Sob risco de perder o contrato por causa de atrasos em investimentos, o grupo espanhol de infraestrutura Isolux chegou a um acordo para se desfazer de sua única concessionária de rodovias no Brasil: a ViaBahia, responsável por administrar 680 quilômetros de estradas, incluindo trecho da BR 324 – Rodovia Eng° Vasco Filho entre Salvador e Feira de Santana e o trecho da BR 116 – Rodovia Santos Dumont entre Feira de Santana e a divisa com o estado de Minas Gerais. A concessão foi conquistada em 2009 e tinha como acionistas a Isolux Infrastructure (com 70%) e a Infravix (30%) – controlada pela Engevix, envolvida nos fatos revelados pela Operação Lava-Jato.

A Isolux vai passar o negócio de rodovias para a canadense Public Sector Pension Investment Board (PSPIB) – uma gestora de investimentos de planos de pensão que nos últimos anos já tinha comprado fatia de aproximadamente 20% nos ativos de energia e rodovia da espanhola no Brasil. Desde então, havia uma joint venture entre a companhia e a gestora canadense.

Agora, a sociedade será desfeita. A PSPIB passará a deter todo o negócio rodoviário no Brasil e uma participação em uma companhia nos Estados Unidos.  A operação ainda tem que ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a alteração dos acionistas da rodovia demanda aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A ViaBahia, assim como outras concessionárias de rodovias registra um histórico de sucessivos atrasos nos investimentos obrigatórios previstos em contrato. Em 2013, a ANTT chegou a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a companhia espanhola para tentar colocar as obras em dia.