Caos na Via Dutra (BR-116) provoca revolta e indignação de usuários
REVOLTA: Centenas de usuários estão revoltados com a falta de atitude da concessionária RioSP, que, até as 17h45, não liberou a rodovia. Foto: Reprodução/TV Globo Rio

Trecho da Serra das Araras está interditado totalmente, desde a madrugada desta sexta (3); concessionária não tem, ainda, previsão de liberação

A revolta é grande e a indignação tem a mesma intensidade. Esses são os sentimentos de  centenas de usuários que adentraram à Via Dutra (BR-116), nesta sexta-feira (3). Apesar de não ser uma sexta 13, tem as peculiaridades do “dia do azar”.

Afinal, têm usuários ‘presos’ no trecho por mais de 8 horas. Alguns tinham consulta médicas marcada. Outros, compromissos agendados e que não podiam perder. Já outros usuários, estão perplexos pela falta de comunicação da concessionária RioSP. “A Cidade do Aço tem que ser punida, estão até agora vendendo as passagens pro Rio de Janeiro sabendo que não há condição de fazer essas viagens hoje. Minha esposa está presa nesse ônibus desde as 9 da manhã perdendo a consulta que tinha agendado para as 15 horas no Rio de Janeiro, quando o ônibus dela saiu de Volta Redonda eles já sabiam que a serra estava interditada. Ela poderia estar confortável em casa mas os gananciosos fizeram ela ficar presa num ônibus mal cuidado! Alguma previsão de liberarem a pista?“, escreveu o usuário R.

Para L.. “é uma vergonha, um lado para aí eles conseguem parasilar os dois lados.
Incompetência total. Agora só passa carro sentido Rio, mais de uma hora parado sentido SP.“, destacou.

Falta de comunicação e ‘jogo de empurra’

De acordo com a maioria dos usuários que entraram em contato com o Estradas, a indignação é pelo fato de a concessionária ou poder público não ter tomado nenhuma providência que evitasse esse caos.

Além disso, há usuários reclamando da falta de consciência de empresas de ônibus que continuam vendendo passagens com destino ao Rio e à capital paulista, mesmo sabendo que a Dutra está interditada.

Por volta das 14h50, um usuários disse à reportagem que estava em um ônibus, parado havia mais de 4 horas, sem movimento e sem previsão. “Poderíamos ter evitado entrar neste beco sem saída, pois o acidente ocorreu há mais que 12 horas!”, disse indignado.

Uma outra usuária escreveu: “meu filho está no sentido São Paulo e estava, às 14h40, há mais de 2 horas parado! Não iria ter o pare e siga? Absurdo isso“, salientou.

Já a seguidora J. T. considera “um absurdo, mais de 2 horas parada. E não tem nada de siga e pare. O acidente foi sentido Rio, e aí os mais prejudicados está sendo o outro sentido. Impossível não terem um plano de contingência, libera o acostamento então“, disse, também indignada.

Para a usuária R. B., o caos na Via Dutra a fez perder um compromisso familiar, na capital paulista. “Estou parada na via Dutra sentido São Paulo desde 14h. Não tem esquema ‘Pare-e-Siga’. Já ligamos para bombeiros, PM, PRF e CCR. Cada um diz que a culpa é do outro e ninguém nos da informação alguma. Perdi uma reunião de família em São Paulo. Estou sem almoço, num breu em Belvedere/Seropédica. Crianças chorando no ônibus comprei minha passagem no Rio em cima da hora. A empresa penha já sabia do fechamento da via. E mesmo assim vendeu a passagem. O motorista nos disse (só depois) que já saiu do Rio sabendo do fechamento da via; um desrespeito vender a passagem. E essa dança das cadeiras entre as autoridades. Onde um empurra para o outro a responsabilidade e não informam nada ao usuário”, disse bastante indignada.

O sinistro

Era início da madrugada desta sexta-feira (3), quando uma carreta-tanque, transportando 44 mil litros de álcool tombou no km 228 da Via Dutra (BR-116), em Piraí (RJ), trecho da Serra das Araras. Com isso, a pista ficou totalmente fechada, pois o veículo pegou fogo.

Caos na Via Dutra (BR-116) provoca revolta e indignação de usuários
ESFRIAMENTO: Bombeiros aguardam o esfriamento por completo da carreta para retirar todo o produto. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Posição da RioSP

O Estradas manteve contato com a concessionária RioSP para saber a posição da empresa frente ao problema.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a reportagem foi informada que “a liberação não depende somente da concessionária. A empresa também precisa fazer o transbordo da carga. É uma ocorrência complexa e que exige um trabalho minucioso de todos os órgãos“.

13 COMENTÁRIOS

  1. Estive com meu marido na sexta 3 de Outubro no caos da Dutra,8 horas parada no carro em direção a S.Paulo.Sem falar na falta de consideração com os usuários expostos ao sol,falta de água, fome etc. fica
    o alerta para a falta de preparo da PRF,e da concessionária para lidar com situações de calamidade que exigem planos de proteção a população assim como evacuação de rodovias orientando usuários a vias alternativas de acesso.

  2. Minha filha está no ônibus, presa neste engarrafamento desde às 13h. Ela está vindo de S. Catarina, sentido RJ. É muita incompetência da CCR! Pelo tempo que ocorreu o acidente, já era pra ter liberado a pista! Se fosse um país sério caberia até a cassaçao da concessão!

  3. Boa noite. Também sofri com essa situação. Saí de Resende as 8h15, com minha irmã idosa no carro. As 14h45, conseguimos chegar no MAMÃO ( isso porque dei uma de louca e peguei o acostamento quando faltava menos de 1 km) e voltamos para casa. Foi uma tortura. Cheguei ao meu limite.. não aguentava mais ficar parada. Bexiga doendo. Minha irmã com dores na coluna. Ela gemia e pedia pra sair dali. Foi muito estressante.

  4. Incompetência total, descaso com os usuários. Uma ocorrência dessas tem que agir o mais rápido possível para liberar a rodovia. Uma vergonha essa ccr.

  5. Boa Noite a todos,estou desde das 17:00 na dutra,já são 20:52 e ainda nao cheguei nem no pedágio.

  6. Fiquei 6 horas presa num engarrafamento no sentido SP (entre 15 e 20hs), até conseguir entrar num acostamento e fazer um retomo para voltar ao Rio. Inacreditável que um acidente na serra das Araras (ocorrido há mais de 12hs) pare completamente a pista de subida tb. Muita falta de gestão e incompetência!
    Em todo esse tempo nenhum policial ou funcionário da CCR para ajudar…
    Realmente lamentável!

  7. O Estado a concessionária e as empresas de ônibus deveriam ser penalizadas e pagarem uma multa alta a todos que ficaram presos nesse caos.
    O acidente foi ontem, agora são 20 hrs do dia seguinte, , como permitem que ônibus, caminhões e carros acessem uma estrada que está interditada.
    Nunca vi tanta incompetência junta.
    Esse país realmente é o país da piada pronta e governado por gente sem capacidade.

  8. O congestionamento da Dutra atingiu pelo menos 2 km antes da saida para a Dutra no Arco Metropolitano. Não houve qualquer aviso sobre o ocorrido. Poderiamos pegar rotas alternativas.

  9. Ainda estou aqui presa nesse caos sem resposta, CCR RJ não sabe nos informar de nada. Na hora de cobrar pedágios sabe né
    Estou a mais de 7 horas aqui sem resposta, descaso total com os usuários.
    Bosta de concessionárias, sabem apenas arrecadar.

  10. Ainda estou aqui presa nesse caos sem resposta, CCR RJ não sabe nos informar de nada. Na hora de cobrar pedágios sabe né
    Estou a mais de 7 horas aqui sem resposta, descaso total com os usuários.

  11. Essas empresas de ônibus tem que ser processada, por colocar vidas em risco, sabendo do acidente e mesmo assim vendendo passagens e levando a viajem adiante, isso é um crime. Espero que sofram as penalidades da lei, que isso não fique impune.

  12. Meu esposo está parado no ônibus da 1001 que comprou no Rio as 12:30h. Agora são 18:15h. A empresa já sabia do problema. Acho que o MP tem que punir essas empresas e a concessionária. Ele é um idoso com cirurgia de próstata. É revoltante o mau trato, praticamente uma tortura.

Comentários encerrados