Em menos de um ano e com orçamento enxuto, a concessionária de rodovias paulistas Vianorte S/A conseguiu melhorar sensivelmente a comunicação interna e integrar diferentes áreas da companhia com a implantação de ambiente Microsoft. O projeto, que envolveu a implantação de três plataformas (Live Comunication Server, o SMS Server e MOM Server), foi desenhado e implementado pela integradora 2S.
O Live Comunication Server – que opera como um servidor de comunicação – permitiu a conversação instantânea entre os 150 usuários internos da Vianorte que ficam distribuídos em um raio de 170 Km. A solução proporcionou maior segurança dos dados e integração das áreas Financeira, Administrativa, Contábil, entre outras. Já o SMS Server está monitorando cada estação de trabalho, advertindo os técnicos de TI quando há algum problema, eliminando preventivamente possíveis falhas. O Microsoft MOM Server reconhece as possibilidades de existência de falhas no servidor, prevenindo qualquer queda no sistema ou falha na comunicação em toda a rede.
Segundo Matheus de Deus Fraga, analista de sistemas de informação da Vianorte, a nova plataforma atendeu as necessidades de comunicação da companhia e gerou maior conforto para seus usuários devido à maior agilidade e integridade da informação.
Na opinião do executivo da concessionária, o projeto foi implementado no prazo correto e promoveu benefícios imediatos à companhia. “A parceria com a 2S foi benéfica, pois a integradora conta com equipe técnica altamente capacitada e que segue rigorosamente valores pré-estabelecidos”, afirma.
“A ViaNorte está com tecnologia de ponta no que se refere a comunicação entre sites e gerenciamento de estações de trabalho e servidores, o que a torna diferenciada no mercado de concessionárias”, aponta Otávio Argenton – Consultor da 2S responsável pelo gerenciamento do projeto de implementação.
Preocupada em oferecer serviços qualificados e tecnologia de ponta para seus clientes internos e externos, a Vianorte investe cerca de 1 a 2% do seu faturamento em TI. Nesse sentido, novos investimentos estão a caminho, que segundo Fraga, deverão ser em soluções de BI- Business Intelligence e, futuramente, em projetos de consolidação dos servidores e em ferramentas para auxiliar o usuário final de forma geral.