VENDIDO: O lote rodoviário composto pelas rodovias BR-153, BR-414, BR-080, entre os estados do Tocantins e Goiás, foi arrematado por R$ 320 milhões com deságio de 16,25%, nesta quinta-feira (29), em leilão realizado na B3, em São Paulo. A tarifa de pedágio ficou em R$ 0,10128/km em trechos homogêneos de pista simples. Foto: Divulgação/ANTT

De acordo com o Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (29), leilão deve ocorrer em abril deste ano

Preparem os bolsos. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União (DOU) a Deliberação nº 14, que aprova o edital de concessão referente ao sistema rodoviário da BR-153/TO/GO e 080/414/GO, com a expectativa de instalae nove praças de pedágio. A decisão ocorreu na Reunião de Diretoria (Redir) de quinta-feira (28).

De acordo com a Deliberação, a concessão consiste na exploração por 35 anos, prorrogáveis por mais 5 anos, da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade das rodovias nos trechos:

– Rodovia BR-153/TO  – de Aliança do Tocantins/TO à divisa de estado com Goiás;

– Rodovia BR-153/GO  – Da divisa do estado de GO com TO até Anápolis/GO;

– Rodovia BR-414/GO – De Assunção de Goiás/GO até Anápolis/GO;

– Rodovia BR-080/GO  – Do entroncamento com a BR 414 em Assunção de Goiás/GO até o entroncamento com a BR 153.

Leilão

Segundo a ANTT, a licitação da BR-153/414/080/TO/GO será realizada na modalidade de concorrência (leilão) com participação internacional, devendo a proponente interessada apresentar o valor da tarifa básica de pedágio e o valor de outorga, o qual poderá ser alterado em razão da realização de etapa de lances, se houver. O leilão será realizado no dia 29 de abril de 2021, a partir das 14h, na B3 S.A. em São Paulo (SP).

edital da licitação da BR-153/414/080/TO/GO seus anexos já estão disponíveis no Portal da ANTT e na Ouvidoria na Sede da ANTT, em Brasília/DF.

Inovações

O edital e o contrato apresentarão significativos avanços e inovações na modelagem. Os mecanismos propostos estão adequados à lógica de regulação responsiva e promovem a inserção de incentivos corretos para boa execução das obras e serviços, para melhor atendimento dos usuários e para assegurar higidez financeira ao longo de todo prazo contratual.

– Leilão híbrido – O edital prevê a combinação dos critérios de menor tarifa e maior outorga no leilão.

– Desconto Básico de Tarifa (DBT) e Desconto de usuário Frequente (DUF) – aos usuários do sistema de pagamento automático, com TAGs eletrônicos acoplados aos veículos e aos usuários do sistema automático em veículos das categorias leves (automóveis e caminhonetes, com reboque ou semirreboque, motos e triciclos), que utilizam a rodovia para a realização de deslocamentos frequentes, usualmente entre municípios próximos, com distâncias de percurso menores que as dos trechos de cobertura das praças de pedágio.

– Alocação e detalhamento dos riscos – aperfeiçoamento de algumas das subcláusulas de alocação de riscos a fim de preencher eventuais lacunas que poderiam posteriormente resultar em questionamentos arbitrais ou judiciais.

– Mecanismo de Proteção Cambial – Mecanismo de proteção financeira ao Poder Concedente e à concessionária para mitigar os efeitos advindos da variação cambial.

– Mecanismo de mitigação de riscos – Com fins de mitigar o risco de receita tarifária relativo aos ciclos de investimentos, de modo a assegurar a execução dos investimentos previstos, independentemente de variações na demanda.

– Melhorias nas cláusulas de resolução de controvérsias – As cláusulas foram reformuladas, de maneira torná-las aderentes à legislação que versa sobre o assunto, assim como consolidar os mecanismos a serem utilizados.

– Acordo Tripartite – Acordo facultativo celebrado entre a Concessionária, os financiadores e a ANTT que tem por finalidade balizar a discussão entre as partes.

– Recursos Vinculados – Valores depositados pela concessionária para a formação de reserva de contingência da Concessão, com destinação exclusiva à compensação de eventos previstos no Contrato.

– Extinção Antecipada da Concessão – As cláusulas referentes às hipóteses de extinção antecipada do contrato de concessão foram adequadas, refletindo as alterações legislativas ocorridas.

Investimentos

Está previsto o aporte de R$ 14 bilhões entre investimentos e custos operacionais ao longo do período da concessão.

O projeto prevê 9 praças de pedágio que geram emprego nas cidades mais próximas. As praças estão previstas para: Aliança/TO, Figueirópolis/TO, Talismã/GO, Santa Tereza de Goiás/GO, Uruaçu/GO, São Luiz do Norte/GO, Jaraguá/GO, Barro Alto/GO e Planalmira/GO.

Pedágio

Direferentemente do que foi divulgado pela ANTT em agosto de 2019, a Tarifa Básica de Pedágio (TBP) máxima aumentou e passa a ser considerada para a elaboração da Proposta Econômica Escrita no valor de R$ 0,12200/km (doze mil duzentos centésimos de milésimo de real por quilômetro) para trechos homogêneos de pista simples e R$ 0,17081/km (dezessete mil oitenta e um centésimos de milésimo de real por quilômetro) para trechos homogêneos de pista dupla, referenciadas a julho de 2019. Sobre essas tarifas, podem ser oferecidos no leilão descontos de até 16,25%.

Locais previstos para as novas praças, com base no Trecho de Cobertura de Praça (TCP):

Praça de Pedágio

Rodovia

Km

Município

Estado

TCP

P 01

BR-153

636+500

Aliança

TO

66 km

P 02

BR-153

741+750

Figueirópolis

TO

91 Km

P 03

BR-153

16+600

Talismã

GO

88 Km

P 04

BR-153

116+000

Santa Tereza de Goiás

GO

84 Km

P 05

BR-153

185+300

Uruaçu

GO

104 Km

P 06

BR-153

234+200

São Luiz do Norte

GO

104 Km

P 07

BR-153

371+850

Jaraguá

GO

104 Km

P 08

BR-080

156+200

Barro Alto

GO

104 Km

P 09

BR-414

404+500

Planalmira

GO

104 Km

Principais obras previstas no PER

Com assessoria de imprensa da ANTT