Colisão envolvendo ônibus da Entram, carreta e carro deixa mais de 30 mortos na BR-116/MG
TRAGÉDIA EM MINAS: Colisão deixou pelo menos 30 mortos, a maioria carbonizados. Foto: Divulgação/CBMMG

Ocorrência foi registrada na madrugada deste sábado (21), em Lajinha, distrito de Teófilo Otoni

Uma grave colisão envolvendo um ônibus, um carro de passeio e uma carreta deixou ao menos 38 mortos* na madrugada deste sábado (21), no km 286 da BR-116, em Lajinha, distrito de Teófilo Otoni, no Vale do Rio Mucuri, em Minas Gerais.

O ônibus da empresa Emtram, que partiu de São Paulo na sexta-feira (20), com destino a Vitória da Conquista, na Bahia, transportava pelo menos 45 passageiros.

Segundo a versão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o sinistro (acidente) ocorreu por volta das 3h30, quando um dos pneus do ônibus estourou, fazendo o motorista perder o controle do veículo. O ônibus teria colidido com a carreta e, na sequência, um carro de passeio que trafegava pela rodovia também foi atingido. Esta informação não foi confirmada.

A versão da PRF, indica que um bloco de granito caiu da carreta, colidindo com o ônibus e provocando incêndio que matou dezenas de passageiros carbonizados. O motorista da carreta não foi encontrado. O Estradas.com.br já identificou que provavelmente a carreta estava irregular, o que explicaria a fuga do motorista.

O Estradas.com.br já investigou vários casos semelhantes no passado. Inclusive o mais grave da história do Espírito Santo, com 23 mortos ao final do levantamento. O caminhoneiro estava drogado, andando em excesso de velocidade e peso. O veículo estava totalmente irregular, com várias multas.

Ônibus pegou fogo e vítimas ficaram presas às ferragens

Com o impacto, o ônibus tombou fora da pista e foi pegou fogo. A carreta ficou atravessada na rodovia, e sua carroceria esmagou parcialmente o carro de passeio. Segundo o CBMMG, 13 pessoas conseguiram escapar do ônibus em chamas e foram encaminhadas para atendimento médico.

Com a colisão, o ônibus pegou fogo. As equipes conseguiram retirar os sobreviventes e controlar as chamas após horas de trabalho”, informou o Corpo de Bombeiros. No entanto, os bombeiros confirmaram que 38 pessoas morreram, sendo 25 com os corpos carbonizados presos às ferragens. O resgate contou com o uso de guinchos para fazer o destombamento do ônibus e remover os corpos.

Interdição da rodovia

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continuam os trabalhos de remoção dos veículos e atendimento às vítimas.

Autoridades locais foram mobilizadas, e investigações sobre as causas do acidente já estão em curso. Será difícil extrair as informações do cronotacógrafo do ônibus, em função do incêndio do veículo.

O equipamento registra velocidade praticada em todo trajeto, tempo de direção e distância percorrida. Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, é preciso verificar as condições da frota, já que uma das alegações é que o pneu seria a causa principal da colisão.

Assim como as condições da via no trecho, jornada praticada pelos motoristas na linha, condições da carreta, velocidade no trecho, refletividade das faixas refletivas da carreta. Assim como a habilitação dos condutores envolvidos.

Normalmente existem vários fatores que explicam uma tragédia como esta. É preciso investigar para aprender e evitar que outras semelhantes ocorram“, acrescenta Rizzotto.

Motorista da carreta abandonou o local

Segundo informações da PRF, o motorista da carreta ficou escondido, aparentemente em um matagal, e posteriormente se apresentou. Será necessário identificar se o veículo está regularizado, assim como a CNH do motorista. Mas a PRF priorizou o atendimento as vítimas e liberação do local.

Há informações de que havia um radar no trecho, onde o limite é de 60km/h que foi desligado por conta do fim do convênio; justamente, quando o governo lança campanha Rodovida, cujo slogan é “Desacelere. Seu bem maior é a vida!”

Há possibilidade que mais corpos sejam resgatados. O número de mortos, segundo o Corpo de Bombeiros de Minas e PRF foi de 38 pessoas, mas poderá sofrer alterações a qualquer momento.

Emtram informa lista dos 44 passageiros a bordo

NOMEORIGEMDESTINO
1- JULIANA NASCIMENTO DOS SANTOS FONSECASÃO PAULO – SPSANTA INÊS – BA
2- GERENILDO SILVA DO FONSECASÃO PAULO – SPSANTA INÊS – BA
3- MAX BORGES DOS SANTOSSÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
4- INGRID ALVES DOS SANTOSSÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
5- PYETRO ENZO DA SILVA COSTASÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
6- DELBRA MARIA DA SILVASÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
7- ROBERTO ALMEIDA BRASILEIROSÃO PAULO – SPELÍSIO MEDRADO – BA
8- GILBERTO GOMES DE SOUZASÃO PAULO – SPELÍSIO MEDRADO – BA
9- MARINEIS MARIA DA SILVA DIASSÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
10- ERINALDO VIEIRA DO AMARALSÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
11- LAURA AMARAL MARINHOSÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
12- ANAILDA MARINHO DOS SANTOSSÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
13= PAULO NUNES BISPO OLIVEIRASÃO PAULO – SPELÍSIO MEDRADO – BA
14- MARCOS A F COSTASÃO PAULO – SPSANTA INÊS – BA
15- FLEDSON JOSE DOS SANTOS SILVASÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
16- TIBURTINO RIBEIRO DIASSÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
17- GILEUSA S SANTOSSÃO PAULO – SPSANTA INÊS – BA
18- CAMILLY S SANTOSSÃO PAULO – SPSANTA INÊS – BA
19- SORAYA DOS SANTOS GUEDESSÃO PAULO – SPSANTA INÊS – BA
20- NATANAEL ROBERTO DE SOUZASÃO PAULO – SPELÍSIO MEDRADO – BA
21- ALEXANDREDOS SANTOSSÃO PAULO – SPSANTA INÊS – BA
22- AMILTON JOSAFA DE SOUZASÃO PAULO – SPELÍSIO MEDRADO – BA
23- PABLO VINICIUS SILVASÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
24- SELMA SOARES DE JESUSSÃO PAULO – SPSANTA INÊS – BA
25- RITA DE SOUSA SANTOSSÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
26- ANTONIVAL G DOS SANTOSSÃO PAULO – SPELÍSIO MEDRADO – BA
27- RISIA ROSA ROCHASÃO PAULO – SPELÍSIO MEDRADO – BA
28- JOSEMAR DO CARMO RIBEIROSÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
29- RAI FREIRES SILVASÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
30- UANDERSON DA SILVASÃO PAULO – SPELÍSIO MEDRADO – BA
31- SELMA BATISTA DE MORAES PRATESSÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
32- ROBSON DOS SANTOS SILVEIRASÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
33- FABIO ALVES PRATESSÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
34- CLAUDINEI DOS SANTOSSÃO PAULO – SPELÍSIO MEDRADO – BA
35- CAIO NOVAIS SANTOSSÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
36- NATALICIO ARAUJO RAMOSSÃO PAULO – SPELÍSIO MEDRADO – BA
37- LUIZ GUSTAVO PRATES BATISTASÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
38- MILENA BRITTOSÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
39- SHIRLEY DA SILVA FERREIRASÃO PAULO – SPELÍSIO MEDRADO – BA
40- JOSINALDO PEREIRASÃO PAULO – SPSANTA INÊS – BA
41- VALENTINA DE JESUS PEREIRASÃO PAULO – SPSANTA INÊS – BA
42- BIANCA DE JESUS FERREIRASÃO PAULO – SPSANTA INÊS – BA
43- PEDRO BOLDRINI LIMASÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA
44- KARINE BOLDRINISÃO PAULO – SPVITÓRIA DA CONQUISTA

Um telefone foi disponibilizado pela empresa exclusivamente para familiares das vítimas. Caso você seja um familiar, entre em contato pelo 11 99995-2527.

 

Matéria atualizada às 21:04

5 COMENTÁRIOS

  1. Editores,atualizem a matéria por favor que ela tem uma errada.Não foi o ônibus que estourou o pneu,foi a carreta que soltou o último vagão em cima do ônibus,ou pq o vagão se desaprendeu ou pq ele entrou na curva com velocidade acima do permitido e o último vagão perdeu o controle e atingiu o ônibus.É tanto que o motorista da carreta não foi encontrado,e segundo outros rumores,teria fugido.E outra,a carreta estava transportando pedras de granito,o que eu acho que é proibido a circulação desse tipo de carga durante a noite,e o acidente foi de madrugada.Corrijam por favor para a notícia sair correta como realmente o fato aconteceu.

    • Agradecemos sua mensagem masa informação foi prestada pelo Corpo de Bombeiros. Também consideramos estranha mas ainda tem muito que ser apurado. Por enquanto é esta a manifestação de órgão oficial do atendimento ao sinistro. Outras possibilidades precisam de confirmação oficial ou dados concretos. Qual a sua fonte?

      • Ja saiu em vários sites regionais,no Jornal Hoje da Globo e TB no Diário do Transporte que a causa não foi o pneu estourado,e sim a última carreta do bitrem que estava carregada de pedra de granito que se soltou da carreta da frente,por motivo a ser investigado e acabou atingindo o ônibus que vinha em sentido contrário.Realmente essa foi a informação inicial e oficial do CB de MG,mas como disse antes,a PRF e os sites de notícias regionais já mudaram essa versão e as investigações seguem para apontar o que realmente o que aconteceu e para encontrar o motorista da carreta para ouvir sua versão dos fatos.Tem um vídeo no Instagram que mostra o exato momento em que a carreta de trás se solta e bate no ônibus,de uma câmera de uma casa próxima a estrada.Enfim, independente de qualquer que tenha sido a causa do acidente,uma verdadeira tragédia.

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