As obras de duplicação da BR-163 (Cuiabá-Santarém) no trecho que corta o Mato Grosso estão sendo discutidas com a população de diversas cidades ao longo da rodovia. O trecho da BR-163 no estado é responsável pelo escoamento da produção de soja. Atualmente seu principal problema são as colisões frontais que em sua maioria acarretam em mortes.

As reuniões foram organizadas pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados nas cidades de Cuiabá, Sorriso, Sinop, Rondonópolis e Jaciara.

Escoamento da produção
O deputado Wellington Fagundes (PR-MT) explicou que a duplicação da BR-163 é fundamental para o escoamento da produção do Mato Grosso e da Amazônia e para a segurança das pessoas que trafegam ou moram próximas à rodovia.

O deputado destacou o caso de Sinop, que é a cidade onde a rodovia tem a sua maior travessia urbana, quase 40 km, e apenas a metade deste total está duplicada. “São muitas cidades que foram sendo criadas, desenvolvidas ao longo da BR-163. Normalmente a passagem urbana com o volume de carretas também é outro ponto crítico onde acontecem muitos acidentes.”

O parlamentar acrescentou que as cidades também precisam de iluminação na travessia urbana, “precisam de sinalização, precisam de passarelas e é isso que está sendo discutido com a sociedade.”

Participaram das mesas representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Rota do Oeste, concessionária que desde março deste ano é responsável pelos 850 km da rodovia entre Sinop e a divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul.

Fonte: Agência Câmara