BR-393/RJ terá desvio provisório no sistema 'Pare-e-Siga' a partir de 1º de março
PARE-E-SIGA: BR-393/RJ terá desvio provisório no sistema 'Pare-e-Siga' a partir de 1º de março. Foto: Divulgação/K-Infra

De acordo com a concessionária responsável, medida servirá para minimizar os transtornos aos usuários da estrada

A partir de 1º/3, os usuários da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), em Barra do Piraí (RJ), terão a opção de utilizar um desvio provisório, em sistema ‘Pare-e-Siga’, que está sendo construído no km 258 para liberar o tráfego no local – atingido por uma tromba d’água, na madrugada dessa quinta (22) – onde formou uma cratera devido à ruptura do asfalto.

De acordo com a concessionária responsável pela rodovia, desde o fim da tarde dessa quinta (22), há uma empresa trabalhando para reparar o estrago. O desvio temporário está em implantação ao lado da pista danificada pelas chuvas recentes.

Segundo a K-Infra, as equipes estão fazendo a terraplenagem e colocando pedras para estabilização do solo – etapa que será seguida por uma camada de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e compactação deste material.

Ainda de acordo com a concessionária, todo o esforço está sendo feito para restabelecer o tráfego o mais breve possível na BR-393, mas, por conta das condições climáticas e das características geológicas do local, ainda não há um prazo definido para a conclusão dos reparos definitivos.

Chuvas intensas

Um grande volume de água ocasionou o colapso da pista, entre a noite de quarta (21) e madrugada de quinta (22). Chuvas intensas caíram na região de Barra do Piraí (RJ), em particular na região do Bairro do Lago Azul, no entorno do km 258 da BR-393/RJ, acumulando precipitações de 145,6 mm. A concessionária monitorava o local e tão logo identificou riscos, alertou a Defesa Civil do município e fechou as pistas antes que houvesse o incidente. Os usuários devem evitar a região.

Àqueles que necessitem trafegar pelo local, devem ficar atentos à sinalização ao longo da via, nas barreiras de informações, praças de pedágio e Painéis de Mensagem Variável (PMV).

Restrição de caminhões

Neste momento, nesta sexta-feira (23), caminhões e demais veículos de grande porte estão proibidos de trafegarem pela BR-393, no trecho atingido. As opções para esses veículos são a BR-116 e BR-040.

Como medida de informação aos usuários, há os seguintes meios de comunicação para rotas alternativas:

  • Barreiras de Informação nos km 159, 166, 252, 255 268
  • Praças de Pedágio nos km 125, 195, 265
  • Painéis de Mensagem Variável (PMV) nos km 178, 198,  235, 278

Mais informações pelo telefone 0800 2853 393 ou no site da concessionária.

1 COMENTÁRIO

  1. Causa foi a chuva, mas o problema ali já existia. Já houve afundamento da pista e obra por muito tempo. Algo deu errado.

Comentários encerrados