FACILIDADES: A implantação do espaço na capital federal teve como objetivo prestar um melhor atendimento ao público-alvo. Desde sua inauguração, foram realizados quase 20 mil atendimentos. Foto: Aderlei de Souza/Ilustrativa

De acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), serviço na capital federal funciona de forma online, sendo o único ponto físico do Passe Livre em todo o país

Na última sexta-feira (14), o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, esteve na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília (DF), para conhecer as instalações da Coordenação do Passe Livre Interestadual para Pessoas Com Deficiência (COLIV) e os resultados das ações do Passe Livre de 2021. Ao longo dos 20 anos do benefício, foram emitidas mais de 1 milhão de credenciais do Passe Livre.

Há um ano, o ponto de atendimento foi inaugurado na capital federal. O serviço funciona de forma online, sendo ele o único ponto físico do Passe Livre em todo o país. A implantação do espaço teve como objetivo prestar um melhor atendimento ao público-alvo. Desde sua inauguração, foram realizados quase 20 mil atendimentos.

Para o diretor-geral, o benefício é essencial no orçamento das famílias e na autonomia de pessoas com deficiência. “O Passe Livre beneficia muitas famílias em todo o país. Com a gratuidade das passagens, as famílias podem utilizar o dinheiro para outros fins, como alimentação e medicamentos”, destacou Vitale.

Os colaboradores da COLIV atuam para analisar processos encaminhados por requerentes de todas as unidades da Federação. No passado, foram analisados mais de 114 mil processos. Só em 2021, mais de 70 mil credenciais foram concedidas.

De acordo com o coordenador do (Coliv/Supas), Ênio Soares, todos os colaboradores são capacitados e conseguem estabelecer diferentes orientações para os diferentes tipos de deficiência. “Somos capacitados para atender a todos, incluindo as pessoas com deficiência auditiva, por meio da Língua de Sinais – Libras, orientando e prestando as informações necessárias à aquisição do benefício”, frisou o coordenador.

Passe Livre

O Passe Livre é um benefício federal que garante a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, barco ou trem para pessoas carentes e com deficiência.

Sandra Alves possui uma deficiência auditiva e é usuária do Passe Livre desde 2008. Segundo Sandra, o benefício possibilita que ela se desloque para outras cidades para realizar tratamentos médicos e para conhecer outras regiões do nosso país. A usuária atualizou o seu benefício no ponto de atendimento e elogiou o tratamento do atendente.

Todas as pessoas carentes com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia têm direito ao benefício. Para saber como pedir o Passe Livre e os documentos necessários, clique aqui ou ligue para a Ouvidoria da ANTT pelo telefone 166.

Assista também ao vídeo para saber mais informações.

Fonte: Ascom da ANTT