
O governo federal anuncia com muita euforia a concessão da maior parte da Via Dutra e do trecho da Rio-Santos, entre Ubatuba e Itaguaí. Entretanto, a realidade reserva uma má notícia para os usuários da eterna Rio-São Paulo.
E como se não bastasse, quando a ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres apresentou a primeira versão do novo projeto de concessão, em janeiro de 2020, a obra iniciaria no terceiro ano de concessão. Agora, começa no sexto ano, conforme o PER- Programa de Exploração da Rodovia publicado esta semana.
Apesar de prevista no contrato da NovaDutra, cuja concessão iniciou em 1996, a obra nunca foi realizada em 25 anos sob sua responsabilidade. Agora, a nova concessionária assumirá a rodovia provavelmente em 2022, e somente no sexto ano deverá iniciar a nova obra, que supostamente deve ficar pronta em 2029.
Serão décadas pagando pedágio, considerando a concessão atual, para que o usuário tenha finalmente uma pista de descida segura na rodovia mais importante do país. E não há nenhuma garantia de que efetivamente esse prazo será cumprido.
Neste período, o Brasil terá passado por oito mandatos presidenciais. Para quem tem dúvidas, a informação consta do PER – Programa de Exploração da Rodovia.
O Estradas.com.br já tinha alertado em janeiro de 2020, sobre a concessão da rodovia mais importante do país não prever imediatamente essa obra.
Muitos motoristas profissionais, que passam pelo trecho regularmente, terão trabalhado e se aposentado sem ver a nova pista de descida da Serra das Araras. Outros terão pago pedágio por 34 anos até que a obra fique finalmente pronta.
O Estradas.com.br sempre foi e continua sendo a favor da concessão de rodovias. Entretanto, não podemos comemorar nosso modelo como se fosse um exemplo para o mundo. A demora na execução de obras, assim como outras que sequer são realizadas, apesar de financiadas nos pedágios, é inaceitável.
A porcaria da concessionária deve fazer a obra antes ecobrar depois.
Não acredito no 6o ano. Varios motivos: A Concessionária vai usar o meio ambiente para não construir. Com atrasos no início, vão exigir compensações de tarifa, e mudança de governo com outras promessas
Só falta de nova Iguaçu até a Av Brasil
Ida e volta
Povo da baixada esquecido há décadas pelos políticos e empresários
Corvadia
Inaceitável é a forma como é dada a notícia….
No Brasil somente são beneficiados políticos e bandidos , o resto é resto.
É bom levar em consideração tambem as licenças ambientais. Na época, metia o trator e pronto, hj se estiver um casal de grilos fazendo ❤ tem que ter licenças até do papa pra se trabalhar no local
[…] a nova descida da Serra das Araras ou nova subida, somente deve ficar pronta em 2029. Portanto, os usuários pagarão pedágio por 34 anos, somando os dois períodos de concessão para ter o que estava previsto no primeiro […]
[…] nos tempos de concessão, passaremos 34 anos para fazer 9 quilômetros de pista na Serra das Araras. Essa é um lado ruim da história da […]
[…] nova descida ou subida da Serra das Araras , um trecho atualmente com limite de 40km/h, traçado com mais de 70 anos e sem acostamento, que […]
[…] nova descida ou subida da Serra das Araras , um trecho atualmente com limite de 40km/h, traçado com mais de 70 anos e sem acostamento, que […]