PARANÁ: Ônibus bate em carro de passeio e uma pessoa morre e outras sete ficam feridas na BR-369, em Ubiratã (PR), na tarde de quinta (17). Foto: Divulgação/SAMU

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF)*, ocorrência foi registrada na tarde de quinta (17); vítima fatal estava no carro; 5 feridos foram levados a hospitais da região, e 1, em estado grave, para o Hospital Santa Casa, em Campo Mourão (PR)

Um acidente (sinistro) no km 12 da BR-369, em Ubiratã (PR), na tarde dessa quinta-feira (17), envolvendo um ônibus da empresa CSPA, prefixo 1608, e um carro de passeio deixou uma pessoa morta e outras sete feridas, um em estado grave, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ainda de acordo com a Corporação, o coletivo transportava oito passageiros rumo a Ubiratã (PR). Quando os bombeiros chegaram, o condutor do automóvel já estava em óbito. Entre os feridos, sete leves e um grave. Cinco foram para hospitais da região, e o grave foi transportado de helicóptero do SAMU para o Hospital Santa Casa, em Campo Mourão (PR).

Além das operações aéreas, o resgate também contou com o auxílio da Defesa Civil, SAMU de Goioerê (PR), Ubiratã e uma ambulância de suporte de Cascavel (PR).

Ônibus está regularizado

O Estradas apurou que o veículo é da marca Scania K113, placas KRD-6636, de Cafelândia (PR), ano 1998, prefixo 1608, e está com o cronotacógrafo regularizado.

A reportagem também apurou que não há registro de multas no sistema da PRF. Já no sistema do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) não há informações.

O Estradas solicitou tais informações à PRF do Paraná. Na segunda-feira (21), a Corporação respondeu aos questionamentos sobre o motorista do ônibus, no que diz respeito ao teste do bafômetro, documentação em ordem (CNH e exame toxicológico) e cronotacógrafo do ônibus:

Em Ubiratã/PR, na BR 369, km 444, em 17/11/2022 13:30, ocorreu uma colisão frontal, entre um ônibus e um automóvel que invadiu a faixa contrária, resultando em nove vítimas, sendo um óbito (condutor automóvel) e oito feridos leves (ônibus). Não houve interdição. O motorista do ônibus foi submetido ao teste do etilômetro com resultado zero, CNH e exame toxicológico em dia, motorista havia acabado de assumir a direção do veículo e cronotacógrafo estava regular.”

Segundo a PRF, a Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

Para que serve o cronotacógrafo

O cronotacógrafo é o instrumento destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: tempo de trabalho; período de parada e de direção.

(*) Matéria atualizada em 21/11/22 com a resposta da PRF do Paraná.