Equipamento já autua veículos de carga que tiverem excesso de peso; penalidades estão previstas na lei federal n.º 9.503/97, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
Quem desrespeitar a Lei federal n.º 9.503/97, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata do excesso de peso em veículos de carga, estará passível de multa, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), que ativou mais uma balança no Centro-Sul do Estado.
Segundo o DER, o equipamento entrou em funcionamento efetivo na última quarta-feira (15), no km 258 da PRC-466, em Guarapuava (PR). A balança estática já estava operando em caráter educativo, sem aplicação de multa, enquanto passava por ajustes.
De acordo com DER, as penalidades estão previstas na lei federal n.º 9.503/97, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No local, são fiscalizados caminhões, tratores, chassi-plataforma, reboque e semirreboque, ônibus e micro-ônibus.
Preocupação com a segurança
Segundo o DER, já estão em operação efetiva outras três balanças, sendo duas na PR-151, em Piraí do Sul (PR), e uma na PR-160, em Telêmaco Borba (PR). Nos próximos meses, mais um equipamento será instalado na região, na PR-092, em Arapoti (PR).
Conforme o Departamento, a iniciativa tem como propósito coibir o tráfego de caminhões com excesso de carga nas rodovias estaduais do Paraná, prática que, além de danificar o pavimento, aumenta as chances de acidentes (sinistros), colocando em risco o condutor e demais usuários.
De acordo com o DER, outras balanças também já estão em operação em outras regiões do Estado:
- Oeste (PR-317, PR-488 e PRC-467)
- Sudoeste (PRC-280 e PR-483) são cinco pontos de pesagem.
- Leste (PR-408, PR-412, PR-092 e PR-151), quatro balanças começaram as autuações, enquanto duas estão para iniciar.
Conforme programação, nos próximos meses, as cinco regionais do DER terão praças de pesagem ativadas. Todos os equipamentos são homologados e verificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).