MAIS SEGURANÇA: Os caminhoneiros que utilizam as rodovias do lote PiPa, no interior paulista, vão ter mais comodidade e segurança em sua viagens com a construção das Paradas de Cargas Especiais (PCEs) que está sendo feita de Itirapina, na região Central, até Santa Mercedes. Foto: Divulgação/Eixo SP

De acordo com a Eixo SP, construção das Paradas de Cargas Especiais teve início neste mês de janeiro

Os caminhoneiros que utilizam as rodovias do lote PiPa, no interior paulista, vão ter mais comodidade e segurança em sua viagens. O motivo são as Paradas de Cargas Especiais (PCEs) que estão sendo construídas de Itirapina, na região Central, até Santa Mercedes, no extremo oeste do Estado, pela concessionária Eixo SP, responsável pela concessão.

De acordo com a empresa, o objetivo é ampliar a segurança e a oferta de infraestrutura ao transporte rodoviário de cargas, bem como aos caminhoneiros. No total, 11 áreas serão destinadas aos veículos pesados, de transportes de cargas excepcionais com restrição de horário de tráfego.

Ainda de acordo com a Eixo SP, as baias, de cerca de 100 metros, pavimentadas, sinalizadas e separadas do eixo principal a uma distância segura, vão permitir ao motorista programar sua viagem com as paradas necessárias ao atendimento à legislação.

De acordo com a programação, as obras terão início nas unidades de Santa Mercedes, no km 670 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), pista Leste; e em Itirapina, no km 107 da Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225), pista Oeste. As duas paradas já existentes na Rodovia Washington Luís (SP-310), nos km 209 e 214, serão reformadas.

Confira a localização das Paradas de Cargas Excepcionais:

Município

Rodovia

KM

Sentido

SÃO PEDRO

SP-304

214

SUL

BAURU

SP-294

367,9

LESTE

POMPÉIA

SP-294

477,1

OESTE

LUCÉLIA

SP-294

582,4

OESTE

RANCHARIA

SP-284

533,5

LESTE

SANTA MERCEDES

SP-294

670,3

LESTE

SÃO CARLOS

SP-310

209,5

NORTE

SÃO CARLOS

SP-310

214,2

SUL

ITIRAPINA

SP-225

107,4

OESTE

BROTAS

SP-225

145,9

OESTE

JAÚ

SP-225

194,1

OESTE

 

Descanso e mobilidade

De acordo com a Eixo SP serão feitos mais investimentos que irão favorecer o transporte de cargas. Entre elas, já está em curso a operação assistida do sistema de pesagem em movimento de caminhões na SP-310, no km 197, em Corumbataí (SP).

O WIM (Weigh In Motion), como é chamado na livre tradução o Sistema de Pesagem em Movimento, trata-se de balanças que permitem a pesagem dos caminhões em movimento. Pela tecnologia, é possível registrar o peso, tamanho e outras medidas do veículo de carga sem que haja necessidade de entrar nas balanças ou nos Postos Gerais de Fiscalização (PGFs). O sistema também entrará em operação na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), na região de Marília.

Outro salto em infraestrutura que contribuirá com a qualidade da jornada de trabalho destes profissionais será a construção, programada também para iniciar em 2022, de nove áreas de descanso para caminhoneiros. As nove unidades terão capacidade para receber 450 motoristas por dia.

As áreas de descanso terão cerca de 20 mil m² de área construída, portaria para acesso de entrada e saída 24 horas, pátio de estacionamento com vagas demarcadas e espaço totalmente iluminado, além de monitoramento por câmeras.  A infraestrutura das edificações contempla refeitório com micro-ondas e mesas, lavanderia, sala de tevê com bancos e sofás, sanitários e chuveiros com boxes e vestiário, feminino e masculino, fraldário, além de armários individuais. Para a comodidade dos caminhoneiros, as áreas interna e externa terão conexão Wi-Fi. Mais informações no site da Eixo SP ou pelo telefone 0800 170 8998.

5 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite Aki quem fala é Edson caminhoneiro autônomo ouvi serta vez num programa do Datena o presidente da SPMar Rodoanel dizendo que não tem nassecidade de ter área de descanço no Rodoanel

  2. Entenda caminhoneiro para cargas especiais ou carretas prancha com cargas com excesso lateral e de peso pra vc caminhoneiro normal resta a multa da polícia militar estadual por parar em local proibido ou seja e só para cargas especiais que pagam altas taxas para se deslocarem como acontece no Rodoanel e muita sacanagem áreas de descanso para todos quando será construída ninguém fala só no Brasil concessionária faz o que quer e ainda anuncia em alto e b som

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