Governo de SP publicou na terça (27) Despacho que homologa o início da cobrança nas cinco praças de pedágios da concessionária; usuários foram pegos de surpresa, mais uma vez
Como previsto e divulgado pelo Estradas, o Governo de São Paulo cometeu o mesmo desrespeito com os usuários das rodovias paulistas que a ANTT costuma praticar, nas rodovias federais, ao autorizar o início de cobrança com menos de 24h de antecedência das cinco novas praças, que começaram a cobrar tarifa à 0h desta quarta-feira (28).
Da mesma forma que a ANTT faz com os usuários das rodovias federais, o Governo de São Paulo age, quando autoriza, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), a cobrança com um prazo inferior a 24 horas. Outra vez, os usuários serão pegos de surpresa ao passarem por uma das cinco praças de pedágio da Eixo SP. São elas:
- Praça P3 na SP-304 – km 183+400, em São Pedro (SP)
- Praça P13 na SP-425 – km 436, em Indiana (SP)
- Praça P16 na SP-284 – km 531+200, em Rancharia (SP)
- Praça P2 na SP-308 – km 182+250, em Piracicaba (SP)
- Praça P9 na SP-294 – km 474+800, em Oriente (SP)
Estranho é imaginar que o Governo de São Paulo tem conhecimento antecipado de quando irá homologar tal início de cobrança, mas NÃO avisa ao maior interessado: o USUÁRIO, que paga os altos custos das tarifas e ainda tem que amargar a surpresa de três novos pedágios ‘da noite pro dia’. Se tal atitude não é desrespeito com o usuário, então é, no mínimo, incompetência administrativa das partes envolvidas.
Afinal, por que não avisar ao usuário sobre o início da cobrança de tarifas com uma semana de antecedência?
Desconto para usuário frequente
De acordo com a concessionária Eixo SP, usuários que viajam pelas 12 rodovias administradas terão descontos por uso contínuo. O Desconto de Usuário Frequente (DUF) entrará em funcionamento também nas praças em operação desde o início da concessão, em Jaú, Dois Córregos, Brotas, Itirapina e Rio Claro.
Ainda de acordo com a empresa, a inovação está integrada às operadoras do sistema eletrônico de pagamento de pedágio. Na prática, o desconto para veículos de passeio (categoria 1) começa a contar a partir da segunda passagem realizada na mesma praça de pedágio, no mesmo sentido de fluxo e dentro de um mesmo mês calendário.
A redução progressiva ocorre até a 30ª viagem no mês, conforme percentual fixo de redução em relação à tarifa cobrada na viagem anterior, até atingir a Tarifa Mínima determinada para o pedágio, dentro de um mesmo mês calendário. A partir da 31ª viagem no mês, a Tarifa Mínima será cobrada em todas as viagens adicionais até o final do respectivo mês calendário. Os valores serão descontados automaticamente para o pagamento da fatura enviada pela operadora da tag instalada no veículo.
Velocidade é de 40km/h
Aos condutores ‘apressadinhos’, vai um alerta: todas as praças de pedágio contam também com lombadas eletrônicas nas pistas automáticas e mistas. Portanto, quem desrespeitar o limite de velocidade estabelecido – que é de 40 km/h – será multado.
E vem mais pedágio por aí
Mas a novidade envolvendo a concessionária Eixo SP não para com mais essas cinco novas praças. Muito em breve, outras oito novas praças devem ser inauguradas em seis rodovias sob concessão da empresa.
Quando assumiu a concessão do Lote PiPa, entre Piracicaba e Panorama, na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul, em 4 de junho de 2020, a concessionária Eixo SP já tinha conhecimento da implantação de 16 novas praças espalhadas em sua malha viária, a maior entre todas as concessões privadas no Brasil: 1,273 quilômetros de rodovias.
Veja o local das novas praças, 8 em operação e 8 aguardando autorização:
Município |
Rodovia |
KM |
Status |
Piracicaba |
SP-308 |
182+250 |
Em operação |
São Pedro |
SP-304 |
183+400 |
Em operação |
São Pedro |
SP-304 |
215+100 |
Em breve |
Torrinha |
SP-304 |
255+800 |
Em breve |
Piratininga |
SP-294 |
367+800 |
Em breve |
Garça |
SP-294 |
425+700 |
Em breve |
Oriente |
SP-294 |
474+800 |
Em operação |
Parapuã |
SP-294 |
551+700 |
Em operação |
Inúbia Paulista |
SP-294 |
581+700 |
Em operação |
Pacaembu |
SP-294 |
623+100 |
Em breve |
Santa Mercedes |
SP-294 |
670+800 |
Em breve |
Martinópolis |
SP-425 |
400+100 |
Em operação |
Indiana |
SP-425 |
436 |
Em operação |
Rancharia |
SP-284 |
531+200 |
Em operação |
Paraguaçu Paulista |
SP-284 |
458+300 |
Em breve |
Cabrália Paulista |
SP-293 |
2 |
Em breve |
Valores que serão cobrados, a partir de meia-noite de hoje (27):
RODOVIA | LOCALIZAÇÃO (KM) | MUNICÍPIO | CARROS DE PASSEIO
MANUAL/AUTOMÁTICO |
SP-284 | 531+200 | Rancharia | R$ 6,20 / R$ 5,89 |
SP-294 | 474+800 | Oriente | R$ 8,90 / R$ 8,45 |
SP-304 | 183+400 | São Pedro | R$ 6,20 / R$ 5,89 |
SP-308 | 182+250 | Piracicaba | R$ 5,50 / R$ 5,22 |
SP-425 | 436 | Indiana | R$ 5,40 / R$ 5,13 |
Passei pela 1 vês nesses pedágio da eixo, dia 16_12_2021, tomei uma multa bem cada pedágio, instalei o sem parar, e fui multado, três multas no mesmo dia.
E detalhe em, na pandemia tudo parou menos os pedágios do estado de SP, construção a todo vapor!
Infelizmente não temos a quem reclamar! Tudo se paga, principalmente no Estado de sp estado corrupto. Se paga pedágio, combustível, multas, licenciamento, IPVA, reciclagem de MOP, exame toxicológico, renovação de CNH, aí depois vem manutenção e pneu do veículo e assim por diante. Não esta sendo fácil! Estamos sendo massacrado