Em 24 de fevereiro, foi a Rodovias do Triângulo (Lote 1) que começou suas atividades; e, nesta sexta (3), foi a vez da Sul Minas (Lote 2), dar o pontapé inicial nas operações. Nos dois lotes, serão construídos 16 pedágios. Tarifas devem ficar entre R$8,32 e R$11,48. Ambas concessionárias fazem parte do Consórcio Infraestrutura MG
Mais uma nova concessionária de rodovias assume a operação e administração nesta sexta-feira (3) no País. Trata-se da Rodovias Sul de Minas, que dá as boas-vindas aos usuários de oito trechos rodoviários no Sul de Minas Gerais, entre elas, a BR-459, que – apesar de ser uma estrada federal, está sob a responsabilidade do governo estadual. O lote 2, vencido pelo Consórcio Infraestrutura da qual a concessionária faz parte, está inserido no Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de Minas Gerais.
Segundo a concessionária, pela manhã, as equipes já iniciaram os trabalhos de correções funcionais das rodovias, incluindo intervenções nos pavimentos, limpezas de áreas laterais, correções de drenagens e revitalização de sinalização, visando melhorias das condições das pistas e da segurança dos usuários, que são prioridades no momento.
Conforme divulgado pelo Estradas no dia 25 de fevereiro, dentro do contrato, há previsão de instalação de oito praças de pedágio e cinco bases de apoio aos usuários, que serão instaladas em diferentes locais da malha viária, com início de cobrança de tarifa a partir nono mês de concessão, após o cumprimento das obrigações iniciais previstas em contrato.
Ainda conforme está acordado, as tarifas para cada lote foram determinadas com base outubro/2021 e serão atualizadas pelo IPCA na data de início das praças. No caso do Lote 1, o valor deve ser em torno R$11,48 (carros de passeio); já no Lote 2, em torno de R$8,48 (carros de passeio).
Assim como as praças e bases do SAU, o site oficial da concessionária será implantado no nono mês. Já o atendimento ao usuário, via 0800, estará disponível a partir do sexto mês. Também está prevista a realização de estudo específico para definições futuras sobre a necessidade e localização de PPD (Ponto de Parada e Descanso) para caminhoneiros.
Investimentos
De acordo com o contrato assinado, serão investidos cerca de 5,3 bilhões, sendo R$ 2,3 bilhões, destinados à construção de faixas adicionais, acostamentos, melhorias de acessos, contorno rodoviário e adequações de pontes e viadutos; e R$ 2,2 bilhões, utilizados em serviços operacionais voltados aos usuários. Tudo isso, dentro de um prazo de 30 anos.
Segundo a concessionária, neste ano, serão iniciados os trabalhos de correções funcionais das rodovias, incluindo intervenções nos pavimentos e nos sistemas de drenagens existentes, além da revitalização da sinalização, ampliando a segurança viária em toda extensão da malha concedida.
A empresa acrescenta que os investimentos serão realizados com soluções de engenharia de ponta, atendendo às características da região; em especial, a BR-459, que será tratada de modo prioritário para realização de trabalhos emergenciais na Serra de Senador José Bento.
Municípios onde terão praças de pedágio no Lote 2 (Sul de Minas):
BR-459 | Caldas |
BR-459 | Senador José Bento |
BR-459 | Santa Rita do Sapucaí |
MGC-146 | Poços de Caldas |
MG-173 | Gonçalves |
MG-290 | Borda da Mata |
MG-290 | Ouro Fino |
MG-459 | Ouro Fino |
Localização das bases operacionais:
MG-290 | Ouro Fino |
BR-459 | Itajubá |
MG-173 | Cachoeira de Minas |
BR-459 | Ipuiuna |
MGC-146 | Andradas |
Trecho de cobertura da Rodovias Sul de Minas
Municípios: Andradas, Borda da Mata, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Caldas, Conceição dos Ouros, Congonhal, Gonçalves, Ibitiúra de Minas, Inconfidentes, Ipuiúna, Itajubá, Jacutinga, Monte Sião, Ouro Fino, Paraisópolis, Piranguinho, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita Caldas, Santa Rita do Sapucaí e Senador José Bento.
Malha viária (454,4 quilômetros):
- LMG-877 – entre os km 0, no entroncamento com a CMG-146/BR-459 no município de Poços de Caldas (MG) e 25,30, em Poços de Caldas (MG), num total de 25,30 km;
- MGC-146 – entre os km 611,6 em Poços de Caldas (MG) e 646,70, em Andradas (MG), num total de 35,10 km;
- MG-455 – entre o km 0, no entroncamento com a BR-459, em Santa Rita de Caldas (MG), e 1,50, no início do perímetro urbano de Santa Rita de Caldas. Prossegue pelo Contorno de Santa Rita de Caldas, de 4,10 km, continuando a partir do km 4,80, no fim do perímetro urbano de Santa Rita de Caldas, até o km 42,00, em Andradas (MG), na divisa com Santo Antônio do Jardim (SP). O trecho totaliza 42,80 km, abrangendo o Contorno de Santa Rita de Caldas;
- MG-290 – entre os km 5,50, em Pouso Alegre (MG) e 97,20, em Jacutinga (MG) com a divisa com Itapira (SP) num total de 91,70 km;
- MG-295 – entre os km 130,30, em Bueno Brandão (MG), e 152,80, no entroncamento com a MG-290, em Inconfidentes (MG), totalizando 22,50 km;
- MG-173 – entre os km 0, no entroncamento com a BR-459, em Santa Rita do Sapucaí (MG) e 52,10, em Gonçalves (MG), na divisa com São Bento do Sapucaí (SP). O trecho do km 19,90 ao 21,70, em Conceição dos Ouros (MG) de responsabilidade municipal, não faz parte da concessão. O trecho concedido total é de 50,30 km;
- MG-459 – entre os km 0, no entroncamento com a BR-459, em Ouro Fino (MG) e 31,40, em Monte Sião (MG) na divisa com Águas de Lindóia (SP), num total de 31,40 km;
- BR-459 – entre os km 11,30 no entroncamento com a MGC-146, em Poços de Caldas (MG) e 166,50 no entroncamento com a BR-383, em Itajubá (MG), com 155,20 km.