
De acordo com o Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (29), leilão deve ocorrer em abril deste ano
Preparem os bolsos. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União (DOU) a Deliberação nº 14, que aprova o edital de concessão referente ao sistema rodoviário da BR-153/TO/GO e 080/414/GO, com a expectativa de instalae nove praças de pedágio. A decisão ocorreu na Reunião de Diretoria (Redir) de quinta-feira (28).
De acordo com a Deliberação, a concessão consiste na exploração por 35 anos, prorrogáveis por mais 5 anos, da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade das rodovias nos trechos:
– Rodovia BR-153/TO – de Aliança do Tocantins/TO à divisa de estado com Goiás;
– Rodovia BR-153/GO – Da divisa do estado de GO com TO até Anápolis/GO;
– Rodovia BR-414/GO – De Assunção de Goiás/GO até Anápolis/GO;
– Rodovia BR-080/GO – Do entroncamento com a BR 414 em Assunção de Goiás/GO até o entroncamento com a BR 153.
Leilão
Segundo a ANTT, a licitação da BR-153/414/080/TO/GO será realizada na modalidade de concorrência (leilão) com participação internacional, devendo a proponente interessada apresentar o valor da tarifa básica de pedágio e o valor de outorga, o qual poderá ser alterado em razão da realização de etapa de lances, se houver. O leilão será realizado no dia 29 de abril de 2021, a partir das 14h, na B3 S.A. em São Paulo (SP).
O edital da licitação da BR-153/414/080/TO/GO seus anexos já estão disponíveis no Portal da ANTT e na Ouvidoria na Sede da ANTT, em Brasília/DF.
Inovações
O edital e o contrato apresentarão significativos avanços e inovações na modelagem. Os mecanismos propostos estão adequados à lógica de regulação responsiva e promovem a inserção de incentivos corretos para boa execução das obras e serviços, para melhor atendimento dos usuários e para assegurar higidez financeira ao longo de todo prazo contratual.
– Leilão híbrido – O edital prevê a combinação dos critérios de menor tarifa e maior outorga no leilão.
– Desconto Básico de Tarifa (DBT) e Desconto de usuário Frequente (DUF) – aos usuários do sistema de pagamento automático, com TAGs eletrônicos acoplados aos veículos e aos usuários do sistema automático em veículos das categorias leves (automóveis e caminhonetes, com reboque ou semirreboque, motos e triciclos), que utilizam a rodovia para a realização de deslocamentos frequentes, usualmente entre municípios próximos, com distâncias de percurso menores que as dos trechos de cobertura das praças de pedágio.

– Mecanismo de Proteção Cambial – Mecanismo de proteção financeira ao Poder Concedente e à concessionária para mitigar os efeitos advindos da variação cambial.
– Mecanismo de mitigação de riscos – Com fins de mitigar o risco de receita tarifária relativo aos ciclos de investimentos, de modo a assegurar a execução dos investimentos previstos, independentemente de variações na demanda.
– Melhorias nas cláusulas de resolução de controvérsias – As cláusulas foram reformuladas, de maneira torná-las aderentes à legislação que versa sobre o assunto, assim como consolidar os mecanismos a serem utilizados.
– Acordo Tripartite – Acordo facultativo celebrado entre a Concessionária, os financiadores e a ANTT que tem por finalidade balizar a discussão entre as partes.
– Recursos Vinculados – Valores depositados pela concessionária para a formação de reserva de contingência da Concessão, com destinação exclusiva à compensação de eventos previstos no Contrato.
– Extinção Antecipada da Concessão – As cláusulas referentes às hipóteses de extinção antecipada do contrato de concessão foram adequadas, refletindo as alterações legislativas ocorridas.
Investimentos
Está previsto o aporte de R$ 14 bilhões entre investimentos e custos operacionais ao longo do período da concessão.
O projeto prevê 9 praças de pedágio que geram emprego nas cidades mais próximas. As praças estão previstas para: Aliança/TO, Figueirópolis/TO, Talismã/GO, Santa Tereza de Goiás/GO, Uruaçu/GO, São Luiz do Norte/GO, Jaraguá/GO, Barro Alto/GO e Planalmira/GO.
Pedágio
Direferentemente do que foi divulgado pela ANTT em agosto de 2019, a Tarifa Básica de Pedágio (TBP) máxima aumentou e passa a ser considerada para a elaboração da Proposta Econômica Escrita no valor de R$ 0,12200/km (doze mil duzentos centésimos de milésimo de real por quilômetro) para trechos homogêneos de pista simples e R$ 0,17081/km (dezessete mil oitenta e um centésimos de milésimo de real por quilômetro) para trechos homogêneos de pista dupla, referenciadas a julho de 2019.” Sobre essas tarifas, podem ser oferecidos no leilão descontos de até 16,25%.
Locais previstos para as novas praças, com base no Trecho de Cobertura de Praça (TCP):
Praça de Pedágio | Rodovia | Km | Município | Estado | TCP |
P 01 | BR-153 | 636+500 | Aliança | TO | 66 km |
P 02 | BR-153 | 741+750 | Figueirópolis | TO | 91 Km |
P 03 | BR-153 | 16+600 | Talismã | GO | 88 Km |
P 04 | BR-153 | 116+000 | Santa Tereza de Goiás | GO | 84 Km |
P 05 | BR-153 | 185+300 | Uruaçu | GO | 104 Km |
P 06 | BR-153 | 234+200 | São Luiz do Norte | GO | 104 Km |
P 07 | BR-153 | 371+850 | Jaraguá | GO | 104 Km |
P 08 | BR-080 | 156+200 | Barro Alto | GO | 104 Km |
P 09 | BR-414 | 404+500 | Planalmira | GO | 104 Km |
Principais obras previstas no PER
Com assessoria de imprensa da ANTT