e o Corpo de Bombeiros (193) para o combate ao foco.

Equipes de prontidão

Durante os três dias de feriado, estarão a postos 189 profissionais do Serviço de Atendimento ao Usuário. Os atendimentos são disponibilizados com ajuda de uma frota com 9 ambulâncias, 3 guinchos leves, 3 guinchos pesados, 2 caminhões-pipas e 2 caminhões-boiadeiros. A fim de garantir melhor controle do tráfego, equipes da concessionária farão o monitoramento do fluxo por meio de 5 viaturas de inspeção e pelas câmeras de videomonitoramento do Centro de Controle de Operações (CCO).

Apoio a cada 50 quilômetros

Poder ir e voltar com conforto e segurança é o desejo de todo motorista e passageiros. Por isso, os SAUs (Serviço de Atendimento ao Usuário) são pontos de apoio com os quais o usuário da BR-364/365 pode contar.

Os SAUs estão distribuídos a cada 50 quilômetros, aproximadamente, e oferecem fraldário, banheiros, bebedouros, áreas para descanso, além de serviço de informações, que podem ser solicitadas por meio de totens de autoatendimento ou por ligação para o 0800 0364 365. Tudo isso, está disponível 24h por dia, gratuitamente.

Fonte: Assessoria de imprensa da Ecovias do Cerrado

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui