
Congestionamento chegou a 32 km no sentido Rio e 10 km no sentido SP, uma hora antes de ser liberada totalmente; usuários não mediram críticas à concessionária
Após quase 21 horas interditada totalmente ao tráfego, a Via Dutra (BR-116) foi liberada, nos dois sentidos, no trecho da Serra das Araras, em Piraí (RJ), às 20h44, desta sexta-feira (3), de acordo com a concessionária RioSP, responsável pela via.
Com isso, segundo a empresa, a mão dupla pista sul foi desfeita, e o tráfego está fluindo normalmente pista sul.
Em seu último boletim de atualização, a concessionária informou que o congestionamento estava em 32 quilômetros no sentido Rio, e 10 quilômetros, no sentido São Paulo. Mesmo após a liberação total da via, há lentidão, e os motoristas devem ter cautela e redobrar a atenção.
Leia também: Acidente nas Serra das Araras interdita a Via Dutra, no sentido RJ
O Estradas recebeu durante toda a tarde desta sexta-feira (3), dezenas de mensagens de usuários que criticaram duramente a atitude da RioSP.
A reportagem manteve contato com a concessionária, que se defendeu informando, por meio de sua assessoria de imprensa, que “a liberação não depende somente da concessionária. A empresa também precisa fazer o transbordo da carga. É uma ocorrência complexa e que exige um trabalho minucioso de todos os órgãos“.
Mais tarde, o ferente de Operações da concessionária, Rodolfo Borrel, manifestou-se e disse que: “Nosso compromisso é com a vida. Em uma situação crítica como esta, a prioridade absoluta é garantir a segurança de todos — equipes e motoristas. A RioSP a está atuando com responsabilidade e respeito, ao lado das autoridades competentes, para que a rodovia volte à normalidade o mais breve possível, sem expor ninguém a novos riscos. Seguimos acompanhando com atenção o cenário, sempre com o olhar atento às pessoas que confiam em nossa gestão da via“.
Revolta e indignação
A revolta é grande e a indignação tem a mesma intensidade. Esses são os sentimentos de centenas de usuários que adentraram à Via Dutra (BR-116), nesta sexta-feira (3). Apesar de não ser uma sexta 13, tem as peculiaridades do “dia do azar”.
Afinal, têm usuários ‘presos’ no trecho por mais de 8 horas. Alguns tinham consulta médicas marcada. Outros, compromissos agendados e que não podiam perder. Já outros usuários, estão perplexos pela falta de comunicação da concessionária RioSP. “A Cidade do Aço tem que ser punida, estão até agora vendendo as passagens pro Rio de Janeiro sabendo que não há condição de fazer essas viagens hoje. Minha esposa está presa nesse ônibus desde as 9 da manhã perdendo a consulta que tinha agendado para as 15 horas no Rio de Janeiro, quando o ônibus dela saiu de Volta Redonda eles já sabiam que a serra estava interditada. Ela poderia estar confortável em casa mas os gananciosos fizeram ela ficar presa num ônibus mal cuidado! Alguma previsão de liberarem a pista?“, escreveu o usuário R.
Para L.. “é uma vergonha, um lado para aí eles conseguem parasilar os dois lados.
Incompetência total. Agora só passa carro sentido Rio, mais de uma hora parado sentido SP.“, destacou.
Falta de comunicação e ‘jogo de empurra’
De acordo com a maioria dos usuários que entraram em contato com o Estradas, a indignação é pelo fato de a concessionária ou poder público não ter tomado nenhuma providência que evitasse esse caos.
Além disso, há usuários reclamando da falta de consciência de empresas de ônibus que continuam vendendo passagens com destino ao Rio e à capital paulista, mesmo sabendo que a Dutra está interditada.
Por volta das 14h50, um usuários disse à reportagem que estava em um ônibus, parado havia mais de 4 horas, sem movimento e sem previsão. “Poderíamos ter evitado entrar neste beco sem saída, pois o acidente ocorreu há mais que 12 horas!”, disse indignado.
Uma outra usuária escreveu: “meu filho está no sentido São Paulo e estava, às 14h40, há mais de 2 horas parado! Não iria ter o pare e siga? Absurdo isso“, salientou.
Já a seguidora J. T. considera “um absurdo, mais de 2 horas parada. E não tem nada de siga e pare. O acidente foi sentido Rio, e aí os mais prejudicados está sendo o outro sentido. Impossível não terem um plano de contingência, libera o acostamento então“, disse, também indignada.
Para a usuária R. B., o caos na Via Dutra a fez perder um compromisso familiar, na capital paulista. “Estou parada na via Dutra sentido São Paulo desde 14h. Não tem esquema ‘Pare-e-Siga’. Já ligamos para bombeiros, PM, PRF e CCR. Cada um diz que a culpa é do outro e ninguém nos da informação alguma. Perdi uma reunião de família em São Paulo. Estou sem almoço, num breu em Belvedere/Seropédica. Crianças chorando no ônibus comprei minha passagem no Rio em cima da hora. A empresa penha já sabia do fechamento da via. E mesmo assim vendeu a passagem. O motorista nos disse (só depois) que já saiu do Rio sabendo do fechamento da via; um desrespeito vender a passagem. E essa dança das cadeiras entre as autoridades. Onde um empurra para o outro a responsabilidade e não informam nada ao usuário”, disse bastante indignada.
Leia também: Caos na Via Dutra provoca revolta e indignação de usuários
Prioridade é a segurança
Apesar de muita crítica por parte de centenas de usuários da Via Dutra, a concessionária RioSP, por meio de seu gerente de Operação, Rodolfo Borrel, disse que a prioridade da empresa é e sempre será a segurança de todos os usuários da via.
Segundo Borrel, desde as primeiras horas do atendimento, todas as ações estão sendo conduzidas com foco total na segurança das equipes operacionais e no controle dos riscos associados à carga.
Borrel disse ainda que até as 14h, ainda havia risco de nova ignição, exigindo uma atuação minuciosa das equipes do Corpo de Bombeiros, que permanecem no local realizando o rescaldo do tanque.
“O processo de retirada do combustível foi realizado com extremo cuidado, e, por recomendação dos Bombeiros, não será feita nenhuma operação de arraste dos tanques neste momento, devido ao risco de reações ou ignições secundárias que pode iniciar um novo foco de incêndio. A remoção da carreta, portanto, segue um protocolo mais lento e rigoroso, priorizando a integridade de todos os envolvidos na operação“, frisou.





Eu fique 10 horas e osrdi outra passagem para macae, tive pagar outra pq xknta do acidente.
Desprezo pelo usuário, desconsideração pelo cidadão. Privado e público juntos em uma promíscua união.
21 horas ? Kkkkkkkkk isso e o Brasil mais tempo mais dinheiro ? Sério que vc acredita para liberar um via com um caminhão já queimado sim era combustível e daí ? O motorista qual erro dormiu ? D? Ninguém saberá se não tive câmera cada caminhão BRASIL HORRÍVEL Diga NAO AO VOTO PELO AMOR DE DEUS VCS SAO CAVALOS DE GUIA ISSO NAO E PARA ESSE ACONTECIMENTO E PARA TODOS VAI CONTINUAR ACONTECENDO LEI DO BRASIL E HORRÍVEL PIOR E OS QUE COMANDAR
É muita irresponsabilidade da concessionária, mesmo a gente sabendo que a operação merece cautela, deveriam ter tomado medidas logo no início do acidente quando o congestionamento éra pequeno, por exemplo dividir a pista de subida, porque não dividiram , sendo que quando a cargas fora das dimensões ele interrompe a subida para descer com a carga, e o pior de tudo eles nunca perdem , VC pode ficar duas, três, quatro horas parado no trânsito, mas chegando no pedágio VC tem que pagar, só que ninguém paga pelo seus prejuízos, os órgãos federais são blindados, e a sociedade nunca consegue fazer nada para reverter a seu favor, lamentável está situação, pessoal de todos os tipos, crianças, senhoras(os) sem poder acessar um banheiro, tomar uma água ou comer alguma coisa porque fica até 8 horas ou mais presas em um conjestonamento, seria em um momento como este que quem diz nos representar deveria se apresentar, tomando atitudes severas para diminuir nossos prejuízos e nos dar o mínimo de conforto, pois pagamos muito caro pra rodar em uma rodovia federal e ser tratado dessa forma…
Só uma pessoa q perguntou do estado do motorista, que vergonha indignada com o ser humano… q se dane o tráfego parado o q importa e a vida do ser humano se tá bem ou não, poderia ser um familiar desses q ficaram parados… Pobres de espírito
Os acidentes com esses tipos de veículos estão muito frequentes. Ja passou da hora de proibir esses 9 eixos que andam se arrastando .
Total falta de gerência com os usuários . Perdi 7 horas no engarrafamento . No mínimo deveriam ter disponibilizado água para os usuários que estavam abandonados na via . Deveriam ter colocado atendimento mais humanizado na região . Todos sobre um calor absurdo , sem água , sem comida e sem assistência nenhuma . Se tivesse alguma gerenciamento deveria ter alternado as rotas . Total incompetência na agilidade de todos os envolvidos na solução do acidente. .
Já vem falar de proibir caminhão,fala em.melhorar a estrada afinal , proibir caminhão pode faltar papel higiênico né
Agora estão preocupados em preservar vidas. Preservar vidas é TOMAR AÇÕES EFETIVAS PARA EVITAR OS ACIDENTES, foi sorte o acidente ter ocorrido as 3 da manhã, senão vários carros poderiam ter incendiado e várias vítimas ocorrido. Quando a Serra está normal, alguns camioneiros fazem oque querem daí acidente todo dia, é os órgãos fiscalizadores só contabilizam acidentes e dão desculpas. Instalem câmeras na Serra toda e Punam e retirem da estrada os maus motoristas, é simples, falta é vontade e competência.
Total falta de atitude da concessionária que administra a via Dutra, na saida 167 sentido Rio de Janeiro a concessionária poderia colocar viaturas e avisos sobre a interdição , o condutor segue até três Rios , e segue Br 040 sentido Petrópolis e RJ.
no sentido SP no pedagio , km 47 aviso sobre a interdição!!
Eu fiquei preso por 10 hrs nesse congestionamento. De 11:00hrs da manhã às 21:00hrs da noite, um verdadeiro absurdo.
Suporte nenhum da empresa responsável pela via.
E se investigarem a obra acharam muita coisa errada. Tem relatos de funcionários trabalhando em funções que não foram designadas, desvio de função, entre outras coisas.
Acidentes na Dutra tem amentado muito o governo do Rio e Federal precisam tomar providências, vai esperar acontecer algo igual aconteceu com Juscelino. Só políticos tem privilégios nesse País.
E o motorista? Como está?
Prezada Suene, bom dia!
Sobre o estado de saúde do caminhoneiro, conforme consta na matéria, ele ainda permanece internado, em estado grave, no hospital em Nova Iguaçu (RJ).
Atenciosamente,
Equipe Estradas
infelizmente veio a falecer ao final da tarde de hoje
Desculpa gente, mas a ganância por dinheiro por parte das concessionárias é um absurdo.
Como pode fazer uma obra (da nova serra) e não ter um PLANO DE CONTINGÊNCIA.
A anos que a rodovia acontece isso e não existe um plano, para por exemplo proibir o trânsito de caminhões aos finais de semana.
CARGAS PERIGOSAS transitarem em um determinado horário.
Isso é uma VERGONHA.
Pedágios CARÍSSIMOS
Amigo o Rio de Janeiro não produz nada de alimentos tudo vem de fora um final de semana sem caminhão no Rio os cariocas e fluminense passam fome sem chances arrumem outra desculpas pra tirar os caminhões da Dutra a BR mais importante do país porém mau administrada .
Carretas grandes ou duplas nao deveriam ser permitidas na descida da serra. Empresas de transporte tambem deveriam ser punidas quando o acidente for causado por motoristas cansados, sob efeito de medicamentos, veiculos em excesso de velocidade ou com manutencao inadequada. Bem como o tempo de resposta a incidentes da concessionaria tambem deveria ser penalizado.
Que motorista tenha plena recuperação. Concordo plenamente com indenização pesada para os responsáveis por interdição de rodovias.
A impressão que fica é que ccr e outras permissionarias e O.S. são verdadeiros poder paralelos.
A rodovia via Dutra está um lixo
Asfalto precário cheia de ondulações e buracos
Trecho novo entre sjc e Jacareí um lixo
Transtorno em horário de pico
Essas obras já era pra está prontas nesse local
Desde de 2021 o início das obras e nem 50% foi entregue
Deveriam está trabalhando 24hrs
Mas nem horários comerciais estão
Tem dias que vc não vê ninguém na rodovia trabalhando
Mas acho que daqui mais uns 5 anos deve entregar serviço entre Jacareí e sjc
O povo ruim de serviço
Falta boa vontade política para cobrar e fiscalizar o s contratos de conscessão. Nas datas pré estabelecidas os aumentos das tarifas são liberados, mas as obrigaçoes das contratadas ficam de lado
A rodovia mais importante do país, sendo muito mal administrada. O caos está instalado ainda mais durante essas obras, que sacrificam o fluxo de veículos. “…nossa prioridade é a vida dos usuários”. Vários trechos da Dutra não possuem “guard rail” para proteção de barrancos, pedras e árvores… além de pistas estreitas. Resumo: INCOMPETÊNCIA!
Uma vergonha,um descaso com os usuários,tantos anos pagando pedágio caro e passar por isso fiquei 15 horas,para descer a serra e voltar,sem nenhuma informação e orientação,se não bastasse às cargas com esses transformadores toda semana,atrasando a vida de todos ,que usam a Dutra a trabalho,sem falar que a Dutra nunca esteve tão suja,e mal conservada com agora,criaram operação tampa buraco,igual tem nas cidades,jogam o Pò com pinche e deixam os carros compactarem,mas temos que acostumar, aliás é Brasil.
Claro que a prioridade é a segurança, mas a operadora tem a obrigação de estar preparada para situações como essa e liberar a pista rapidamente e com segurança. 21h fechada é patético.
Sou usuário diário da rodovia.
Toda e qualquer necessidade de intervenção da equipe, é sempre muito demorado.
Não se preocupam nunca com os compromissos dos usuários.
Só tem o olho voltado para as praças de pedágio
vinte e uma horas para fazer o transbordo , isto é um absurdo. comprova total despreparo da rodovia para lidar com situação deste tipo.