De acordo com a Eixo SP, mudanças no tráfego são necessárias para as obras de construção da nova praça, que deve entrar em operação em 2021
A concessionária Eixo SP – responsável por 1,2 mil quilômetros da malha rodoviária entre Piracicaba e Panorama, na divisa com Mato Grosso do Sul – iniciou nessa semana as obras de construção da praça de pedágio no Km 183+400 da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), em São Pedro (SP).
De acordo com a empresa, a partir de agora, haverá alteração no tráfego, e o fluxo de veículos será remanejado temporariamente para que as obras seja executadas. A previsão de conclusão é maio de 2021.
Ainda de acordo com a concessionária, os serviços constam no plano operacional que altera o tráfego no Km 183+400. A interferência ocorrerá a partir do Km 181, numa extensão de 600 metros, nos dois sentidos da rodovia. Durante os trabalhos, o tráfego será desviado 50 metros para a lateral da rodovia, em pistas preparadas para esse fim, sem alterar o tempo de percurso do trecho em questão.
Segundo a Eixo SP, o local será preparado para a circulação de veículos, com sinalização, incluindo placas de orientação sobre a velocidade recomendada. A orientação ao motorista é que trafegue em velocidade reduzida e evite parar sobre a pista para observar o trabalho das equipes, para não causar colisão traseira.
Lote PiPa
A operação do Lote Piracicaba-Panorama (PiPa), teve início em 4 de junho deste ano. O trecho contempla 1.273 quilômetros de rodovias paulistas, o contrato da maior malha rodoviária já licitada no país, assinado em maio.
Praças de pedágio
A inovação também é proporcionada do ponto de vista econômico ao motorista que utiliza as rodovias sob gestão da Eixo SP. A tarifa quilométrica nas praças de pedágio de Rio Claro e Itirapina, na Washington Luís (SP-310); e de Brotas, Dois Córregos e Jaú, na SP-225, está 23% menor em relação à praticada no contrato de concessão anterior deste trecho.
Conforme previsto na nova fase do programa de concessões rodoviárias do estado, motocicletas passam a pagar tarifa pedágio a partir de 4 de junho. Para motociclistas que optarem pelo pagamento em pistas semiautomáticas, com o cartão de recarga pré-pago, haverá desconto de 5% na passagem.
Desconto de 5% no pedágio automático
Assim como já acontece nas concessionárias Entrevias e Via Paulista, os usuários que utilizarem as pistas automáticas com as tags nas rodovias da Eixo SP também terão os 5% de desconto no pagamento das tarifas.
Outra novidade no programa de concessões do governo paulista, e no Brasil, é o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que beneficiará os motoristas de veículo categoria 1, que utilizarem o trecho rodoviário frequentemente, principalmente os moradores de pequenas cidades que usam as rodovias para adentrar aos comércios e serviços de municípios vizinhos. Essa modalidade entrará em operação nas praças a serem inauguradas no trecho que era operado pelo DER.
Praças existentes onde haverá redução de tarifa
RODOVIA | LOCALIZAÇÃO (KM) | MUNICÍPIO | VEICULOS DEPASSEIO |
SP-310 | 181+300 | Rio Claro | R$8,20 |
SP-310 | 217+400 | Itirapina | R$5,00 |
SP-225 | 106+900 | Brotas | R$7,10 |
SP-225 | 144 | Dois Córregos | R$8,00 |
SP-225 | 199+400 | Jaú | R$10,30 |
Novas praças
Rodovia | Km | Município |
SP-308 | 180+400 | Piracicaba |
SP-304 | 183+400 | São Pedro |
SP-304 | 215+100 | Santa Maria da Serra |
SP-304 | 255+800 | Torrinha |
SP-294 | 367+800 | Piratininga |
SP-294 | 425+700 | Garça |
SP-294 | 474+800 | Oriente |
SP-294 | 551+700 | Parapuã |
SP-294 | 581+700 | Lucélia |
SP-294 | 623+100 | Pacaembu |
SP-425 | 436 | Martinópolis |
SP-284 | 458+300 | Paraguaçu Paulista |
SP-284 | 531+200 | Rancharia |
SP-425 | 400+100 | Sagres |
SP-294 | 670+800 | Tupi Paulista |
SP-293 | 2 | Cabrália Paulista |