MAIS UM: A concessionária Eixo SP iniciou as obras de construção da praça de pedágio na SP-304, em São Pedro. Foto: Divulgação

De acordo com a Eixo SP, mudanças no tráfego são necessárias para as obras de construção da nova praça, que deve entrar em operação em 2021

A concessionária Eixo SP – responsável por 1,2 mil quilômetros da malha rodoviária entre Piracicaba e Panorama, na divisa com Mato Grosso do Sul – iniciou nessa semana as obras de construção da praça de pedágio no Km 183+400 da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), em São Pedro (SP).

De acordo com a empresa, a partir de agora, haverá alteração no tráfego, e o fluxo de veículos será remanejado temporariamente para que as obras seja executadas. A previsão de conclusão é maio de 2021.

Ainda de acordo com a concessionária, os serviços constam no plano operacional que altera o tráfego no Km 183+400. A interferência ocorrerá a partir do Km 181, numa extensão de 600 metros, nos dois sentidos da rodovia. Durante os trabalhos, o tráfego será desviado 50 metros para a lateral da rodovia, em pistas preparadas para esse fim, sem alterar o tempo de percurso do trecho em questão.

Segundo a Eixo SP, o local será preparado para a circulação de veículos, com sinalização, incluindo placas de orientação sobre a velocidade recomendada. A orientação ao motorista é que trafegue em velocidade reduzida e evite parar sobre a pista para observar o trabalho das equipes, para não causar colisão traseira.

Lote PiPa

A operação do Lote Piracicaba-Panorama (PiPa), teve início em 4 de junho deste ano. O trecho contempla 1.273 quilômetros de rodovias paulistas, o contrato da maior malha rodoviária já licitada no país, assinado em maio.

Praças de pedágio

A inovação também é proporcionada do ponto de vista econômico ao motorista que utiliza as rodovias sob gestão da Eixo SP. A tarifa quilométrica nas praças de pedágio de Rio Claro e Itirapina, na Washington Luís (SP-310); e de Brotas, Dois Córregos e Jaú, na SP-225, está 23% menor em relação à praticada no contrato de concessão anterior deste trecho.

Conforme previsto na nova fase do programa de concessões rodoviárias do estado, motocicletas passam a pagar tarifa pedágio a partir de 4 de junho. Para motociclistas que optarem pelo pagamento em pistas semiautomáticas, com o cartão de recarga pré-pago, haverá desconto de 5% na passagem.

Desconto de 5% no pedágio automático

Assim como já acontece nas concessionárias Entrevias e Via Paulista, os usuários que utilizarem as pistas automáticas com as tags nas rodovias da Eixo SP também terão os 5% de desconto no pagamento das tarifas.

Outra novidade no programa de concessões do governo paulista, e no Brasil, é o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que beneficiará os motoristas de veículo categoria 1, que utilizarem o trecho rodoviário frequentemente, principalmente os moradores de pequenas cidades que usam as rodovias para adentrar aos comércios e serviços de municípios vizinhos. Essa modalidade entrará em operação nas praças a serem inauguradas no trecho que era operado pelo DER.

Praças existentes onde haverá redução de tarifa

RODOVIA LOCALIZAÇÃO (KM) MUNICÍPIO VEICULOS DEPASSEIO
SP-310 181+300 Rio Claro R$8,20
SP-310 217+400 Itirapina R$5,00
SP-225 106+900 Brotas R$7,10
SP-225 144 Dois Córregos R$8,00
SP-225 199+400 Jaú R$10,30

 

Novas praças

Rodovia

Km

Município

SP-308 180+400 Piracicaba
SP-304 183+400 São Pedro
SP-304 215+100 Santa Maria da Serra
SP-304 255+800 Torrinha
SP-294 367+800 Piratininga
SP-294 425+700 Garça
SP-294 474+800 Oriente
SP-294 551+700 Parapuã
SP-294 581+700 Lucélia
SP-294 623+100 Pacaembu
SP-425 436 Martinópolis
SP-284 458+300 Paraguaçu Paulista
SP-284 531+200 Rancharia
SP-425 400+100 Sagres
SP-294 670+800 Tupi Paulista
SP-293 2 Cabrália Paulista

 

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